Etapas da construção civil e serviços especiais
O desenvolvimento da humanidade e a expansão das cidades provocou mudanças profundas no meio ambiente, nos mais diversos lugares do mundo. A sociedade moderna ocupa os mais diferentes espaços, concentrados em centros urbanos que oferecem construção e facilidades das mais variadas.
Entre as necessidades primordiais está a moradia, setor em que a construção civil oferece as mais diversas estruturas imobiliárias, de casas e apartamentos até mansões e coberturas exclusivas com um visual arrebatador.
Para isso são utilizados os mais diversos insumos, para as mais variadas atividades realizadas por profissionais e técnicos em áreas distintas.
Desde a fundação até o acabamento é possível encontrar os materiais da construção civil que funcionam sozinhos, como as estruturas de ferro, até aqueles que são compostos por diferentes insumos, como o concreto formado por areia, pedra e cimento.
Da base de sustentação até o telhado da construção
Entre os muitos materiais necessários e utilizados no setor da construção civil, o vergalhão de ferro está entre os primordiais, em diferentes etapas e ambientes. Para formar o concreto armado ele está presente.
Na aplicação de colunas para as paredes, também é necessário o uso dessas barras de aço. Nas vigas de suporte ao telhado, o vergalhão também faz parte, com modelos que variam entre a superfície nervurada, melhor para a combinação no concreto armado, e a lisa, para um acabamento externo que ajuda no visual.
Apesar de ser a base de sustentação de qualquer estrutura imobiliária de alvenaria, a coluna de ferro para construção preço individual relativamente baixo, quando comparado com outros elementos que fazem parte de uma obra.
O que ocorre é que ele está presente em diversos pontos de um imóvel, inclusive sob o solo, formando as sapatas de sustentação da construção que vem a seguir.
Dessa forma, é preciso desenvolver um planejamento orçamentário adequado para que a construção siga as etapas de maneira adequada, sem prejudicar o desenvolvimento do projeto.
Isso inclui discriminar, entre os custos, desde o preço do metro de ferragem armada até o quilo do prego que será utilizado para a instalação da armação do telhado.
Além disso, é preciso verificar outros custos que fazem parte de um canteiro de obras, como:
- Contratação de mão de obra especializada;
- Locação de ferramentas e equipamentos;
- Veículos para aterramento e nivelamento de solo;
- Remoção de resíduos sólidos da construção civil.
Esse último, aliás, é muito importante, para que o proprietário da obra não tome nenhuma multa e possa despachar os resíduos para um descarte adequado. Muitas empresas utilizam, inclusive, as sobras de ferro, concreto e vidro para reciclagem responsável.
Energia elétrica compatível com equipamentos
As ferramentas e maquinários utilizados em um canteiro de obras e que necessitam de energia elétrica precisam de pontos específicos para a alimentação.
Seguindo o projeto da estrutura imobiliária, o contrato com empresas de instalações elétricas garante a instalação tomadas e pontos de iluminação.
Esse serviço depende da disposição do fornecimento de energia de uma concessionária pública ou privada e a partir do poste de entrada, fazer a distribuição por toda a área disponível.
Verificação de acessórios de combate a incêndio
A segurança em um canteiro de obras deve ser formalizada desde o início dos trabalhos. Os órgãos fiscalizadores e entidades de classe podem solicitar documentos prévios e a presença de um responsável para que possa esclarecer dúvidas e apresentar os equipamentos de segurança individual e coletiva.
Em conformidade com as normas regulamentadoras, a partir de uma determinada etapa da obra, passa a ser necessário a implementação de uma mangueira de bombeiro em local de fácil acesso, em conjunto com um hidrante, para evitar qualquer tipo de acidente.
Esses acessórios fazem parte de construções em que os materiais podem oferecer algum risco de incêndio, como a madeira.
A sinalização dos ambientes também deve ser providenciada, para que os trabalhadores possam seguir um caminho adequado, caso ocorra um princípio de pânico.
O projeto pode ser apresentado pelo profissional responsável, como um engenheiro ou um arquiteto, além de manter um contrato com uma empresa especializada em manutenção de extintores, para que sejam disponibilizados os mais variados tipos de combate a incêndio, entre eles as classes:
- A – madeira e apara de papel;
- B – líquidos inflamáveis;
- C – equipamentos elétricos;
- K – óleos e gorduras.
Os extintores utilizam água, gás carbônico pó químico, conforme a classificação indicada no corpo do cilindro. A formalização de uma equipe de corpo de bombeiros civil é ideal para garantir a segurança de todos.