Montando a sua suíte com varanda

O dormitório deve ser sempre o espaço mais aconchegante do lar. Nas construções mais atuais, principalmente se tratando de grandes edifícios residenciais, a varanda que envolve o quarto tem se tornado o maior diferencial.

Mantenha-se atento à escolha de móveis resistentes às mudanças climáticas para que não tenham sua qualidade afetada nem necessitem de constantes cuidados e manutenções. Outra dica é optar por tecidos impermeáveis e de fácil higienização.

Caso o espaço não seja tão abundante, móveis sob medida podem ajudar na melhor disponibilização do local, podendo ser utilizados em qualquer canto.

Peças multifuncionais como prateleiras e estantes presas a parede são escolhas que devem ser consideradas, assim como bancos que podem servir de apoios auxiliares ou assentos dobráveis para melhor uso do espaço.

Jardins verticais ou diversos vasos com plantas podem fazer a diferença caso queira que, apesar da junção dos ambientes, a varanda ainda tenha um aspecto de um espaço natural como um jardim, dando um toque sofisticado e natural ao local.

Luminosidade como item principal

As portas de correr com total abertura e uma varanda de vidro transmite mais sofisticação, leveza e modernidade à construção, fazendo com que haja maior proveito do espaço e da claridade disponibilizada.

Além do ganho de amplitude e superfície, essa opção proporciona maior visibilidade.

Existem diversos tipos de vidraçaria que podem ser utilizados nesse modelo de construção, com tecnologias mais arrojadas e de pleno impacto visual, dependendo do objetivo, orçamento disponível e da estética que deseja alcançar.

O vidro laminado é formado por duas ou mais placas de vidro que ficam envolvidas por uma tela de PVB, conhecido como polivinil butiral.

Ele têm grande resistência à impactos, oferecendo segurança, já que caso ocorra a quebra, os fragmentos se mantém na malha de rede PVB. Proporcionando proteção contra raios ultravioletas, além de possui bom isolamento acústico.

O vidro de controle solar conta com um manto refletor, que tem como função principal limitar a entrada de luz, ajudando na manutenção da temperatura do ambiente interno.

O mais conhecido é o vidro temperado, que possui um tratamento térmico no qual, após ser devidamente cortado é submetido à alta temperatura seguido de um procedimento para baixar a temperatura externa enquanto a interna permanece aquecida por um longo período.

Esse procedimento faz com que a vidraçaria se torne mais resistente à quebra.

Para uma boa redução de ruídos externos, o vidro de controle acústico é mais indicado, sendo utilizado até mesmo em separadores urbanos, existentes em beira de estradas.

Para a suíte

Podendo ser utilizado em cômodos dos mais diversos tamanhos, o guarda roupa modulado é versátil e adequado para organização, tornando o ambiente mais aconchegante.

Sendo por vezes mais prático e acessível que móveis planejados, o modelo varia do estilo mais econômico ao de maior investimento, pode ser personalizável de acordo com o espaço e orçamento disponíveis.

Dessa maneira, torna-se uma opção elegante e moderna, dando maior amplitude  ao cômodo.

É necessário que, primeiramente, se tire as medidas do local e da cama para então escolher o tamanho dos módulos que mais combinam com o recinto de forma que possam ser projetado adequadamente.

Prefira pisos amadeirados

Já que a varanda estará diretamente ligada à suíte, uma opção que foge do comum é personalizá-la com as características do próprio dormitório, usando-a como um ambiente integrado.

piso laminado de madeira possui excelente custo-benefício. O modelo convencional é formado por lâminas amadeiradas de fina espessura e alta resistência.

Sua principal característica é a madeira natural com revestimento em verniz de alta tecnologia e níveis diversificados de resistência. O fator que costuma pesar mais na escolha é a bela característica única de cada uma das placas de madeira.

Para um ar ainda mais sofisticado, o rodapé de madeira é uma ótima pedida. Os pontos positivos de escolher esse modelo de assoalho são:

  • Sustentabilidade (já que as madeiras são reflorestadas);
  • Fácil limpeza;
  • Resistente à manchas e riscos;
  • Alta durabilidade;
  • Fácil manutenção;
  • Bom isolante acústico.

Outra alternativa é o piso laminado de alto tráfego, que é uma boa opção para essa adaptação, sendo resistente à luz do sol e ao calor, além de fácil limpeza e instalação.

A madeira também pode se estender aos móveis como mesas, cadeiras, poltronas, entre outros. Vasos de materiais semelhantes desempenham ótimo papel na continuidade do ambiente, tornando-o visualmente mais atrativo e suavizando o recinto.