Qual o tipo de jardim ideal para a sua casa?
Você acabou de construir a sua casa e agora irá mobiliar e planejar espaço diferenciados? Gosta de cores e natureza? Porque se as respostas foram sim, com certeza você deve apostar e investir no jardim da sua residência.
Ele não é somente um lugar com um pingo de vida natural, mas sim um ambiente tão importante como qualquer outro da casa, que você pode deixar sua cara, seja ele japonês, clássico ou moderno.
Com o investimento correto e o jardim que se encaixa em seu perfil pessoal e rotineiro, além de ter um lindo local, terá mais um cômodo para relaxar, receber as pessoas, tomar sua vitamina D diretamente do Sol, caso ele seja externo, você poderá descobrir novas possibilidades até de decoração.
Enfim, esse espaço separado para tranquilidade e cultivo de plantas é uma ótima saída para um complemento vivo em sua moradia e também faz bem para sua saúde.
Sim! As plantas podem mudar seu humor e diminuir suas tensões, assim como outros diversos benefícios.
O que as plantas do seu jardim podem fazer por você
- Ajudam no relaxamento
- Umidificam o ambiente naturalmente
- Poderes curativos (folhas e plantas medicinais)
- Ajudam a inspirar a criatividade
- Minimizam crises alérgicas
- Limpam o ar
- Fornecem energização para sua casa
- Melhoram a concentração
- Diminuem o estresse
- Acalmam os nervos
E para que você saiba qual jardim é a melhor escolha para você, falaremos sobre alguns modelos de jardim que são os mais comuns por aqui.
Tipos de jardins para sua casa
Jardim externo – os jardins mais comuns são os externos, os que ficam do lado de fora da casa, ajudando a criar o visual de sua residência.
Ele se transforma um completo no cenário e por ser um local aberto, é possível fazer diversos tipos de modernizações e montar estruturas para um jardim externo totalmente diferenciado.
É possível usar e abusar de ideias, aumentar a gama de plantas, usar as naturais e também as artificiais, estruturar hortas e construir canteiros, cada um com diversos tipos e famílias de flores e vegetação.
É praticamente ilimitada sua forma de desenhar um local desse, e fazendo dele não só um lindo ambiente, mas um local para poder relaxar e receber visitas com uma natureza extremamente agradável.
Essa opção é uma ótima pedida para quem gosta de cultivar e cuidar de plantações, sejam elas quais forem. E, por ser uma área externa, o sol, o sereno e a chuva ficam naturalmente por conta do clima.
Jardim de inverno – Essa é uma opção interna, o qual um cômodo é feito a partir do planejamento de um local especial anexado dentro de casa.
Ele é feito em um local onde a entrada de luz é permitida ou alguma abertura externa está por perto. A maioria de suas paredes em volta são de vidros e são criados para se harmonizarem com o ambiente em que estão empregados.
O jardim interno é comumente usado para recreação ou lazer da época do inverno, estação mais fria do ano. Nele também é possível relaxar, ter plantas na parte de dentro casa e cultivar a natureza mais perto ainda.
Além de ter plantas, fontes, pedras e uma linda decoração à escolha do criador, o jardim ajuda na finalidade de iluminação interna da casa mesmo quando não é possível abrir as janelas por conta de temperaturas e intervenções climáticas.
Jardim suspenso – Conhecidos também como jardins verticais, eles são uma opção bem variável, e podem estar tanto dentro quanto fora de sua residência.
Eles estão em altas, principalmente por sua modernidade e forma estrutural, que é acoplado na parede, facilitando diversos locais a terem jardins.
Ou seja, independentemente de onde você more ou esteja, é possível separar uma parede para poder cultivar seu plantio, deixar a casa mais viva com as cores e fresca pelas plantas que irá depositar.
Ele pode ser facilmente feito com madeiras, pallets, garrafas pet, estruturas metálicas ou tantas outras ideias inovadoras que tiver. Use sua criatividade e monte seu jardim suspenso.
Depois dessas dicas, você já decidiu qual será seu tipo de jardim? Lembre-se que mesmo com a vida corrida e a rotina à mil, se a opção for ter plantas naturais e não sintéticas, tire alguns minutos para cuidar delas e regá-las, para que estejam sempre bonitas e saudáveis.