Mantas e outras soluções para isolamento térmico e acústico

Fatores estruturais influenciam diretamente na sensação térmica no interior de ambientes fechados. Em períodos de calor ou frio em excesso, é imprescindível que as construções tenham a estrutura necessária para o isolamento térmico adequado. Assim, proporcionam o conforto independentemente da temperatura exterior.

Paralelamente, o isolamento acústico se faz cada vez mais necessário nos imóveis, principalmente nas grandes cidades, em que o barulho do trânsito na rua pode ser bastante incômodo.

Para ambos os problemas, a solução é a aplicação de manta asfáltica para telhado. O material geralmente é utilizado para a impermeabilização de lajes, pois a sua composição ajuda a evitar infiltrações e protege as construções da umidade.

Entretanto, também acrescenta as propriedades necessárias para o isolamento térmico e acústico.

Como funciona o isolamento térmico e acústico?

De uma maneira geral, pode-se dizer que o isolamento térmico suaviza as trocas de temperatura entre os ambientes interno e externo, o que possibilita maior conforto no interior dos imóveis. Já o isolamento acústico possibilita a redução do vazamento de sons e ruídos.

Para atuar na diminuição do calor no interior dos ambientes, a manta termica conta com o exterior em alumínio para refletir o calor excessivo dos raios solares. Dessa forma, a temperatura do interior dos ambientes não aumenta mesmo com a alta incidência solar.

Já a espuma intermediária que, geralmente, constitui a manta, auxilia na retenção da dispersão do calor interno do ambiente, evitando que os espaços fiquem frios.

A manta asfáltica para laje garante as propriedades desejadas através de ambas as funções. Desta forma, auxilia na manutenção de um clima agradável no interior dos cômodos.

Vale a pena ressaltar, entretanto, que a eficácia do sistema depende de materiais de qualidade e instalações adequadas. Para isso, recomenda-se a contratação de profissionais capacitados e com experiência nos serviços. Geralmente, a manta é instalada abaixo das telhas.

Melhorando a acústica dos apartamentos

Muitas pessoas sofrem com os barulhos de vizinhos, ruídos da rua e outras perturbações relacionadas às cidades ou ao próprio ambiente quando se mudam para apartamentos.

Isso é normal, e uma solução para encontrar mais tranquilidade no dia a dia seria o investimento em um sistema de isolamento acustico para o apartamento.

O problema acústico pode prejudicar a rotina de muitas pessoas, chega a atrapalhar conversas e tirar a concentração de tarefas simples. Ele pode ser dividido em três categorias: de reverberação (o famoso eco), o aéreo (que se propaga pelo ar) e o de impacto.

Normalmente, os últimos são os mais difíceis de resolver. Correspondem ao ruído gerado por pessoas caminhando no andar de cima, por exemplo.

De uma maneira geral, para diminuir os problemas acústicos em apartamentos é preciso criar uma boa absorção sonora. Isso é feito por meio de materiais com capacidade para absorver os sons de diferentes origens. As principais formas de fazer isso são:

  • Instalar forros de gesso, fibra de vidro, madeira ou espuma;
  • Apostar em janelas com boa vedação;
  • Utilizar cortinas grossas e longas para absorção e isolamento;
  • Optar pelo piso vinílico macio ou laminado;
  • Engrossar as paredes com material especial.

Com relação ao revestimento das paredes para o isolamento acústico, uma opção bastante utilizada é um material chamada drywall, formado por gesso acartonado. A instalação do material tem capacidade para reduzir até 30 decibéis em ruído, e permite diversos tipos de acabamentos.

O isolamento também é facilitado com a instalação de uma porta acústica. É fundamental que ela seja pesada e tenha mecanismos de vedação, já que as frestas possibilitam a entrada de ar e de som. Geralmente, as portas são compradas com sistema de vedação pronto, e devem ser maciças e possuir bons batentes.

Quando o assunto é isolamento térmico e acústico, há muitas opções disponíveis no mercado, desde as mais específicas e profissionais, até as mais amadoras e provisórias.

Entretanto, aos proprietários de imóveis cabe avaliar a relação custo-benefício das melhorias, principalmente tendo em mente o conforto que elas acrescentam às construções. Ao final, o investimento pode valer a pena em regiões com grandes amplitudes térmicas ou consideradas barulhentas pelos moradores.

Além de contar com mão de obra especializada para cada um dos serviços, a contratação de arquitetos ou designers de interiores pode ajudar muito na resolução de problemas comuns nas construções. Os profissionais devem desempenhar e acompanhar projetos, de acordo com as necessidades dos espaços e dos clientes.