Lareira: isolamento e cuidados de instalação
A instalação de uma lareira requer cuidados especiais. Afinal, é preciso se preocupar com alguns aspectos como o isolamento, cuja importante função é proteger o meio ambiente e manter a temperatura estável.
No caso de chaminés, como fornos ou churrasqueiras, o isolamento é necessário para a segurança dos ocupantes mas também para a durabilidade do equipamento.
De fato, o isolamento é responsável por garantir que a bancada ou parede a ser instalada não seja alterada pelo calor ali gerado.
A falta de isolamento, ou instalação ineficiente, pode causar até mesmo derretimento do material e incêndio devido ao calor acumulado.
Neste contexto, o isolamento é necessário para a segurança das pessoas que frequentam locais com lareiras. Por isso é importante saber como funciona e qual a melhor forma de instalá-lo.
Isolamento
Para saber exatamente qual o material isolante adequado para cada situação, é preciso entender o papel do isolamento.
Com certeza, o isolamento da chaminé será diferente do isolamento utilizado para a fabricação de telha cerâmica americana mesclada, embora o funcionamento seja semelhante.
A escolha do material depende da capacidade térmica máxima gerada pelo aquecedor, principalmente porque o grau de isolamento varia de acordo com a demanda.
Assim, em geral, a qualidade dos materiais envolventes deve nortear a seleção dos materiais.
Para se ter uma ideia, se a intenção é instalar a lareira por cima de uma bancada de betão, pode ser utilizado um material mais simples.
No entanto, se o contorno da lareira for revestido com madeira ou granito, o isolamento deve ser mais forte. Portanto, é necessário prestar atenção à resistência ao calor do material.
Em geral, o isolamento costuma ser feito com bastões ou placas. No entanto, cada material tem especificações diferentes.
Colchão isolante
Os colchões são a escolha mais adequada para situações onde é necessária flexibilidade, como isolamento de telhados, podendo aproveitar e usar soluções de isolamento acústico. Pode ser dobrado e cortado para um ajuste eficiente.
Existem diferentes tipos de materiais e a escolha dependerá da quantidade de calor liberada pelo aparelho:
- De 50º C a 80º C: poliestireno expandido (isopor);
- De 80º C a 100º C: poliuretano;
- De 200º C a 550º C: lã de vidro;
- 200º C a 750º C: lã de rocha;
- Até 815º C: silicato de cálcio;
- Até 1400º C: fibra cerâmica.
Pode-se dizer que a complexidade do material aumenta com o calor emitido pelo dispositivo. Em relação à temperatura que o aquecedor pode atingir, você deve consultar o fabricante.
Painéis de isolamento
Ao contrário dos colchões, os lençóis são superfícies duras. São ideais para instalação em locais retos e sem cantos arredondados e, portanto, também podem ser usados para certos modelos de lareiras.
Os materiais mais comuns são vermiculita, poliestireno expandido, cortiça, celulose ou poliuretano e espuma de poliisocianurato.
Como isolar adequadamente uma chaminé?
Um dos maiores erros ao instalar uma lareira é tentar fazê-lo sem um guia técnico.
Assim como um projeto de estrutura metálica, é um serviço que requer conhecimento técnico e experiência.
Por este motivo, é necessário contratar um profissional para identificar os materiais mais adequados e realizar a instalação segura. O mesmo vale para a manutenção, seja ela periódica ou por erro.
Além disso, deve-se atentar para as instruções do fabricante, quanto ao próprio aquecedor e ao isolamento.
Afinal, o não atendimento das especificações pode causar sérios problemas ao equipamento e ao ambiente de instalação.
Outro erro é incorporar o aquecedor sem escalabilidade. É necessário deixar algum espaço entre o isolamento e o revestimento, pois o airbag também desempenha um papel protetor. Caso contrário, o isolamento pode não funcionar ou causar um acidente.
É ideal planejar a instalação da lareira no projeto, desde o início da construção ou reforma, para que cada ação seja realizada no momento certo.
Por fim, a auxiliar de limpeza terceirizada revela a beleza e a funcionalidade da instalação, pronta para aquecer o ambiente, com muito charme e estilo.
Instruções de segurança
No caso de aquecedores de álcool, a principal preocupação é o manuseio do material. Para isso é necessário o uso de hastes metálicas, pois é possível acender ou extinguir o fogo com menor risco.
As lareiras a gás podem ter controles remotos e sensores. Eles evitam que o combustível escape na ausência de fogo.
Muitas pessoas sonham em instalar lareiras nas suas casas, com todo o conforto e luxo que trazem ao seu interior.
No entanto, preste sempre atenção à segurança: durante a utilização e sobretudo durante a instalação e manutenção, selecione o isolamento adequado.
Este texto foi originalmente desenvolvido pelo grupo de blogs Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.