Modelos de telha que você precisa conhecer
Telhados são a parte das edificações que cobrem as nossas residências. Eles podem ser feitos utilizando vários tipos de material com finalidades diferentes.
O tipo mais comum de cobertura utilizado no Brasil é o cerâmico, o processo de construção desse tipo de telhado é feito com uma manta térmica entre o forro e o acabamento, o que ajuda a manter a temperatura do ambiente e proteger contra infiltrações e goteiras, inibindo a presença de fungos, insetos e roedores, ele protege as telhas e as mantém sempre secas.
Além das coberturas cerâmicas, existem outros tipos de talhamentos, como fibrocimento, PVC, alumínio, entre outras.
Conheça mais sobre a composição das telhas
As telhas de fibrocimento são feitas com um material resultante da união do cimento com fibras de qualquer espécie, podendo ter de origem mineral ou vegetal.
O modelo mais utilizado possui fibras de amianto em sua composição e é usado, em especial, na produção de chapas onduladas para telhas de coberturas, entre outros itens.
Esse modelo de telha é mais leve que as telhas cerâmicas e podem ser instaladas com maior rapidez, além de proporcionar uma grande economia no madeiramento.
Outro modelo não muito convencional, mas que possui grandes características e vantagens em relação as cerâmicas, é a telha concreto.
Ela é composta de cimento, areia e são maiores que as tradicionais, sendo necessário uma menor quantidade de material por metro quadrado.
Apesar de parecerem pesadas, são mais leves que a telha cerâmica, mas tem um maior custo, justificado por sua qualidade, uniformidade, encaixe e menor porosidade.
Existem alguns modelos feitos em concreto, embora a mais utilizada ainda seja o modelo tradicional.
Outro ponto positivo desse tipo de telha é a economia de energia.
Como elas podem ter corantes e apresentar cores diversas, é recomendado o uso de telhas de cores claras para refletir a luz do sol em locais com clima mais quente, reduzindo a sensação térmica no ambiente.
É recomendado o uso de manta térmica para diminuir a transferência de calor para o interior e em local de clima frio, é ideal a utilização de telhas com cores escuras, pelo fato de absorverem o calor do sol e manter a temperatura ambiente.
Se possível adquira as telhas direto da fabrica com o auxílio do mestre de obras, isso pode economizar tempo e dinheiro com distribuidoras e lojas de material de construção, que, por muitas vezes, não oferecem todos os modelos presentes na fábrica.
Tipos de telhas
Conheça os tipos mais comuns de telha utilizadas para coberturas e suas características, modelos e material utilizado.
Escolher o tipo de telha certa para o projeto ajuda a proporcionar conforto térmico, leveza, luminosidade e beleza à residência.
Podem ser feitas em cerâmica, vidro, barro, PVC, ecológica, enfim, existem diversos materiais que podem ser utilizados na fabricação, cada um com suas características e estilo.
Para não fazer a escolha errada para o seu projeto, é necessário ter alguns cuidados. Cada projeto possui um estilo e um conceito, o ideal é que o tipo de telha seja pensado para seguir essas características.
Algumas telhas são mais resistentes às intempéries que outras, além disso, precisamos saber a inclinação mínima indicada pelo fabricante da telha.
Conheça a seguir alguns modelos de telha.:
- Telha romana: é muito popular na arquitetura romana, brasileira e portuguesa, e precisa de uma inclinação mínima para sua instalação, variando conforme o fabricante;
- Telha americana: utiliza o processo de amarração e possui uma durabilidade maior, além de apresentar menos poeiras e limo que outros modelos;
- Telha colonial: tem uma ótima vazão pluvial, é separada por duas partes iguais, denominadas capas e bicas;
- Telha italiana: por ser um pouco grande, é utilizada em telhados que possuem áreas maiores;
- Telha shingle: são feitas de chapas e tem a vantagem de possibilitar uma maior inclinação e fazer telhados curvos;
- Telha de zinco, não possui trincas e apresenta custo muito mais baixo além da fácil instalação, porém proporcionam menos conforto devido excesso de barulho da chuva e absorção de calor.
Tipos de estruturas para coberturas
Conheça alguns tipos de estrutura que podem ser utilizados na construção de uma cobertura e quais suas vantagens.
Existem várias maneiras de se fazer um telhado, a mais utilizada é a de tipo tesoura, que se utiliza de uma treliça feita com vigas em sua estrutura.
Elas são ligadas umas às outras em suas extremidades e apoiadas na estrutura da edificação formando superfícies planas, denominadas como águas, onde depois será feita a cobertura.
Independente do material a ser utilizado, as concepções estruturais são determinadas pelo projeto, em suas faces são instaladas as telhas e uma manta térmica é utilizada no forro para garantir o isolamento térmico da estrutura.
As coberturas são essenciais para nos deixar confortáveis e isolados das condições do tempo nos protegendo do sol e da chuva e mantendo as temperaturas internas de nossos lares.