Individualização e reutilização de água
Com altos custos na conta de agua, muitos condomínios buscam alternativas viáveis para resolver os problemas relacionados ao consumo exagerado desse recurso, principalmente em cidades afetadas com o racionamento de água.
Em muitos prédios antigos, é comum ver os modelos de instalação hidráulica comunitários, no qual o consumo total do prédio era dividido em partes iguais para os moradores, o que nunca foi considerado um sistema justo de medição, afinal, muitos moradores que prezam pela economia de água são prejudicados pelos moradores que a gastam de forma livre.
Após gerar alguns transtornos, atualmente existem leis que regulamentam a individualização da medição de água nos prédios, garantindo que cada morador seja cobrado pelo que consome, evitando problemas rotineiros de convivência.
Para implementar esse sistema, é preciso conhecer algumas etapas do processo e realizar a contratação de uma empresa do segmento para a realização do serviço, garantindo um sistema eficiente e de qualidade.
Como é feito o controle de água em condomínios atualmente?
Nesse cenário, surgiram empresas especializadas em dividir e realizar a medição individualizada de água em apartamentos, que oferecem o serviço de instalação de hidrômetros individuais em cada uma das unidades de um condomínio.
Nos novos conjuntos de prédios, esse sistema já é entregue funcionando adequadamente na conclusão da obra, pois é um dos itens obrigatórios da construção de novos condomínios.
Alguns moradores de prédios antigos ainda são reticentes, já que esse sistema exige a troca de encanamentos galvanizados mais antigos, substituindo por tubos e conexões de modelos mais recentes, o que pode gerar um custo extra para os proprietários do apartamento.
Mas, mesmo nesses casos, a economia gerada com a instalação do sistema individualizado justifica qualquer possível investimento financeiro que precise ser feito para a sua aplicação, podendo gerar economia de até o dobro do valor da conta de água.
Para realizar a instalação desses hidrômetros próprios, é preciso organizar uma assembléia com os moradores do condomínio para discutir alguns pontos fundamentais do processo de individualização de agua em condominios quanto custa, qual o prazo de entrega do serviço, benefícios e outros detalhes.
Após a aprovação da maioria dos condôminos, o processo pode ser iniciado. Depois de pronto, os principais benefícios colhidos com o sistema são:
- Identificação de possíveis vazamentos nos apartamentos;
- Redução de custos com contas de água;
- Uso de equipamentos homologados;
- Controle de consumo individual.
Depois da ativação do sistema, o condomínio contará com os serviços de medição de uma empresa especializada, já que as grandes concessionárias de abastecimento só realizam a leitura do hidrômetro central do condomínio.
Essa medição é feita remotamente, dispensando a visita de um técnico ao local. Assim, a conta de água de cada apartamento é paga de acordo com o volume consumido, garantindo um sistema justo de custos para todos os moradores.
Água de reuso para condomínios
Além do consumo pessoal da água nas torres de condomínios, hoje existem sistemas que auxiliam tanto na redução de custos quanto na otimização de processos de conservação das áreas comuns.
Um desses processos é a água de reuso. O sistema de coleta de água da chuva pode ser instalado facilmente com uso de itens como o tubo de pvc comprar para compor o sistema, recolhendo o volume de água das áreas externas e direcionando para os reservatórios, que acumulam o conteúdo para ser utilizado em alguns processos internos do condomínio.
O volume de água recolhido pode ser aproveitado para limpeza dos diferentes ambientes de acesso coletivo, tais como o salão de festas, a entrada principal, o hall, a portaria e outros locais.
Além disso, pode ser usado para irrigação de jardins ou para regar plantas em espaços internos.
Esse material coletado não é próprio para consumo humano e, por isso, não precisa passar por um processo de tratamento de agua.
Com a aplicação na limpeza dos ambientes e para molhar plantas, é possível obter economia na conta de água, já que essas atividades são responsáveis por grande parte do consumo geral do condomínio.
Por isso, a grande maioria das construtoras já investe na implementação desses sistemas de coleta de água, oferecendo condomínios com opções sustentáveis e aumentando o valor de mercado dos apartamentos.
Desse modo, ao mesmo tempo em que os moradores são estimulados a economizar, é possível aproveitar de maneira eficiente a água coletada da chuva.