Fácil, rápido e bonito: conheça mais sobre a construção contemporâneas

Antes de falar sobre construções contemporâneas é muito importante entender o contexto de como surgiu essa ideia. Essa roupagem se deu origem no final dos anos 1980 e início de 1990.

Trata-se de um estilo da pós-modernidade e que se sustenta até hoje. É uma das opções que mais caem na graça das pessoas ao pensarem em reforma ou construção.

Ela é uma arquitetura atual e não segue um padrão ou uma linguagem única. O ponto a ser destacado, é que cada um tem à sua maneira de enxergar o passado.

Tirar conclusões sobre ele e daí recriar, reinventar tudo à sua maneira e nessas releituras vem à tona novos-clássicos da arquitetura, ou seja, o passado volta para complementar o moderno.

Venha conhecer as 3 características da arquitetura contemporânea

Se está pensando em reformar algum ambiente da casa ou ela toda, e quer inovar e apostar nessa arquitetura contemporânea, veja as 3 características dessa concepção:

Tecnologia

Alguns arquitetos com sua criatividade, incorporaram novas e diversas tecnologias na arte contemporânea, com isso agregou-se o uso de materiais como, por exemplo, a laje alveolar balanço, e de tecnologias avançadas da construção.

A adição de programas específicos para formulação de projetos, foram fundamentais para todo o restante das etapas de criação, ajudando na economia e flexibilidade do trabalho.

O resultado para se aderir essa arquitetura, é apostar em itens decorativos de bons materiais: estrutura de metal com acabamento em fibra sintética é um exemplo que alia força e beleza.

Sustentabilidade

Além de causar melhoria no design, a tecnologia concede a livre experimentação utilizando/ mesclando materiais mais sustentáveis, garantido um resultado eficaz. Veja exemplos de prática eco amigáveis nessa arquitetura:

  • Usar materiais não tóxicos;
  • Usar materiais recicláveis;
  • Usar materiais naturais;
  • Valorização da luz natural;

Aplicando na prática o que isso quer dizer? Aplicar a sustentabilidade na arquitetura contemporânea, é adquirir móveis artesanais.

Como, por exemplo, um banco de madeira com fitas náuticas. Elas são matérias-primas naturais, resistentes e não tem descarte compulsivo.

Contraste

O contraste é a marca do pós-modernismo, a arquitetura contemporânea valoriza as formas distorcidas e fragmentadas, deixando de lado o desenho linear.

Devido essa característica fora da caixa, muitas pessoas acreditam que esse estilo é um “caos controlado”, uma arquitetura raivosa e agressiva, futurista e impactante.

Aplicando na prática, é valorizar e buscar usar peças artesanais, prezando a mão de obra local e as fibras sintéticas, que misturem um processo industrial.

Agora que já conhece todas as características dessa construção contemporânea, crie possibilidades juntando as três ou escolha uma, para brincar na hora de reformar sua casa.

Lembre-se, solicitar o auxílio de um profissional da área para recomendar qual o melhor tamanho e tipos de paredes pré fabricadas, por exemplo, podem ser usados na obra, entre outras dicas.

Assim, sua reforma ou construção não ficaram somente no mundo das ideias e, sim, serão colocados em prática.

Casa contemporânea e seus nuances

Antes de construir uma casa que atenda esse padrão de estilo contemporâneo, o ideal é colocar o projeto da casa em uma planta.

Para uma melhor visualização do que precisa fazer. Aqui também pode incluir materiais e tudo o que precisar para edificação da obra:

  • Bloco de concreto pré moldados preços;
  • Ferramentas necessárias;
  • Posições dos objetos e móveis que irão compor a casa;
  • Se terá jardim ou não e como ele pode ser elaborado;
  • Como será a distribuição, quantos repartimentos terá e separação de cada cômodo;
  • Se a casa irá ter área de lazer e qual será o seu formato;
  • Pesquisar quantos pisos pré moldado preço metro quadrado;
  • Planejar como será a porta de entrada, inclusive de que tipo;
  • Portas, louças e janelas.

Portanto, quanto mais itens for colocado, mais a probabilidade de sucesso na obra. Ainda seguindo esse pensamento de descrever tudo em uma planta, com milhares de detalhes possíveis.

Também é viável estudar os tipos de materiais da estrutura que a obra terá como, por exemplo, escolher entre colocar painel de concreto pré fabricado.

Ou uma porta de madeira com furos para servir de divisória entre um ambiente ou outro da casa. Toda construção ou reforma que é planejada.

E desenha em uma planta, ou gerenciada com todos os detalhes precisos, há grandes chances de se prevenir de imprevistos como, por exemplo, o atraso da laje alveolar protendida para moldar os andares.

Ademais, levando isso em consideração, é só curtir a obra com rédeas curtas para o sucesso da construção.

Mais um detalhe importante: não é porque se intitula construção contemporânea, que precisa ficar preso a este estilo. Lembre-se: essa idealização de arquitetura preza o novo.

Então, misturar outras tendências como o modernismo e/ ou o minimalismo, na medida certa e que harmonize como um todo, pode dar um realce magnífico e elegante.