Modelos de portões para residência

Em uma residência, um dos pontos mais importantes é a fachada. A fachada possui diversos elementos como: pintura, uso de textura e, principalmente, demanda o uso dos portões.

Os portões são responsáveis pela segurança e por permitir o acesso à casa e a garagem. Além disso, são necessários para compor a estética da fachada, sendo usado em muitos modelos, do portão basculante para garagem até o pivotante.

No decorrer deste texto iremos falar de forma mais completa sobre o uso dos portões na residência, nos seus tipos principais e os materiais que podem ser encontrados nesse item tão importante para as moradias.

Escolhendo o portão ideal

Para encontrar o portão ideal para sua residência é preciso levar em consideração muitos detalhes. Isso porque cada modelo de porta de aço goiania preço e portão tem características únicas e que atendem as necessidades de cada local.

É importante lembrar que existem dois tipos de portões, quando são levadas em conta o acionamento do portão. Desse modo, há os manuais e os automáticos.

Os manuais foram, durante muito tempo, utilizados por conta do alto preço dos automáticos. Porém, por conta da segurança que o automático promove e por ter a abertura facilitada por controle remoto, os portões automáticos tornaram-se o principal modelo em uso.

Quanto aos tipos de abertura, tanto os manuais como os automáticos possuem as mesmas subdivisões, que são: os portões de correr; o portão eletronico basculante, que tem uma abertura para cima; e o portão pivotante, que abre como uma porta comum.

Modelos de portões

Quanto as aberturas, falamos de alguns tipos principais: basculante, de correr e portões dobráveis ou pivotantes.

Falaremos mais detalhadamente sobre cada tipo a seguir:

  1. Portões basculantes: São aqueles com aberturas para cima, ou seja, abre até que haja espaço para passagem de carros e pessoas;
  2. Portões de correr: São portões populares e que podem ser usados em espaços compactos. Nesse tipo de portão a folha desliza sobre um trilho;
  3. Portões dobráveis: São portões em que há duas folhas que se abrem com dobradiças, lembrando uma porta comum.

Esses tipos de portões possuem consertos de portão eletronico facilitados, sendo uma excelente opção para quem procura qualidade e segurança.

Agora veremos os materiais mais comuns utilizados para a fabricação dos portões.

Tipos de materiais para portões

Além do tipo de abertura e funcionamento, um portão pode ser encontrado em diversos materiais e os mais comuns são:

  • Madeira;
  • Aço;
  • Alumínio;
  • Ferro.

Cada um desses materiais possui características próprias e que atendem as mais diferentes necessidades. Iremos conhecer melhor cada tipo de material para que a escolha seja feita com conhecimento e qualidade.

1. Portão de madeira

A madeira é um material resistente e durável e não é à toa que está na maioria das residências. Além da resistência, a fachada é valorizada com esse modelo, podendo ser combinado com diversos estilos arquitetônico.

Outra grande vantagem da madeira é que ela aceita qualquer tipo de abertura, seja com um motor de portão basculante ou a abertura manual.

2. Portão de aço

O portão de aço é um dos mais usados e essa larga utilização é dada por conta dos diversas características desse aço, eles são resistentes, duráveis e a sua manutenção é facilitada e mínima.

Vale mencionar que é aconselhável realizar uma pintura periódica, com cerca de dois anos, de modo a preservar as características do portão e sua qualidade.

São dois tipos de aço utilizados, o galvanizado, que é um portão de ferro banhado com um material inoxidável; e o aço metalon, que é bastante resistente e que ajuda na variedade de acabamentos.

Assim, a porta de aço manual preço ou portão automático de aço é uma escolha bastante viável.

3. Portão de alumínio

O alumínio é outro tipo de material que vem sendo usado com bastante frequência e isso ocorre por conta dos seus benefícios, como leveza e baixo custo.

Por conta da leveza, a automação desse tipo de portão também é facilitada.

4. Portão de ferro

O ferro foi um material bastante utilizado, mas, mais recentemente, vem sendo substituído pelos portões de aço.

Apesar de atualmente ser pouco utilizado, esse é um material com grande maleabilidade, permitindo desenhos clássicos e modernos, com uso de curvas e linhas retas.

É um material bastante resistente e durável, podendo ser colocado de forma automática ou manual.

Neste ponto, cabe dizer que o portão ideal é aquele que atende a sua residência, seja para uma maior segurança ou um que tenha uma estética melhor.