Evite erros comuns em construções

Quando começamos a trabalhar ou entramos em contato com o segmento da construção civil, começamos a entender alguns aspectos, serviços e equipamentos que são essenciais para que uma edificação ou superestrutura possa ser erguida corretamente.

Como esse ramo é muito complexo e necessita de muitos produtos e serviços para se compor, acaba se tornando trabalho e muitas vezes custoso, pois muitas máquinas são necessárias para construções.

E um dos mais usados nos canteiros são as empilhadeiras, essenciais para uma boa logística e carregamento mais facilitado de cargas e todos os outros componentes que são necessários serem movidos, sejam eles leves ou pesados.

E para que você entenda mais sobre esse produto e é seu funcionamento perante esse ramo profissional, acompanhe este artigo, pois iremos lhe explicar a sua importância e desempenho quando necessitada.

A empilhadeira e suas funções na construção civil

Equipamento usado para ajudar na movimentação de carga, a empilhadeira pode ter vários formatos e tamanhos. Pode carregar de 0 a 16.000kgs e funciona no carregamento de sistema de pallets.

Ela deve ser feita com materiais resistentes e pneu maciço para empilhadeira para que possa ser resistente em sua função, que é armazenagem, recebimento e carregamento de elementos de um ponto para o outro.

Seu segmento possui alguns tipos e modelos que são vendidos nos mercado. São eles:

  • Empilhadeira elétrica (funciona a base de energia elétrica)
  • Empilhadeira natural (força e trabalho braçal)
  • Empilhadeira a gás
  • Empilhadeira a diesel
  • Empilhadeiras portuárias

Cada um desses tipos possuem a mesma função, mas existem algumas diferenças como o tamanho e formato. Caso necessite carregar em grandes escalas, opte por elétricas e portuárias, e caso sejam médias e pequenas, pelo restante.

Muitas empresas de construção hoje em dia optam tanto pela compra ou pelo aluguel desse tipo de material, dependendo de sua necessidade e fluxo de uso. Há um enorme mercado sobre isso, e explicaremos a seguir.

Comprar ou alugar uma empilhadeira?

Hoje em dia a locação de empilhadeira se tornou algo comum no segmento da construção civil e em meio aos canteiros de obras.

Elas são muito necessárias, mas diversas vezes, uma empreiteira não compra nenhum tipo de maquinário mais, optando a locação.

Isso se dá pois a partir do momento em que você não possui um equipamento como este, as responsabilidades por um todo não se tornam suas.

Ou seja, qualquer tipo de manutenção ou defeito que ocorrer em seu uso, quem irá resolver é a empresa locadora especializada.

Por isso às vezes comprar empilhadeira não vale tão a pena quanto locar uma dependendo da sua situação, para não ficar largada em um depósito quando não mais usada, sem falar que, em um momento, ela não será tão modernizada quando as outras.

Ou seja, para ter sempre uma máquina como essa operando em seu ambiente de obra, é interessante que seja sempre a de última geração e mais modernizada, para que cada vez mais possam melhorar seu trabalho.

Manutenção de reparos de empilhadeiras

A manutenção desse tipo de equipamento, dependendo de qual será feita, é mais dificultosa. Como é um maquinário específico, precisa sempre estar sendo revisado para que não haja defeitos maiores.

A manutenção preventiva deve ser feita para detectar possíveis falhas, evitar grandes defeitos, prolongar sua vida útil.

O mecânico de empilhadeira deve estar sempre alerta com qualquer tipo de comportamento que não seja normal dessa máquina.

Alguns métodos de reparo e prevenção são:

  • Detectar falhas
  • Detectar segurança
  • Redução de consumo
  • Garantia de funcionamento

Com tudo isso, a redução de custos e também de desperdício que ela pode causar diminui, pois estará funcionando perfeitamente.

Ou seja, todos os problemas relacionados ao seu corpo e funcionamento serão responsabilidade da empresa que é dona dessa máquina.

Caso ela quebre ou tenha algum defeito, ao invés de desembolsar mais dinheiro, é só ligar para a locadora, que ela enviará um técnico especializado para fazer a manutenção de empilhadeira.

Conclusão

Uma empilhadeira é muito importante para um ambiente grande e que necessite de uma logística rápida de materiais pesados que necessitem serem carregados e descarregados.

Enfim, é totalmente essencial por todos os pontos que foram falados e sem elas, tudo seria muito mais difícil nesse meio e as obras poderiam durar muito mais tempo do que sabemos que dura.