Instalação de assoalho e gesso na construção

A construção de uma casa ou um edifício é uma tarefa bastante delicada e desafiadora, pois envolve muito planejamento para realizar um trabalho com qualidade.

Uma das partes mais importantes em uma construção diz respeito a sua estrutura, que precisa ser muito firme, levando em consideração a instalação de metais e o tipo de solo do terreno.

Quando a estrutura fica pronta e começa o desafio de erguer as paredes, é necessário pensar também na laje e em um escoramento de laje premoldada ou não, a depender da solicitação do cliente e do tipo de projeto.

Esse escoramento pode ser metálico ou de vigas de madeira, dependendo do porte da obra. Terminando essa fase que é mais complexa e delicada, ainda existem vários outros desafios e escolhas pela frente.

Nesse artigo falaremos sobre alguns processos de acabamento como a instalação de assoalhos e o uso de forros e sancas.

Instalação de assoalho pós construção

Instalar ou não um assoalho de madeira é uma dúvida para muitos clientes que desejam ter um local mais moderno e sofisticado em sua residência.

Levando em consideração que a madeira é:

  • Sofisticada;
  • Resistente;
  • Durável;
  • Agrega modernidade ao lar.

Apesar dessas qualidades, o manuseio com a madeira deve ser feito por uma empresa especializada em instalação de assoalho. Sua instalação costuma ser simples e as peças já possuem um encaixe mais facilitado.

Vale lembrar que com o passar dos anos, provavelmente, o assoalho precise de uma raspagem e aplicação de verniz por conta dos desgastes causados pelo uso.

Você sabe o que é sanca e drywall?

O gesso é um material muito utilizado na construção por oferecer versatilidade e facilidade de manusear. A grande utilização do gesso nas obras de construção civil no Brasil são por conta de sua instalação em forros para proteção da parede.

No entanto, com o avanço tecnológico, o gesso tradicional vem sendo trocado pelo gesso acartonado, que também é conhecido como uma montagem forro drywall.

Esse material que também é composto por gesso possui também outros materiais que aumentam sua resistência, como lâminas que podem ser duplex ou de alumínio. Com isso, esse material fica muito mais resistente, no aspecto mecânico.

Além disso, as placas desse tipo de gesso podem ser feitas em variados tamanhos e espessuras, a depender da necessidade do cliente e tipo de construção.

Apesar do investimento nesse material ser maior quanto comparado somente ao gesso, suas vantagens acabam compensando o investimento.

Dentre as principais vantagens em apostar no uso desse material podemos destacar que ele é mais resistente diante de fissuras e até mesmo de trincas, seu tempo de instalação é muito mais rápido, incluindo o tempo de secagem e sua instalação é mais limpa, evitando a sujeira.

A grande vantagem do uso do forro drywall é que por meio dela é possível instalar luminárias, tornando o design do ambiente muito mais moderno e sofisticado.

A partir daí, começamos a falar da sanca de gesso, que pode ser composta por esse forro mais resistente e permite que a iluminação da residência seja feita de forma diferenciada. Basicamente, a sanca será instalada entre a parede e o teto e serve muito mais do que um elemento decorativo.

Existem alguns tipos de sanca de gesso, podendo ser aberta, fechada ou invertida. Cada uma apresenta suas particularidades no que se refere ao tipo de instalação e luminária ou o que se pretende iluminar na sala.

As vezes a pessoa deseja iluminar todo o teto, apostando no uso de lâmpadas LED que são mais econômicas e emitem menos calor.

Ou seja, com esse tipo de sanca, o cliente pode realizar desde uma iluminação mais concentrada em um ponto até uma mais difusa, sendo mais aberta.

Para escolher o melhor modelo, é importante que o cliente esteja em contato com a equipe de engenharia civil responsável pela obra e construção para verificar qual é o melhor modelo para sua residência.

Outro elemento bastante interessante nos aspectos finais e decorativos de uma residência também é verificar o tipo de tinta e pintura que será aplicada nas paredes.

Uma alternativa bastante interessante mas que também oferece muita proteção é instalar um papel de parede, que por sua versatilidade pode ser um papel de parede para sala, cozinha, banheiro ou quarto.

Existem vários modelos disponíveis no mercado e vale a pena que o cliente procure aquele que mais se adequá à sua identidade.