
Como funciona a fundação de construção?
Para estruturar uma edificação, ela deve passar por diversos passos feitos através de um planejamento com seu arquiteto especialista de preferência, sem que falte nenhum detalhe para cada fase.
Cada uma possui diversas etapas a serem concluídas e todas têm diferenciadas funções para que essa grande construção esteja sendo realizada de um modo legal e que não tenha riscos nenhum no futuro.
Em média, são dez estágios que compõem a construção de uma residência ou prédio, e aqui estão eles:
- Serviços preliminares
- Infraestrutura
- Supra estrutura
- Cobertura
- Esquadrias
- Revestimentos
- Instalações hidrossanitárias
- Instalações elétricas
- Pintura interna e externa
- Cerâmica
Independentemente se é o começo ou fim, todos possuem grande importância, pois são indispensáveis para uma edificação para que esteja por completo.
Mas hoje falaremos especialmente de um passo que está entre a primeira etapa de serviços preliminares. a fundação de construção.
Saiba como funciona esse importante momento da edificação
A fundação profunda será feita quando a carga da superestrutura for transmitida por meio da ponta e base estrutural, pela lateral ou ambas as partes.
É um dos vários tipos de fundações de ela deve ser assentada em uma profundidade superior ao dobro de sua dimensão e com no mínimo 3 metros de altura.
E, para saber como e quando usá-lo e qual a melhor a opção a se utilizar, primeiramente é feita a sondagem do terreno.
Mas, como esse tipo de fundação é especial para grande obras, esse tipo de serviço será um pouco diferenciado.
O correto a se fazer é a sondagem rotativa, que se consiste em uma investigação geotécnica do local que se destina somente ao solos impermeáveis.
Esse tipo de sondagem consiste em uma perfuração de solo não mais manual, mas sim motorizada. Ela é realizada com um barrilete, que é pressionado e começa a girar simultaneamente contra o terreno, se formando o perfurador de solo.
Por necessitar de ferramentas mais especializadas, o preço desse serviço é alto, mas fique tranquilo se estiver construindo somente uma casa, pois ele é mais voltado para enormes construções.
Outra ferramenta usada em fundações profundas para sua construção após a sondagem do solo, é a estaca. Ela é uma das ferramentas mais importantes que ajudam executar o trabalho , podendo ser crava ou perfurada.
Sua característica pode mudar dependendo de sua necessidade de tamanhos e seções transversais. Esse método é interessante pois, com ela, não é necessário o usa e entrada de funcionários no buraco da obra.
Ela pode se feita de concreto, madeira, aço ou materiais mistos. Sua escolha deverá se pautada com especialistas que estão na obra, sobre qual a melhor para sua estruturação.
Um dos tipos mais usados deste material é a estaca raiz. Elas são escavadas com equipamentos de rotação e tem uma forma circular e pode atingir até 50 metros de altura com 80 até 500mm de diâmetro. São usadas tanto em rochas e matacões como em solos.
Ela é produzida diretamente no local designado para as perfurações, justamente por se adequar ao tamanho de seu pedido. Sua movimentação é rotopercussiva e é inteiramente armada em seu comprimento.
Enfim, a estaca raiz possui diversas vantagens, como o poder de perfuração e atravessamento de todos os tipos de terrenos, independentemente de sua natureza. Ela não possui vibração quando executada e podem ser usada em locais de difícil acesso.
Suas desvantagens são seu custo elevado comparado aos outros tipos de opções e geram uma grande quantidade de desperdício de água e consomem bastante produtos como cimento e ferragens da obras.
Assim como todas as coisas, tudo tem seus dois lados. Por sua resistência e força, ela é totalmente benéfica, mas é necessária somente em construções grande, como superestruturas, prédios, hotéis e afins.
Caso você esteja procurando outros tipos de opções para sua casa, opte sempre pelo custo benefício de estacas e materiais de construções, pois quanto maior a qualidade, melhor você viverá e menos manutenções terá que fazer no local, independentemente se for uma cada ou um local comercial.
Com essas dicas sobre a base de uma fundação e quais seus métodos, é possível começar a pensar em orçamentos e se vale a pena construir algo de seus sonhos.
Comece a colocar suas ideias no papel e não se assuste com a quantidade de coisas a se fazer, pois é totalmente possível.