Guia rápido sobre a construção de galpões
Um galpão é um ótimo lugar para trabalhar, servir como estoque, armazenamento de equipamentos, dentre muitas outras funções.
O ponto fundamental para construção do espaço, é realizar um bom planejamento. Pensando em cada espaço e suas funcionalidades, de acordo com o seu próprio negócio, o projeto tem tudo para ser um sucesso.
Com as informações adquiridas aqui, você vai aprender um pouco mais sobre os benefícios e as realizações necessárias para a construção de galpão.
Utilize materiais adequados
Primeiramente, de nada adianta realizar o projeto dos seus sonhos, se não estudar os materiais que serão utilizados, obtendo assim, o melhor custo-benefício.
E se não contratar uma mão de obra qualificada, onde você sente a confiança necessária para investir o seu dinheiro.
A forma mais rápida para fazê-lo e ainda contribuir com o meio ambiente, é através de pré moldados.
O processo de produção das placas de concreto, pode ser através de materiais reciclados. A obra produz menos resíduos, contaminando menos o meio ambiente.
Esse tipo de estrutura resolve o problema do tempo, já que, em comparação às outras, ele pode ficar pronto em alguns meses. Por conta disso, a mão de obra será reduzida e no final, os seus custos também serão menores.
A economia no espaço também é importante pois, como o número de materiais para a execução dessa obra é menor, não será necessário muito espaço para armazenar os sacos de areias, cimentos, tijolos e tudo o mais, uma vez que, as paredes
já chegam montadas para o espaço.
Priorize a qualidade da estrutura
Já para a construção de galpões industriais, uma das opções que está se tornando cada vez mais comum, é a construção através de uma estrutura metálica.
Há um tempo atrás, esse tipo de estrutura era mais utilizada para grandes obras e instalações mas, desde que essa estrutura passou por uma boa redução de custo, hoje elas são encontradas em diversos tipos de construção.
Essa estrutura é um dos itens mais versáteis, que beneficia a produção de outros modelos de construções, através de um encaixe simples por fortes parafusos. Esses são alguns tipos de estruturas metálicas mais encontradas:
1 – Estrutura de galpões metálicos: são surpreendentemente práticos e rápidos de serem construídos. São formados por pilares metálicos, algumas vigas de sustentação de pontes rolantes ou guindaste e elementos de travamento;
2 – Estrutura de edifícios de múltiplos andares: está entre os tipos mais construídos atualmente. São constituídos, basicamente, de pilares, vigas e barras de travamento;
3 – Estrutura de obras de artes especiais: podem ser de grandes dimensões e extensões, ou serem simplesmente utilizadas para pequenos espaços de trânsito de pedestres;
4 – Estrutura de armazenagem: possuem uma grande importância na efetividade de construção de grandes espaços para armazenagem, tendo como maior característica as paredes formadas por chapas de aço, que pela dimensão da estrutura, parecem ser mais finas;
5 – Estrutura reticulada: é uma ótima forma de construção de torres de transmissão. São altamente utilizadas por concessionárias de energia, para o desempenho de um considerável papel na construção civil;
6 – Estrutura tubular: são utilizadas, predominantemente, em torres, postes. Além disso, as concessionárias de serviços de telefonia, ainda fazem um grande uso desta tecnologia. Mas, a função mais importante é para a economia, já que, é muito utilizada na averiguação de petróleo;
7 – Estrutura tensionada: utilizam os cabos de aço ou tubos esbeltos tracionados, para a sustentação de outros elementos fundamentais, como coberturas, tabuleiros de pontes e até edifícios completos.
Para um projeto maior, com um orçamento mais elevado que as demais estruturas de concreto ou de outro tipo de material, a estrutura metálica espacial é a melhor solução para os mais variados projetos.
Ela é feita através de um conjunto de elementos de aço ou alumínio, com uma resistência maior, criando uma cobertura resistente e de alta eficácia.
Ainda sendo muito versátil, já que é mais fácil de ser adaptada às formas dos projetos, permitindo diversas possibilidades em coberturas, como telhas de metal e painéis de vidro. A Estrutura metálica espacial é muito indicada a aplicações como:
- Coberturas e fechamentos;
- Obras industriais;
- Galpões modulares;
- Hangares;
- Passarelas;
- Shoppings;
- Exposições;
- Hipermercados;
- Centros de distribuição.
A utilização de galpões tende a ser popular cada vez mais, e nada melhor que ver pronto e desfrutar de algo feito com tanto planejamento e carinho. Agora é só projetar o seu.