O procedimento de limpeza em toldos
Um toldo é um tipo de cobertura responsável pela proteção de áreas da ação de agentes, como a chuva e a exposição solar. É uma estrutura secundária inserida, em geral, nas áreas diretamente superiores a janelas e sacadas.
Em locais onde há fatores como neve ou ventos fortes, normalmente são instaladas estruturas fixas metálicas para auxiliar o suporte.
A seguir, será abordado mais sobre alguns tipos de toldo encontrados hoje, no mercado, que podem ser Toldos baratos ou com custo mais elevado, bem como os procedimentos para a correta Manutenção em toldos.
A variedade de toldos disponíveis para compra
Existe hoje, no mercado, uma série de toldos feitos em materiais como policarbonato e lona, cujos modelos variam de acordo com as necessidades do local de instalação, como toldos para garagem, para carro, para sacada ou áreas comerciais.
Podem ser feitos em diversos modelos, como os fixos ou retráteis e articulados, como o Toldo articulado manual, que permite o seu recolhimento quando necessário.
O toldo retrátil possui esse nome, pois permite que seja enrolado ou recolhido quando seu uso não for mais necessário. Podem ser empregados em piscinas, edifícios comerciais, como toldo para sacada, etc.
De maneira similar, porém contando com uma junta articulada em sua estrutura, está o toldo articulado manual, que compartilha da facilidade de um toldo retrátil.
Quanto ao material de fabricação, pode ser feito, por exemplo, de policarbonato, normalmente quando este é fixo.
Alguns modelos possuem acabamentos diferenciados e, até, proteção UV contra os raios solares.
Outra possibilidade são os toldos de lona. A Lona para cobertura é o tipo mais comum de toldo encontrado, pois seu uso é muito versátil.
A limpeza de toldos: materiais necessários e o correto procedimento
Os materiais utilizados para a Limpeza de toldos são bem simples:
- Vassoura;
- Uma escada para alcançar a altura necessária;
- Detergente neutro;
- Uma esponja.
Em primeiro lugar, é realizada a retirada de objetos que estejam próximos à estrutura do toldo, depois, a escada é posicionada em uma altura segura.
Em um recipiente borrifador é feita uma mistura à base de água e uma porção de detergente neutro.
Em seguida, deverá ser umedecido o toldo com uma mangueira, para retirada de folhas e outros possíveis objetos alojados sobre ele.
Em pequenas áreas, por vez, a solução de água e detergente deve ser pulverizada sobre a lona.
Para a correta Limpeza de toldos, esfrega-se o espaço onde foi aplicada a solução. Em locais mais altos ou de difícil acesso, é recomendada a utilização de uma vassoura.
Em seguida, o procedimento é repetido em toda a área do toldo para que o processo fique completo.
Uma mangueira ajudará a retirar completamente o sabão e resíduos de qualquer substância que permaneça no toldo.
O procedimento deve ser repetido na parte inferior do toldo.
É importante que não sejam aplicados materiais abrasivos ou jatos de alta pressão nos toldos, pois estes podem danificar a lona. Durante a limpeza, deverá ser utilizada uma luva para proteção das mãos.
Realizar a limpeza de toldos é um procedimento bastante simples, que exige uma quantidade pequena de materiais e pode ser feita sem grandes esforços, observando apenas medidas de segurança adequadas.