Melhorias que você vai precisar em piscinas
Ter uma piscina pode ser algo muito agradável para se refrescar e aproveitar o melhor do verão sozinho ou com visitas. Mas, assim como todo produto, exige uma manutenção periódica e exigente.
No caso dos clubes e espaços para natação, pode ser mais fácil pensar e executar as técnicas necessárias. Mas se você tem uma piscina doméstica e não sabe por onde começar ou quais os melhores produtos para piscina, saiba que você não está sozinho (a).
Para te ajudar nessa missão, preparamos esse conteúdo sobre os principais fatores que devem ser considerados na hora de limpar e manter a piscina adequada para diversão.
Raspagem de tacos na piscina
Há vários modelos de piscina, mas se a sua conta com decks de madeira, saiba que fazer a Raspagem de tacos de madeira é importante.
Além de garantir a beleza desse detalhe, investir nesse serviço é garantir a qualidade da madeira. Afinal, pela proximidade com a água, as fibras de madeira ficam mais expostas e isso pode danificar os tacos com o tempo.
Por isso, a aplicação de resinas e produtos que mantém a aparência e a qualidade dos tacos é necessária. Como é um processo um pouco complexo, o melhor é sempre buscar empresas especializadas nesse assunto.
Iluminação de piscinas: opcional ou recomendada?
Em clubes ou academias, é comum encontrar piscinas bem iluminadas, principalmente se elas forem usadas no período da noite.
Mas, quais as vantagens e reais necessidades de se investir em aparatos para iluminação de piscinas? Será que vale a pena fazer isso em piscinas comuns também?
Além de proporcionar um efeito decorativo, a Iluminação subaquatica para piscinas também reforça questões de segurança.
Por isso, apostar em kits de iluminação é sim um investimento interessante e que traz comodidade, ainda mais se a sua casa recebe crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Mas como não errar na hora de fazer o projeto de iluminação?
Lá vão algumas dicas:
Invista na iluminação de curvas, quintas e degraus;
Planeje a posição das lâmpadas, pensando na segurança;
Certifique-se que a iluminação ajuda e não causa desconforto.
Além desses fatores, contar com materiais de fibra ótica ou um Refletor de led para piscina trazem muita comodidade para deixar o local bem iluminado e decorado em grande estilo.
Há vários tipos de refletores e, antes de escolher o seu, é importante verificar coisas como a capacidade de iluminação proporcional ao tamanho da piscina e a fabricação certificada com as normas de segurança.
E claro: se der para escolher um refletor led que combina com a decoração do ambiente, a vantagem de comprar esse produto é ainda maior.
Cascata para piscina: vale a pena?
Além de ser um elemento que valoriza a decoração da piscina, a cascata para piscina (aquela parte que faz a água cair como cachoeira) proporciona uma sensação de relaxamento.
Se nadar e mergulhar já é uma coisa relaxante, ter uma cascata deixa o ambiente ainda mais gostoso pelos efeitos causados.
Embora pareça que esse item é destinado para quem tem piscinas maiores, a variedade de tamanhos e modelos desse produto no mercado é grande, então vale a pena considerar.
Mas quais as vantagens de ter um uma cascata para piscina?
São compostas por aço inoxidável e não estragam fácil;
São itens que ajudam a oxigenar a água;
Ajudam na limpeza periódica da piscina;
Aumentam a sensação refrescante no ambiente.
Produtos para piscina x benefícios na manutenção
Além de todos esses elementos que tornam a sua piscina ainda mais agradável e segura, há serviços de limpeza e manutenção que devem ser feitos sempre.
No verão, por exemplo, é importante cuidar mais da filtração da água. Com uma frequência no mínimo, semanal.
Geralmente esse processo é feito com redes e coadeiras e traz benefícios como: a prevenção de bactérias e fungos e o próprio aspecto agradável da água para o banho.
Para complementar esses processos de rotina, existem produtos para piscina que são fundamentais, como cloro e produtos químicos para controle de pH – que é um indicador que informa se a água da piscina está ácida, alcalina ou neutra,
Os mais comuns para diminuir o PH são:
Ácido clorídrico;
Bissulfato de sódio em pó.
Já para aumentar, há soluções como o Carbonato de sódio
Atenção: se você achar complexo cuidar da manutenção, saiba que existem empresas que auxiliam nesse processo. O importante é sempre manter tudo limpo para aproveitar o máximo que a piscina pode oferecer.