Como melhorar a estrutura da sua empresa
Cada vez mais a acessibilidade tem se tornado uma das questões centrais quando o assunto é projeto arquitetônico.
Saindo de discussões puxadas pelo campo estético como se o forro drywall ou outro material é mais vantajoso e oferecendo soluções que tornem o ambiente mais acessível.
Essa preocupação permite que as pessoas, independente de suas limitações, possam transitar com facilidade e usufruir de maneira igualitária do que os ambientes podem oferecer.
No trabalho, esse pensamento deve ser redobrado, já que é função de toda empresa também ampliar as oportunidades de empregos a todos, sem restrições.
Desde a redefinição de peças e móveis, até o piso escolhido, o design trabalhando para criar o acolhimento necessário para quem quer que seja é o fundamento essencial da profissão.
Dentre os fatores necessários para que um ambiente seja considerado acessível, estão:
- Corredores e portas largas;
- Iluminação e piso;
- Móveis;
- Itens de segurança no banheiro.
A lista a seguir oferece algumas dicas relevantes para quem deseja melhorar a estrutura da empresa:
Banheiros
O banheiro é um dos lugares mais propícios a acidentes.
Por isso, há a necessidade de instalar barras de segurança, garantindo, assim, a independência e acessibilidade de todos os que circulam pela empresa.
Além disso, a implementação de bancos articulados também servirá de grande ajuda para quem não consegue tomar banho de pé, caso o estabelecimento queira, e seja necessário, oferecer vestiários mais completos.
Arranjo
Empresas em formatos de escritório, com mesas e cadeiras dividindo o espaço, acabam por ser um terror para a acessibilidade, mas essa dor de cabeça pode ser revertida.
Espaços bem planejados e que sejam considerados versáteis são de extrema importância para as empresas.
A divisão do espaço, feita de maneira racional, permite um melhor aproveitamento da infraestrutura corporativa.
A divisória naval pode ser um ponto positivo nesse processo: oferecendo medidas padronizadas, o material acaba se tornando mais fácil de ser disposto pelo ambiente, auxiliando no objetivo do projeto, que é se tornar mais acessível.
Além disso, ainda se destaca por ser feita com material resistente e mais econômico; perfeição de acabamento; disponibilidade em diversas cores; e ainda permite a colocação de vidro, tornando esteticamente mais bonito.
Alternativa é utilizar o drywall para divisórias. O material proporciona isolamento acústico e proteção térmica, além de fácil manuseio em instalações elétricas e hidráulicas.
O material é considerado inteligente e oferece rapidez e praticidade aos projetos. A escolha dependerá, basicamente, do estilo de cada empresa.
Escritório
Pensar na infraestrutura de uma empresa vai além das paredes, os móveis escolhidos para compor também precisam passar pelo crivo da acessibilidade. E, nesse contexto, a mesa de escritorio é um item importante.
Pensar as estações de trabalho é oferecer melhor condição de trabalho para o colaborador.
Altura, locomoção e outras questões devem ser analisadas no momento de adquirir a mesa.
Essa preocupação fez com que a arquitetura corporativa desenvolvesse móveis que atendessem a alguns requisitos básicos, aliados ao conforto e à beleza.
Sendo projetados para que ocupassem de maneira consciente os espaços disponíveis.
A estação trabalho em l, por exemplo, é um dos formatos mais utilizados. Além disso, ainda é considerado um modelo prático, que não ocupa uma grande parcela do ambiente, aproveitando o canto do cômodo.
Isso oferece melhor locomoção aos cadeirantes, por exemplo, além de auxiliar no projeto arquitetônico que visa a otimização do espaço.
Entrada e saída
A plataforma de acessibilidade foi projetada para oferecer auxílios às pessoas com mobilidade reduzida.
Ideal para bancos, condomínios, escolas, shoppings, comércios e uma infinidade de outros locais com grande público.
Elas podem ser instaladas em diversos ambientes, permitindo aos usuários total autonomia sobre o equipamento.
Outra opção para estruturas que oferecem dificuldade para adequação de escadas e rampas, o elevador cadeira de rodas é um importante aliado para dar acesso ao lugar sem que haja constrangimento para o deficiente.
Dentre as dicas para melhorar os elevadores, já existentes está o aumento do espaço interior da cabine, portas com aberturas amplas, etc.
Seja o funcionário ou o consumidor, ter uma empresa que receba pessoas com deficiências que comprometam a mobilidade é garantir a credibilidade de um negócio que aceita e atende a todos os públicos.
Além da questão social, essa fatia do mercado representa uma importante parcela de público-alvo e força de trabalho ativa para empresas.
Preocupar-se com as questões relacionadas à acessibilidade é acompanhar as questões atuais e modernizar os negócios com elas.