Modelos de portas que podem ser encontrados no mercado
O ramo de fabricação de portas tem tido um crescimento exponencial para atender à demanda dos clientes e um dos pontos de destaque é a parte da inovação dessas produções, contando cada vez mais com diversos tipos de materiais, texturas e modelos.
Esse crescimento de produtos deve-se, em grande parte, pela procura por mais elegância, seja em residências ou indústrias.
Algumas dessas portas entregam facilidades, algumas são automáticas, outras são mais leves ou mais fáceis de abrir, e outras podem ser feitas de materiais específicos ou entregar uma segurança a mais.
Esse artigo trará informações sobre os modelos de portas mais comuns no mercado.
Serralheria na produção de portas
O procedimento do meio de produção conhecido como serralheria tem o objetivo de realizar o corte, furo e moldagem de materiais, principalmente do metal.
É um tipo de processo de alta aplicabilidade e que garante um retorno positivo no resultado final, casando um processo dinâmico, limpo e que entrega uma boa relação custo-benefício. Esse procedimento é utilizado para gerar diferentes tipos de produtos, como:
Chapas;
Tubos;
Baguetes;
Alavancas;
Puxadores;
- Entre outros.
A especialidade desse tipo de produção para portas é, principalmente, criar os acessórios para a porta e, em alguns casos, realizar a furação necessária.
Com o mercado mostrando uma alta demanda de portas e portões modificados e criados de formato único é possível observar empresas especializadas nesse tipo de processo em todos os lugares, desde regiões periféricas, centros e existe até serralheria em Indaiatuba especializada na criação de tipos de portas específicas.
Vamos verificar agora alguns modelos de portas presentes no mercado e suas principais funções.
Porta de correr
Uma das principais vantagens de se utilizar esse tipo de porta é o aproveitamento da luz natural, que pode até ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica durante o dia, sendo também um tipo de porta que agregará em elegância e facilidade para o lugar.
A porta de correr apresenta também a facilidade para sua abertura, não apresentando resistência e sendo altamente propícia para ambientes internos onde a circulação de pessoas é alta.
Outro ponto que vale ressaltar desse tipo de porta é a economia de espaço, como são de correr, geralmente, as duas partes ocupam espaços muito próximos e não atrapalham a circulação e nem o aproveitamento do local.
Porta de enrolar
Esse tipo de porta normalmente é utilizada em comércios por sua facilidade de abertura, fechamento e por garantir segurança quando fechada.
Em geral, são produzidas em aço para ter um melhor aproveitamento e menos desgaste com o tempo, afinal em ambiente comercial esse tipo de porta é muito utilizada.
A porta de aço de enrolar pode ser encontrada em preços acessíveis, o que pode variar de acordo com a forma da tranca ou o número de cadeados para fechar.
Portas em madeira
É o tipo de porta feita para ter maior resistência a intempéries, esse material proporciona certa resistência mecânica, sendo um material muito indicado para uso em comércios e indústrias.
A madeira traz consigo várias vantagens em relação a outros materiais, um dos principais é a aparência rústica e moderna que entrega para praticamente qualquer ambiente, fora do seu uso industrial é possível observar esse tipo de porta presente em áreas como jardins e servindo até como divisória de certos ambientes.
Para portas que serão utilizadas na parte externa é recomendado que sejam feitas em madeira maciça. Esse tipo de porta tem um tempo de vida extremamente alto e exige pouca manutenção, tendo que ser priorizado, principalmente, a envernização e a não exposição ao sol e umidade.
O batente também é uma peça adicional para esse tipo de porta, e as opções são variadas, a recomendação é sempre optar por um batente de madeira.
Portas de vidro
Esse é um tipo de material pouco usual em comércios e indústrias, sendo preferível para áreas residenciais com pouco tráfego urbano.
O vidro é extremamente elegante e pode trazer benefícios como permitir a entrada de iluminação natural e também é muito utilizada como divisórias de áreas comuns. Uma opção muito usual desse material é em jardins internos, pois podem refletir toda a natureza mesmo de longe.
Todas as portas aqui abordadas são de fácil localização no mercado e é preciso entender a sua necessidade para a escolha do material adequado.
Outros pontos também devem ser levados em conta, como o tráfego de pessoas, a presença de crianças, o tipo de peça ou maquinário que circula em determinada área, ter esse dimensionamento correto poderá auxiliar no maior aproveitamento do material.