Manutenção e revitalização de espaços residenciais

Em qualquer processo construtivo, seja em obras residenciais, comerciais e industriais, por exemplo, é necessário que exista uma série de empresas e profissionais que trabalham juntamente para que todos os procedimentos sejam executados de maneira organizada, de acordo com o planejamento pré estipulado.

Após essas construções, é fundamental que as pessoas que transitam por esses espaços e sejam as responsáveis pela organização do ambiente, estejam atentas às práticas que precisam ser aplicadas para manter o espaço funcional, qualificado e bem cuidado.

Em residências são os próprios moradores que devem atuar diretamente nessa organização e no estabelecimento de práticas que atuem para manter o espaço limpo e estruturado.

Essas práticas são fundamentais para a durabilidade de estruturas, móveis e equipamentos, além de deixar o ambiente mais confortável para se morar.

Uma casa ou um apartamento costuma ter alguns cômodos mínimos, como salas, cozinhas, banheiros e quartos, dependendo do tamanho do imóvel, esses comandos podem ser ainda maiores.

Podem existir escritórios, mais quartos ou banheiros, salas de jantar, corredores amplos e ambientes externos o que, naturalmente, dificulta a limpeza e a organização, mas ao mesmo tempo torna ainda mais necessário esses cuidados.

O cuidado deve ser levado em conta em todos os espaços dos imóveis. Em prédios residenciais, por exemplo, é muito comum que seja aplicado a manutenção de fachadas com pastilhas, ou seja, no acabamento externo das paredes dos prédios são posicionadas pastilhas que dão maior força para a estrutura e cria uma camada extra de proteção.

Principais estruturas residenciais

O processos de construção e reforma de um imóvel envolve, principalmente, a montagem, revitalização e manutenção de algumas estruturas específicas e importantes, tais como:

  • Pisos;
  • Paredes;
  • Telhados;
  • Tetos;
  • Sistemas de eletricidade e hidráulico.

Como essas estruturas são fundamentais para a funcionalidade do espaço, é importante que os moradores contratem profissionais que entendam como devem ser feitas as manutenções e a limpeza dessas estruturas, como a dos pisos.

Existem diferentes tipos de pisos, construídos em diversos materiais. Dessa forma, cada prática de manutenção ou revitalização é feita de uma maneira específica.

Se o piso de um cômodo for de madeira, por exemplo, a prática de limpeza de taco de madeira é feita de uma maneira que é, principalmente, a raspagem e a aplicação de vernizes e impermeabilizantes, dando uma nova cara para o piso, aumentando sua durabilidade e a resistência dos tacos.

Em pisos mais sofisticados, com materiais mais lisos, por exemplo, a manutenção e a limpeza é feita de forma diferente, com outros elementos sendo aplicados e é importante que os processos sejam executados por profissionais que trabalham com o material específico.

Em pisos de granito, por exemplo, a limpeza é feita com outros equipamentos, se diferenciando bastante dos tacos de madeira.

A principal aplicação que deve ser feita para esse tipo de piso é o polimento piso granilite, que também busca revitaliza-lo e melhorar o acabamento estrutural do piso.

Funcionalidade dos espaços

Existe também uma grande mudança nos estilos de pisos de cada cômodo. Um tipo de piso sempre vai ser mais funcional e mais recomendado para um cômodo do que para outro.

Nos banheiros, por exemplo, em que a água é utilizada em abundância, alguns pisos e também tintas para paredes não são recomendáveis, pois é necessário que sejam instalados acabamentos que impedem que ocorra vazamento e infiltrações.

Dessa forma, caso você perceba que o piso da sua residência não está adequado para esse ou outro tipo de espaço, é necessário realizar a revitalização do ambiente, como a reformas de banheiro.

Dessa maneira o cômodo específico ganhará opções mais adequadas, tornando o ambiente mais seguro e evitando outros problemas estruturais nos demais cômodos do imóvel.

Escolha dos equipamentos para os espaços residenciais

Como dissemos, existem práticas de limpeza e revitalização do espaço que é mais recomendável a contratação de serviços que realizam essas ações, pois é mais garantido que o processo será bem executado.

No entanto, em situações esporádicas e limpezas cotidianas, podem ser feitas apenas pelos moradores das residências, porém, é preciso utilizar os instrumentos certos. É preciso ir além do clássico vassoura, rodo e balde d’água.

Para dar mais qualidade para as estruturas, manter o ambiente mais vistoso e limpo, a utilização de uma enceradeira doméstica, por exemplo, é uma excelente opção, já que é um equipamento que realiza essa limpeza de forma prática e eficaz, perfeita para a arrumação da casa para eventos familiares e entre outros.