Fontes de energia sustentável no setor imobiliário
A energia elétrica está ao alcance da maioria das pessoas, com a instalação fornecida por concessionárias, que usam os rios como a principal fonte para as hidrelétricas.
Este tipo de estrutura acaba alterando boa parte da natureza, represando áreas habitadas por fauna e flora local.
Por isso, pesquisadores têm buscado o fornecimento de energias alternativas, que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, e têm encontrado na luz do sol uma solução sustentável, com alcance para qualquer um, na maior parte do planeta.
Energia solar viável para todos
O uso de energias renovaveis já é uma realidade para muitas residências e empreendimentos comerciais nos dias de hoje.
Entre os diversos serviços possíveis, complexos hoteleiros têm se aproveitado da luz do sol como fonte de energia dos aquecedores de água instalados nas piscinas que ficam disponíveis para os hóspedes.
Centros hospitalares usam placas solares como fornecedor de baterias elétricas, para que equipamentos de uso contínuo, não sofram com os apagões, quando as concessionárias não conseguem fornecer energia de modo satisfatório, em alguns locais.
Já os condomínios residenciais têm colocado em pauta, nas reuniões de moradores, a instalação de energia solar residencial.
Nesse caso, é possível aproveitar a parte superior dos prédios e telhados de garagem como locais de posicionamento de placas que captam a luz do sol e alimentar a iluminação de áreas comuns, como parques, quadras e áreas de lazer dentro do próprio condomínio.
Os corredores internos dos prédios também consomem este tipo de energia, já que não precisam ficar ligados diuturnamente, e ainda trabalham com a arquitetura e a luz natural com vidros nas janelas.
Até mesmo a água da piscina pode ter uma temperatura agradável durante o ano todo, com o uso de aquecedores cumulus, usando tecnologia de placas solares, interligada aos filtros e bombas destes equipamentos.
As torneiras de banheiros e cozinhas, assim como os chuveiros, também podem ser beneficiadas com a disponibilidade de água quente, bastando a instalação de misturadores para que tenha água na temperatura ideal para cada um.
Instalação e manutenção do sistema
Para se beneficiar da luz do sol e estar entre as pessoas que se preocupam com a natureza, é preciso verificar qual o tipo de de fornecimento de energia será instalada em uma casa.
Com o desenvolvimento da tecnologia aplicada na energia solar, em pouco tempo ela será viável para todos os setores, tanto residencial quanto comercial, podendo atender até mesmo as grandes indústrias.
A instalação deste tipo de equipamento depende de alguns fatores, que devem ser considerados e, por isso, um projeto pode ser ideal.
A busca por empresas especializadas, que realizam este tipo de serviço, vai ajudar a escolher o modelo correto para atender de maneira satisfatória o fornecimento de energia em todos os cômodos da casa e alimentar os mais variados equipamentos eletrônicos.
Além disso, é preciso atentar para alguns detalhes, como:
- Estrutura do telhado deve suportar peso das placas solares;
- Reservatórios de água devem estar disponíveis;
- Preparar sistema hidráulico que atenda as necessidades;
- Manutenção preventiva deve ser realizada anualmente.
Assim, a instalação e manutenção das placas solares e de todo o sistema elétrico deve ser feita por uma empresa devidamente registrada.
Isso porque há serviços burocráticos que devem ser realizados, pois se houver excesso de energia acumulada, esta pode ser disponibilizada para a rede elétrica da concessionária e o proprietário do imóvel ter um retorno financeiro.
Consumo de energia pode diminuir
Para os empreendimentos imobiliários que já possuem a energia solar como fonte de eletricidade, é possível aproveitar para fazer uso de equipamentos que têm alto consumo de energia, mas que podem ser adaptados a estas redes de energia renovável.
É o caso da instalação de ar condicionado central, que mantém a temperatura ambiente de todos os cômodos agradável, tanto em dias quentes como nos dias mais frios.
Se a instalação for feita de maneira correta, é possível ter quartos, salas, cozinhas e áreas de serviço sendo resfriados de acordo com a necessidade de aumento ou diminuição de temperatura.
Quando um equipamento não está funcionando de forma regular, precisando de uma limpeza e troca de filtros, por exemplo, é preciso realizar o conserto de ar condicionado de janela.
Para isso, é interessante contratar uma empresa especializada, para verificar possíveis defeitos e necessidades de manutenção. Se tudo estiver em ordem, até mesmo o consumo de energia irá diminuir, proporcionando uma economia doméstica eficiente.