Maneiras de economizar na construção da sua casa

A construção de casas pode ser realmente custosa, pois os gastos com o aluguel e compra de maquinário, além da mão de obra, podem resultar em uma pequena fortuna.

Para que isso não inviabilize uma obra de qualidade, existem algumas alternativas para economizar sem precisar fazer cortes ou prejudicar a construção. Neste artigo, você vai descobrir algumas dessas alternativas.

Mudanças na obra

A construção alternativa tem se tornado uma tendência, não apenas pela economia gerada, mas por questões de sustentabilidade. Um bom exemplo é a alvenaria de construção.

Basicamente, é uma forma de construção que dispensa o uso de colunas e vigas de sustentação, tornando-se assim mais econômica  devido a quantidade inferior de materiais utilizados na aplicação.

O benefício colateral que ajuda o meio ambiente é a menor produção de lixo pela obra e uma redução significativa do desperdício de materiais.

Com os blocos de concreto, há maior facilidade para fazer a rede elétrica e hidráulica da residência, demandando menor uso de materiais específicos para tal.

Esse é apenas um dos exemplos para uma série de medidas que podem ser tomadas em prol de uma construção barata. Outra estratégia muito utilizada pelas construtoras é alugar os equipamentos necessários ao invés de comprar.

Há menos gastos com manutenção, além de não precisar se preocupar com a reserva de um lugar para armazenar esses equipamentos, pois só estão presentes no período necessário. Outras possibilidades para reduzir custos são:

  • Gestão do uso de água e energia;
  • Utilizar concreto moldado in loco;
  • Faça uma laje de isopor;
  • Cobertura sem recortes, arquitetura simples;
  • Menos paredes, estilo americano;
  • Comprar sempre em lotes.

A produção in loco (no local) vale não apenas para o concreto, mas para o cimento, para a argamassa, calda de cimento e similares. Para obter mais qualidade e ganhar tempo, alugue uma misturadora de pó, isto é, um equipamento conhecido por betoneira.

No geral, a dica é reduzir a complexidade da obra, assim como remover estruturas supérfluas, como muitas divisões internas na casa. Utilizar materiais mais baratos e leves, como o isopor para preencher a laje, é outra dica valiosa.

Mudanças na decoração

Quando se deseja uma casa barata é necessário pensar em todos os detalhes, inclusive no acabamento e decoração. A escolha do revestimento de piso, das esquadrias, dos vidros da janela, box do banheiro e móveis, cada um desses itens podem trazer impacto de grandes proporções no valor final de uma casa.

A principal dica é pensar nos materiais e procurar por alternativas mais econômicas, porém, sem perder em qualidade. Sabe-se que a madeira é um dos materiais mais clássicos e com a estética mais valorizada em casas. Entretanto, também é um dos materiais mais caros.

A madeira de demolição é um material que vem do próprio processo de construção, podendo se encaixar no tópico anterior como forma de construção alternativa. Essa madeira, apesar de ser feita com algo que seria descartado, possui uma aparência muito valorizada pela arquitetura.

A aparência rústica chama a atenção e é perfeita para quem aprecia esse estilo decorativo. Um revestimento de piso com esse material somado aos móveis rústicos resulta em uma estética bem trabalhada, com identificação de estilo imediata.

Outro material barato e sustentável que se encaixa perfeitamente nesse estilo são os paletes. Mais uma vez, materiais que seriam descartados são utilizados com criatividade para formar mesas de centro, sofás, decks para a piscina e muito mais. Basta colocar uma camada de verniz ou de resina.

Muitas vezes, sobretudo na área externa, abrir mão de revestimento de parede e deixar os tijolos laranja a mostra é uma boa ideia. Utilizar pedras com relevo nas paredes também surte esse efeito, que remete ao ambiente campestre.

Por fim, a conclusão é que uma boa dica para economizar em uma obra é pensar nos “5 Rs” – repensar, reduzir, recusar, reciclar e reutilizar.

Isso sem perder a qualidade da obra e mantendo uma aparência bem cuidada, bonita e estilosa. Mais do que apenas melhorar o orçamento, esse tipo de projeto também melhora o planeta em que vivemos, pois pesquisas apontam a construção civil como um dos setores que mais produz lixo no país, cenário que deve ser mudado.

Para obter mais informações a respeito, recomenda-se o contato com especialistas da área.