Ferramentas reforçam segurança durante obras
O gerenciamento de um canteiro de obras é uma responsabilidade que pode ser compartilhada entre diferentes profissionais com conhecimentos técnicos apropriados, como engenheiros e arquitetos.
De acordo com o tamanho de uma construção, o número de funcionários trabalhando ao mesmo tempo pode ser grande. Sendo assim, é preciso que o projeto arquitetônico conte com um planejamento de segurança englobando todos os trabalhadores, além de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas ao longo dos processos.
As normas regulamentadoras de proteção estabelecidas por órgãos públicos fiscalizadores e entidades de classe prezam pelo bem-estar e saúde dos funcionários de maneira obrigatória.
Além disso, com a segurança vigente, o ambiente de trabalho fica organizado, refletindo nos resultados finais do projeto.
Estratégias de atuação em áreas perigosas
A construção de um empreendimento imobiliário sempre apresenta riscos de acidentes que devem ser previstos de antemão. Seja uma casa ou um conjunto habitacional, todo o projeto deve prever situações que ocorrem desde a preparação do terreno e verificação do solo.
As empresas de planejamento e gerenciamento de obras desenvolvem projetos específicos para cada situação, com o emprego de máquinas e ferramentas apropriadas, assim como a ação de profissionais capacitados para cada serviço realizado.
Além da presença de engenheiros e arquitetos, os canteiros de obras contam com:
- Ajudantes e pedreiros;
- Eletricistas e encanadores;
- Marceneiros e serralheiros;
- Operadores de máquinas e motoristas.
A função exercida para cada profissional é importante, pois evita que pessoas não autorizadas permaneçam no local. Assim, não corre risco de nenhum tipo de acidente e nem atrapalham o desenvolvimento dos trabalhos.
A formalização de parcerias empresariais é uma vantagem econômica e com possibilidade de disposição de diversos maquinários e equipamentos, além de contar com profissionais específicos para a operação de forma correta e produtiva.
Dessa forma, as locadoras de equipamentos para construção civil SP tornam-se parceiras ao longo de todo o processo das obras. Isso garante trabalhos mais rápidos e que podem atender ao planejamento estratégico dentro do período determinado.
As exigências de equipamentos de proteção individual e coletiva também devem ser obrigatórios e estabelecidos desde o princípio.
Com isso é possível reforçar a segurança e proteção de todos os funcionários e demais envolvidos, evitando acidentes e doenças ocupacionais, inclusive de prestadores de serviço terceirizados.
Projeto de combate a incêndio no canteiro de obras
A partir do momento que uma construção passa a contar com elementos inflamáveis, como veículos e máquinas movidas a combustível fóssil, é preciso empregar um sistema de alarme de incêndio e treinamento dos profissionais que atuam nos canteiros de obras em casos de pânico.
Os cursos podem ser realizados de maneira constante, conforme as etapas da construção evoluem e os elementos são empregados no empreendimento imobiliário.
Assim, é preciso identificar os espaços com placas sinalizadores e a instalação de equipamentos de combate a incêndio, como mangueiras e hidrantes.
O projeto desse tipo de serviço deve constar desde o início, com aprovação de órgãos fiscalizadores, indicando aprovação por meio do laudo de verificação do corpo de bombeiros local.
O investimento em um conjunto de extintor de incêndio preço varia de acordo com a quantidade de aquisição e os tipos oferecidos pelo mercado.
Manutenção dos serviços também é proteção
A finalização de uma etapa de trabalho dentro de um canteiro de obras não significa que todo o serviço está realmente finalizado. Há diferentes processos de construção que precisam de acabamento, encaixe e adaptação de materiais da construção.
Dessa forma, é preciso garantir que nenhuma pessoa ou animal tenha acesso a um piso que acabou de receber o tratamento de uma alisadora de concreto aluguel que vai receber o acabamento final como pisos de madeira ou porcelanato, por exemplo.
Os profissionais responsáveis pela administração do canteiro de obras devem indicar modelos que garantem a manutenção dos serviços realizados, impedindo o acesso de maneira apropriada. Isso fortalece a proteção dos funcionários que trabalham no ambiente e evitam ter de refazer tarefas finalizadas.
Além disso, o mercado oferece a grade de proteção preço de locação com ótimo custo-benefício, pois é possível garantir a cobertura do espaço com o número necessário de elementos, sem sobrar ou faltar dentro do canteiro de obras.
É importante reforçar que a contratação de profissionais para tarefas específicas e com conhecimento técnico em cada segmento reforça a segurança e proteção de todos os envolvidos.
As análises preliminares e ao longo do processo da construção de uma obra, assim como a verificação de riscos ambientais projetado por profissionais é fundamental. Dessa forma, é possível respeitar todas as normas regulamentadoras e legislação vigente em relação à fauna e flora.