Melhorando a ventilação em galpões

Por mais que muitas pessoas nem sequer considerem isso, a ventilação industrial é um fator essencial para o sucesso de estabelecimentos da área.

Isso pois procedimentos típicos desse segmento, como a instalação e manutenção de certos equipamentos, tende a gerar partículas de resíduos que tomam conta do ar, reduzindo sua qualidade e, consequentemente, a segurança e o conforto dos profissionais que ali atuam.

A boa notícia é que garantir que um ambiente industrial seja ventilado é muito mais simples do que boa parte das pessoas imagina.

Além de investir na instalação de certos equipamentos, é possível elaborar o projeto de um galpão onde funciona uma linha de produção de modo a otimizar o fluxo de ar, e, consequentemente, a sua renovação.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para deixar seu galpão industrial mais ventilado – e, seu negócio, mais produtivo:

Invista no ar condicionado

O mecanismo de funcionamento tanto do ar split quanto do aparato tradicional é o mesmo: ele puxa o ar presente no ambiente, o resfria e o devolve ao exterior a uma temperatura mais baixa.

Isso permite que o local fique mais fresco e confortável, o que, por si só, melhora o bem-estar de quem fica em seu interior.

Entretanto, o que nem todos consideram é que o modo de funcionamento desse aparelho também valoriza a ventilação – afinal, ele faz o ar circular.

Tudo isso torna a instalação ar condicionado uma ótima maneira de fazer com que um galpão industrial fique arejado, mantendo os funcionários mais confortáveis e produtivos.

Apesar disso, é preciso levar em conta que instalar esse aparato, mas não investir nos procedimentos de manutenção de que ele precisa, não adianta.

Isso pois, à medida que ele funciona, é natural que haja um acúmulo de partículas de poeira e de outras impurezas em suas entradas e saídas, fazendo com que ele consuma mais energia para funcionar. Além disso, há um aumento na ocorrência de doenças como:

  • Alergias respiratórias;

  • Asma;

  • Bronquite;

  • Pneumonia.

Para evitar todos esses problemas, basta realizar a limpeza e higienização de ar condicionado split periodicamente. Deste modo, as impurezas serão retiradas, reduzindo os riscos de tais males e permitindo o funcionamento mais eficiente do aparato.

Pense na ventilação cruzada ao construir

O problema é que não basta arcar com o custo do ar condicionado: é preciso ter em mente que ele aumenta o consumo de energia elétrica, e, consequentemente, os custos operacionais do local.

Por conta disso, em alguns casos, o proprietário do espaço não tem condições de arcar com a compra e a instalação de ar condicionado valor.

A boa notícia é que há alternativas de custo mais baixo para fazer com que um galpão industrial fique melhor ventilado, como a ventilação cruzada.

Esta técnica prega a construção da edificação conforme a direção dos ventos da região, favorecendo a circulação de ar em seu interior. Como ela dispensa a instalação de outros equipamentos, trata-se de uma opção que exige um baixo investimento.

Use os lanternins

Por mais eficiente que a ventilação cruzada seja, ela não é a única maneira natural de melhorar a ventilação em um galpão e torná-lo mais arejado: outra opção muito popular é o uso dos lanternins.

Trata-se de uma estrutura de telhado, que é instalada de forma sobreposta ponto mais alto de um galpão ou construção, conhecido como cumeeira.

Deste modo, surge uma espécie de exaustor natural, fazendo com que o ar no interior da estrutura se renove. Além disso, essa solução promove a iluminação natural do local, o que também contribui com a redução dos custos operacionais.

Como a cobertura metalica preço é algo que já costuma estar computado no orçamento de construção de um galpão, não é preciso gastar mais dinheiro para contar com um lanternim.

Invista em exaustores

Por fim, também há uma alternativa extremamente tradicional para tornar um galpão industrial mais ventilado: instalar exaustores.

Trata-se de ventiladores que, ao ser instalados no teto e nas paredes que têm conexão com o exterior, promovem a troca de ar com o ambiente do lado de fora.

Deste modo, o ambiente se torna mais arejado, além de ficar livre de eventuais partículas que possam ser geradas pelos processos que acontecem em seu interior.