Instalações elétricas em casas e edifícios e laudo AVCB

Um dos quesitos importantes em uma construção é se preocupar com a segurança de todo local e das instalações. Desde a realização do projeto, estruturação, até o cuidado com os funcionários e maquinário.

Mas, após a construção, esse cuidado deve se estender, atingindo todos os compartimentos e se redobrar, principalmente se estivermos tratando sobre edifícios e locais com grande circulação de pessoas.

O cuidado também atinge as instalações elétricas do estabelecimento, assim como requer os laudos necessários para seu funcionamento.

Em razão da importância desse tema , este artigo abordará sobre as instalações elétricas em uma residência ou edifício, bem como o laudo exigido pelo Corpo de Bombeiros, e prevenção diante de incêndios. Não deixe de conferir!

Eletricidade: instalações e segurança para o seu prédio

A energia elétrica é um bem importante na sociedade, pois é por meio dela que as atividades que praticamos são realizadas, equipamentos funcionam e as pessoas conseguem ter uma maior qualidade de vida.

Dentro de uma construção, a importância da eletricidade continua e até mesmo aumenta, já que ter uma boa instalação elétrica residencial tornou-se uma questão básica.

Tudo começa com o projeto eletrico residencial, no qual um engenheiro eletricista e o engenheiro civil com seus conhecimentos técnicos detalharão quais são os melhores locais da casa ou prédio para se realizar as instalações.

Esse projeto delimita não somente os espaços, mas ajuda a definir quais são os melhores locais para a instalação de:

  • Tomadas;
  • Disjuntores;
  • Transformadores;
  • Cabeamento;
  • Quadro de energia residencial, etc.

É de extrema importância que o Projeto de Instalações Elétricas seja feito de maneira confiável, por uma equipe treinada e especialista em eletricidade, pois instalações feitas de modo equivocado e incorreto podem levar a uma sobrecarga, danificando os equipamentos e até causando incêndios.

Por isso, esse é um procedimento que envolve questões de segurança e deve ser feito de forma mais técnica possível visando a evitar danos.

Por isso, não somente para as instalações elétricas de um local, mas para toda uma construção, ir bem, recomenda-se buscar por empresas de engenharia civil sp, que podem ser construtoras e especializadas na área civil.

Essas empresas já contam com funcionários especializados, engenheiros e maquinário para garantir que a obra seja concluída de forma otimizada.

AVCB – Laudo do Corpo de Bombeiros: você já ouviu falar?

Principalmente em locais com grande circulação de pessoas ou aglomerações, assim como edifícios e prédios (sendo comercial ou residencial), o corpo de bombeiros exige a apresentação da AVCB.

Também conhecida como Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, a AVCB é um documento emitido pela organização, que demonstra o grau de segurança e preparo do local no combate a incêndios.

Ou seja, com avcb corpo de bombeiros sp é feita uma vistoria do prédio assim como suas instalações, presença de extintores, saídas de emergência, planos de fuga, dentre outros detalhes, para, após avaliação, emitir o documento comprovando a segurança do local.

Ou seja, esse documento é importante também para os moradores. Mas, vale ressaltar que esse documento precisa ser renovado e seu grau de renovação depende da assinatura do Corpo de Bombeiros e da periodicidade que eles acharem necessário.

Prevenindo-se contra incêndios em seu prédio

Um dos grandes problemas em locais com diversos moradores, como é o caso de edifícios é ter um principio de incêndio.

Ações muito simples podem ocasionar um incêndio, como esquecer uma panela ligada, ocorrer um vazamento no gás de cozinha, jogar uma bituca de cigarro acesa no lixo interno do prédio, etc.

Por isso, é importante contar com elementos para prevenção de incêndios e, no caso de um principio, ter como combatê-lo.

O principal equipamento mais conhecido é o Extintor de incêndio preço, que está disponível no mercado em diversos modelos, e possui um gás que ajuda no combate das chamas.

Vale ressaltar que os extintores possuem data de validade e é preciso estar atento quanto ao seu acesso e facilidade em seu manuseio.

Outro detalhe importante é que o condomínio consiga investir em um Projeto de combate a incêndio, com o objetivo de ter métodos de precaução, instalações de porta corta fogo, assim como orçamento para sensores de fumaça, placas de sinalização internas, dentre outros elementos.

Realizando esses procedimentos e seguindo essas dicas, é possível ter mais segurança no lar e, consequentemente, viver mais tranquilo.