O que é necessário na estrutura de um galpão?

A construção de galpões industriais está se tornando cada vez mais comum, pois a sua utilização está sendo feita em diversos tipos de obras.

No passado, os galpões eram utilizados apenas quando a obra era muito grande. Contudo, com a queda no valor da estrutura metálica, mesmo as construções de pequeno porte começaram a utilizá-la.

Residências, oficinas, estabelecimentos comerciais, indústrias e outras construções civis podem optar pela construção de galpão.

A escolha por um galpão industrial pode acontecer por diversos motivos. Em alguns casos, a empresa não tem mais espaço físico instalado que seja suficiente para lidar com o aumento da demanda, ou também não possui espaço disponível destinado a receber os projetos de expansão.

Sendo assim, é necessário obter um novo local, como um galpão, mas que tenha toda a infraestrutura necessária para que a empresa continue operando de maneira produtiva.

Como escolher um galpão industrial

Para fazer a escolha de qual é o tipo de galpão industrial mais adequado para as suas necessidades, é preciso levar em consideração algumas características. A modernidade é um desses aspectos que é bastante relevante.

É necessário contar com uma construção ampla que possibilite montar todos os equipamentos, respeitando as medidas de segurança por meio da adaptação da área.

Encontrar uma planta industrial que apresente todas as especificações solicitadas pelo cliente não é uma tarefa muito fácil, pois as construtoras já possuem os Layouts pré-definidos.

Uma das principais funções de uma estrutura metálica espacial é fazer com que haja uma grande quantidade de vãos, reduzindo o número de pilares, fazendo com que a edificação possua um espaço útil com mais amplitude, podendo ser melhor aproveitado.

Além disso, pensando em custos, ao optar por um galpão industrial, os custos da construção sofrem uma queda. Para realizar essa escolha de maneira correta, é indicado fazer alguns questionamentos, como:

  • A empresa que vai projetar o galpão é de confiança?
  • Qual vai ser a utilidade do galpão?
  • A mão de obra escolhida é qualificada?
  • A estrutura do galpão oferece a segurança necessária?

A partir dessas respostas, é possível obter um direcionamento melhor para realizar ou não a aquisição de um galpão industrial.

Uso de cobertura metálica

O uso de cobertura metálica vem crescendo muito, principalmente em grandes centros urbanos. Hoje em dia, muitos prédios possuem cobertura metálica.

As suas principais vantagens são que elas possuem fácil execução, além de serem bastante resistentes à impactos e aos agentes externos. Isso não acontece quando a cobertura é feita de madeira.

Para fazer o uso de uma cobertura metalica, é importante se atentar ao tipo e qualidade do material, às ligações entre as telhas, ao acabamento e, o ponto mais importante: se atentar à segurança.

Essa segurança é possível devido a utilização de materiais resistentes, que possuem boa durabilidade e não sofrem desgastes por fatores ambientais. O design também é um fator importante para quem busca cobertura metálica e pré moldados.

Principais tipos de coberturas metálicas

Existem diversos tipos de coberturas metálicas no mercado. As telhas simples são compostas por alumínio ou aço e podem ter formas trapezoidais ou onduladas, com a possibilidade de receber diversos tipos de acadamento. Quando comparadas às onduladas, as telhas trapezoidais conseguem vencer vãos maiores.

Já as telhas termoacústicas são compostas por telhas metálicas convencionais e possuem material isolante no seu interior, como o poliuretano e o poliestireno em espessuras e densidades variadas. Elas também podem ser curvadas, mas esse processo é mais difícil de ser obtido do que em telhas simples.

As telhas zipadas são as mais indicadas para cobrir grandes extensões que possuam pequenas inclinações. A cobertura é feita da seguinte forma: como se fosse uma “costura” contínua  que não deixa frestas entre os perfis e não há necessidade de usar parafusos ou fitas de vedação.

Um outro tipo é o sistema roll-on, possui uma estrutura de apoio composta por treliças que são dispostas de forma paralela, sobre as quais são desenroladas bobinas contínua.

Sendo assim, é feita a criação de canais com o comprimento total da cobertura, sem possuir emendas e também sem sobreposições, conduzindo a águas para fora do prédio.

A escolha do tipo de telha ideal vai variar de acordo com as suas necessidades. Existem diversas empresas especializadas na venda desse tipo de material, é válido procurar pela que melhor atende suas demandas.