Hotel: do projeto até a reforma e manutenção
Ter um hotel é o sonho e a aposta de muitos empreendedores. Isso porque um hotel é um empreendimento que é destinado a atender hóspedes de modo provisório, porém, de uma forma mais sofisticada e glamourosa.
É um local que apresenta alguns serviços básicos desde a instalação de um quarto mais moderno, assim como piscina e o serviço de café da manhã.
O local pode contar ainda com áreas de piscina, jardim, parques para as crianças e até mesmo um hall ou varanda para os hóspedes.
No entanto, até o hotel ficar pronto e montado é necessário percorrer um longo caminho. Esse caminho precisa verificar e adotar algumas medidas e decisões que influenciam desde o processo de construção até mesmo a reforma desse local.
Alguns processos iniciais
Dentre os processo iniciais da construção ou reforma de um hotel está a verificação de projeto do mesmo, que precisa ser feita por um corpo técnico.
Além disso, é fundamental estar atento à localização do local, pois quanto mais essa localização for estratégica, mais atenção esse hotel chamará dos seus clientes.
Por exemplo, em cidades litorâneas, uma dica é apostar em localizações próximas à praia ou até mesmo os pontos turísticos da cidade, o centro, shoppings e mercados. Sendo assim, pensar em uma localização estratégica é levar em conta esses pontos.
Neste aspecto, a definição de um projeto de hotelaria, assim como sua elaboração são fundamentais antes de iniciar o negócio em si. É importante verificar também outros elementos que afetam diretamente as instalações.
Por exemplo, é preciso definir se seu hotel será de luxo ou mais simples, se o hotel é mais voltado ao turismo ou para centros comerciais ou de negócio.
A depender da localização do projeto é possível que envolva ecologia, se este estiver instalado em reversas ou próximo à natureza. Esses são pontos fundamentais que precisam ser definidos pelos empreendedores.
Outros detalhes são:
- Decoração;
- Tipos de quarto;
- Piscinas ou restaurantes;
- Orçamento disponível;
- Preço das diárias;
- Verificação dos custos operacionais;
- A contratação de funcionários;
- Definição de uma identidade visual e logotipo;
- Logística do hotel e de sua operação;
- Inserção de tecnologia no processo.
Estudar a viabilidade técnica do projeto é essencial para quem deseja realizar um investimento que seja direcionado e que obtenha um retorno interessante.
Somente com todos esses detalhes definidos é possível elaborar um projeto e após essa aprovação, iniciar a construção.
A construção
O processo de construção é delicado e deve levar em conta a segurança dos funcionários e a locação de máquinas.
Primeiro, é necessário utilizar uma trena digital portátil para verificar todas as medidas do projeto, assim como para delimitar a área da construção.
Essas medidas bem definidas são importantes no processo de construção. Além da trena que por ser digital é muito mais prática e fácil de utilizar, existem outros equipamentos importantes.
Um deles é a betoneira 120l, que é responsável por transformar o cimento em concreto, elemento fundamental na construção tanto na parte da fundação, como também para o revestimento de paredes e blocos.
A betoneira está disponível no mercado com várias capacidades de armazenamento, cabendo verificar qual é a mais recomendada para sua obra.
Além da betoneira, existe o martelete 15kg, além dos andaimes, furadeiras e rolos compactadores que são importantes em todo o processo construtivo para otimização do tempo da obra.
Processos de reforma e manutenção
Um dos detalhes fundamentais que não podem ser esquecidos em qualquer empresa, diz respeito à manutenção predial preditiva.
Não basta apenas construir um hotel, é necessário estar atento ao processo de manutenção de forma preventiva, ou seja, antes que ocorra um acidente ou problema mais grave.
De modo geral, alguns elementos básicos precisam de manutenção, como:
- Chuveiros;
- Instalações elétricas;
- Elevadores;
- Ar-condicionado;
- Equipamentos de segurança;
- equipamentos preventivos de incêndio.
Para evitar que situações como o cliente ir tomar um banho e receber um choque ou que chuveiro esteja frio aconteçam. Sem dúvidas, isso afeta a decisão do cliente em voltar ao local. O cliente só será fidelizado se houver um serviço de qualidade e por isso, a manutenção preventiva é tão fundamental.
Além disso, o hotel pode precisar de processos de reforma, inclusive, uma reforma de fachada predial. Esse tipo de ação é fundamental, pois a fachada é a recepção do hotel, ela precisa ser moderna, sofisticada, iluminada e atrativa.
Seguindo essas recomendações e processo de manutenção, assim como de reforma, o negócio dará certo e conseguirá atrair a visibilidade de novos clientes.