Madeira: dicas essenciais para usá-la em sua casa

Independentemente do estilo decorativo, a madeira nunca sai de moda. Curinga, ela se adapta bem a praticamente todos os ambientes, reunindo durabilidade e beleza. Isso faz com que ela esteja presente em, praticamente, todos os lares.

Todavia, isso não significa que ela não tenha as suas particularidades: assim como qualquer outro material, ela funciona melhor em determinadas funções do que em outras.

Portanto, antes de investir, vale a pena pesquisar a respeito.

Confira, a seguir, algumas informações importantes a respeito do uso da madeira na decoração da casa.

Piso danificado? Nem sempre é preciso trocar

Uma das desvantagens da madeira é que, com o tempo, ela é visivelmente desgastada por elementos como o sol e a água. Isso faz com que ela perca o brilho e fique com uma aparência ruim, que prejudica a decoração.

Nessa hora, muita gente apela para uma troca completa do assoalho, substituindo-o por madeira nova.

Por mais que esta opção seja válida e resolva o problema, ela exige um investimento considerável, tanto em mão de obra quanto em material.

A alternativa à troca completa do material é a aplicação de bona.

Esta substância é usada para rejuvenescer a madeira, devolvendo-a o brilho sem uma reforma aprofundada ou uma troca completa do piso.

É necessário, apenas, remover as parcelas severamente danificadas e lixar a área que receberá a resina, de modo a assegurar melhores resultados.

O piso taco merece um cuidado especial

Com a popularização das decorações vintage, o piso de madeira estilo taco voltou ao topo das tendências decorativas.

O problema é que ele costuma estar presente em imóveis mais antigos, assim, costumam apresentar um desgaste bastante visível.

Felizmente, não é preciso investir em uma substituição completa do piso: a raspagem de tacos costuma resolver o problema.

Trata-se de uma técnica de restauração na qual o piso é lixado e recebe a aplicação de um produto reparador, como uma resina.

Deste modo, ele recupera o brilho, a beleza e contribui enormemente com a decoração do ambiente.

Outra vantagem deste procedimento é o custo. É indiscutível que a raspagem de tacos preço m2 é muito mais em conta do que reformas mais trabalhosas, ou que uma substituição completa do assoalho.

Deck de madeira: há várias opções

Presença constante em ambientes externos, o deck é um coringa. Além de esteticamente agradável, ele funciona muito bem em áreas “molhadas”, como as anexas a piscinas.

Contudo, nem todos sabem que há vários modelos de deck de madeira no mercado. Uma delas é o deck modular, na qual as peças se unem umas às outras com a ajuda de encaixes macho e fêmea.

Deste modo, a instalação é mais simples e leva menos tempo. Mas, não é por isso que essa ferramenta decorativa não precisa de cuidados, tais como:

  • Fazer marcações de orientação na instalação;
  • Impermeabilização, para proteger a madeira;
  • Aplicação de verniz, para dar brilho;
  • Substituição periódica das partes quebradas.

Estes cuidados ajudam a fazer com que a madeira fique mais bonita por mais tempo, adiando reformas complexas ou substituições de grandes áreas do piso.

A porta de correr ajuda a economizar espaço

Não há dúvidas de que, em praticamente todos os imóveis, a madeira é o material de escolha para confeccionar portas. Crua ou tratada, pintada ou natural, ela está sempre lá.

Acontece que as metragens cada vez menores de novos empreendimentos imobiliários têm feito com que as pessoas repensem suas estratégias decorativas.

Uma das opções usadas para aproveitar melhor o espaço é instalar uma porta de correr no lugar da tradicional.

Como ela corre sobre um trilho, em direção à parede, e não abre para dentro do cômodo, ela não se torna um obstáculo em ambientes menores. Além disso, ela é muito moderna, e pode dar um toque de contemporaneidade para a qualquer decoração.

O portão também pode ser de madeira

Com o crescimento da violência urbana no Brasil, proprietários de imóveis investem cada vez mais em portões intransponíveis, além de grades e muros muito altos.

Entretanto, por mais que eles cumpram o papel de proteção, também podem comprometer a estética do local.

Uma maneira de amenizar o impacto destes elementos na fachada do imóvel é a instalação de um portão basculante de madeira em substituição ao de metal.

O aconchego da madeira é perfeito para dar mais beleza ao espaço, sem abrir mão da segurança.