Informações relevantes sobre arquitetura
Saiba alguns detalhes sobre a profissão, conceito e aplicação acerca do mercado nacional. Confira a partir dos demais passos do artigo.
A arquitetura desperta muito a curiosidade das pessoas. É interessante saber que um profissional ganha a vida projetando prédios, construções, parques.
Bom, o ofício da arquitetura soa romântico, artístico e elegante. Porém a real profissão não é exatamente isso. Existem diversos fatores que devem ser considerados para enfim escolher a arquitetura como seu “ganha pão”.
Por isso, separamos aqui algumas informações para que você entenda mais sobre o universo da arquitetura e talvez decida tê-la em sua vida.
Continue a leitura do texto e entenda mais sobre esse ofício tão inspirador.
Arquitetura – o que é?
Diretamente falando, a arquitetura é a ciência responsável por projetar e construir edificações, sejam elas residenciais ou centros comerciais, que as pessoas ocuparão futuramente.
Os arquitetos, são os profissionais designados a pensar na utilidade de cada local, buscando atender as necessidades impostas e a possibilidade da melhor utilização dos espaços.
Por isso, o projeto desenvolvido precisa ser executável, ou seja, precisa estar em coerência com a realidade e com as limitações naturais, ser esteticamente agradável e acima de tudo: seguro e duradouro.
Esses são os itens mais importantes, afinal estruturas como prédios, edifícios e casas não tem prazo de validade ou são descartáveis. O projeto precisa levar em consideração os impactos que podem ocorrer em longo prazo.
Projetos
A arquitetura vai além da engenharia. Ela é como um misto de humanas e exatas, pois visa intercalar a ciência das diretrizes técnicas que o projeto de arquitetura necessita ter para que se mantenham em pé, como também estar em sincronia com tendências de paisagismo e estética, deixando sua marca no ambiente que ocupará.
As questões relacionadas à técnica de construção de edificações envolvem muitos cálculos e estudos, o uso de softwares específicos e complexos e, também, o conhecimento geral de como o projeto deve ser.
A outra parte da arquitetura, talvez a que mais desperte o interesse das pessoas comuns, é o da estética e conceitos visuais.
A arquitetura também é uma arte, e as construções e edificações precisam se integrar no meio onde se encontram e também representar algum conceito específico.
Todos reconhecem os projetos artísticos que se destacam por sua concepção visual. Esse tipo de construção visa receber prestígio e reconhecimento por parte da opinião pública e pelos profissionais da área.
Todos lembramos de Niemeyer, arquiteto reconhecido em todo mundo pela ousadia artística em sua obras que, hoje em dia, fazem parte da referência da arquitetura mundial.
O tecnico em edificações
Você sabe o que é um tecnico em edificações? Basicamente eles podem ser o braço direito de arquitetos e engenheiros.
Da formação do projeto até o acabamento de uma obra, o técnico tem participação fundamental. Ele precisa estar atento para que tudo saia como o previsto numa construção.
No escritório, ou mesmo no canteiro de obras, sua função vai desde o desenvolvimento de desenhos de projetos até mesma a aplicação de teste de qualidade dos materiais que foram escolhidos para compor a construção.
No escritório, são atribuídas as seguintes funções ao profissional:
Pedidos de orçamentos;
Elaboração de cronogramas;
Negociações por telefone ou internet;
Desenhos de projetos e etc.
O técnico precisa estar ciente de todo o processo no qual a obra passará, isso envolve todas as fase dela, desde sua concepção até seu acabamento, e inclusive passando pela gestão de pessoal e de materiais.
Bom, isso é uma boa pincelada sobre o ramo da arquitetura. O arquiteto é aquele profissional que tem como objetivo projetar os melhores ambientes de convivência possíveis, para que as pessoas possam o compor e circular nele de maneira agradável e funcional.
O trabalho do arquiteto está em toda a nossa volta. A vida na cidade cada vez mais exigiu a presença desse profissional na confecção e produção de projetos gigantescos e extremamente imponentes, que precisam de grandes estudos e projeções para que eles fiquem em pé e ofereçam conforto, praticidade e segurança àqueles que ali estarão.
A arquitetura é uma carreira cheia de oportunidades. Caso a escolha, vai ter consigo um ofício que une questões práticas e técnicas com também a criação artística. Com esforço, o leque de oportunidades de atuação são gigantescos e a demanda só tem a crescer.