Metais na construção e jateamento abrasivo
Durante uma construção, principalmente em sua parte estrutural, o uso de metais é muito comum. Os mais utilizados, geralmente, são o ferro, com o uso do vergalhão de ferro ou do vergalhão de aço, por exemplo, assim como outras estruturas de aço, cabos metálicos, alumínio, cobre, dentre outros.
Eles são utilizados por oferecer resistência e durabilidade, sendo ideais para a fundamentação de uma casa ou prédio. Além disso, esses elementos podem compor lajes, andares, estão presentes em cabos e tubulações, assim como esquadrias de janelas ou porta. Ou seja, o uso de metais na construção civil é fundamental e indispensável.
No entanto, os metais apresentam características próprias e alguns deles não são resistentes à água. A água ou umidade pode fazer com que alguns metais oxidem, ou seja, que ocorra uma reação química onde o desgaste metálico é visível por meio da ferrugem.
Para isso, é necessário aplicar técnicas que aumentem a durabilidade e resistência desse metal. E é sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira!
Você já ouviu falar no jateamento abrasivo?
Uma das técnicas utilizadas para aumentar a resistência e durabilidade do metal é o Jateamento abrasivo. Essa técnica consiste na aplicação de um material anticorrosivo e específico para estruturas de metal.
Esse método pode estar presente de várias formas. Um deles é por meio da pintura eletrostática, na qual uma camada de pintura é aplicada sobre o metal, para que ele fique protegido de fatores externos e umidade.
Além disso, para que a fixação dessa pintura seja melhor, é feito um processo de limpeza metálica para remoção de materiais que podem afetá-lo negativamente. Estamos falando da limpeza de:
- Gorduras;
- Óleos;
- Elementos de ferrugem;
- Poeira;
- Lâminas.
Com isso, a qualidade da pintura é muito maior assim como sua durabilidade. Esse processo de limpeza metálica, assim como um trabalho para o aumento da sua resistência pode ser feita de modo manual, por meio da aplicação de raspadores na parte superior do metal, assim como mecânica, por meio de escovas.
Entretanto, quando falamos do abrasivo para jateamento, estamos falando de uma técnica que utiliza um compressor de ar contendo elementos de aço que são colocados sob o metal. O aço é um elemento metálico mais resistente que o ferro e por isso não sofre com a ferrugem.
Esse tipo de procedimento ocorre tanto na construção civil como na indústria que produz elementos metálicos, como na metalurgia e usinagem.
Como funciona o jateamento abrasivo?
É importante ressaltar que ocorre sob o metal um impacto de várias partículas, que estão abrasivas e que são despejadas para que o metal fique limpo.
Existem alguns benefícios em apostar no uso desse tipo de técnica, a partir do momento que ela utiliza uma elevada velocidade de aplicação e apresenta um bom resultado.
As impurezas são limpas do metal para que o mesmo possa receber a pintura eletrostática. Além disso, o metal consegue ficar com uma superfície mais lisa.
Utilizando essa técnica, a qualidade do metal tanto na indústria como na construção civil será muito maior, apresentando resistência e durabilidade diante da umidade.
Outros elementos metálicos: o uso de esquadrias
Outro elemento bastante interessante e metálico que é utilizado na construção civil são as esquadrias metálicas, que em geral, são de alumínio. O uso do alumínio é bastante recorrente pelo fato de ele ser leve e, ao mesmo tempo, apresentar resistência e durabilidade.
As esquadrias de alumínio se referem a projetos e ações que vão consistir na instalação de portas e janelas, além de aberturas de vidro para varandas e garagens. Incorporar um projeto de esquadria representa agregar modernidade e sofisticação ao seu imóvel. O projeto deve ser feito por um arquiteto com supervisão de um engenheiro civil.
Nesse processo de instalação de esquadrias é possível instalar os caixilhos de Alumínio, que são elementos que podem servir como janelas e espaços para o seu encaixe perfeito e moderno. Ou seja, pode consistir tanto na instalação de janelas com cortinas, venezianas e outros.
Ainda, o caixilho de aluminio está disponível no mercado em variados modelos e formatos, agregando um acabamento impecável. O melhor modelo depende muito da proposta de como será o imóvel e os elementos agregadores, como portas e janelas.
Tudo precisa estar em harmonia para agregar maior conforto, modernidade e valor ao seu imóvel. Por isso, é recomendado buscar orientação técnica junto aos profissionais responsáveis.