Aprenda a escolher uma lixeira adequada

Já sabemos que existem alguns tipos diferentes de lixeiras e, cada um deles tem uma adaptação melhor com o ambiente em que deve ser inserido.

Não colocaremos uma lixeira para banheiro na cozinha, ou uma lixeira de inox no meio da rua.

Mas, você sabe quantos materiais existem para a produção de lixeiras? Podemos dizer que, esse mercado oferece uma variação grande de produtos, indo das mais simples e comuns.

Os modelos de lixeira

Até as que merecem um olhar mais atento e chegam a ser mais bonitas e luxuosas. Dentre outros modelos disponíveis de lixeiras, temos:

  • Lixeira de metal;
  • Lixeira de plástico;
  • Lixeira de polietileno;
  • Lixeira de fibra;
  • Lixeira de porcelana;
  • Lixeira de ferro.

Utilize o material adequado

E você sabe quais as principais diferenças entre esses tipos e, qual o melhor material para a produção delas? Bom, começaremos falando das lixeiras de porcelana, que são as mais simples de serem explicadas.

A lixeira de porcelana é bem luxuosa e, normalmente, é encontrada em tons de branco. É usada em banheiros e lavabos e é perfeita para dar uma sofisticação ao lugar.

A lixeira de inox é fisicamente mais sofisticada e, ainda assim, é encontrada em cozinhas ou banheiros.

Costumam não ser muito grandes, nem muito caras, também não possuindo um número grande de variações. Na maior parte dos casos, possui tampa e, com essa condição, ela é do tipo lixeira com pedal. Não devemos confundi-la com a de metal, nem de ferro, pois são tipos diferentes.

As lixeiras de fibra são também chamadas de lixeiras de fibra de vidro. Elas são maiores e mais caras. Normalmente, são encontradas em escolas (principalmente de séries infantis), parques e zoológicos.

Provavelmente você já viu uma lixeira que era no formato ou imitava o desenho de um animal ou palhaço, onde a boca estava sempre “aberta” e era ali onde se jogava o lixo.

A lixeira de metal costuma vir em metal aramado telado, parecido com um cesto. Por possuir pequenos furos, ela é mais usada para jogar papéis.

Por causa disso, há uma incidência maior da presença dela em lixos de escritórios, locais de trabalho e ambientes internos na casa, como, por exemplo, um quarto.

Lembrando que ferro, metal e inox, apesar de parecer o mesmo tipo de material, possuem estruturas diferentes.

As lixeiras feitas de plástico, são as mais conhecidas por nós, são bem comuns e também costumam ser baratas, justamente por causa do material utilizado em sua produção.

Costumamos encontrá-las nas cozinhas, banheiros, em caçambas nas ruas ou ainda, do tipo de lixeira de embutir, que encontramos nos postes nas ruas.

Precisamos tomar cuidado com a lixeira de polietileno, que é um tipo de plástico. As lixeiras produzidas com este material, são exatamente as caçambas de lixo, presentes em alguns prédios e condomínios, ruas e eventos. E também as lixeiras embutidas nos postes são desse material.

A lixeira de ferro nada mais é do que, as lixeiras de rua que vemos próximas às casas e prédios. Não se parece com uma lixeira, mas é.

Explicando melhor, são as que estão presas ao chão, como um suporte, e tem um formato retangular, como se fossem uma caixa. Costuma ser usada para colocar sacolas grandes de lixo, para que o caminhão possa recolher.

Conhecendo todos esses tipos de materiais, você já sabe qual deles é o ideal?

Hoje em dia, com toda a questão da reciclagem e da busca de um mundo sustentável melhor para se viver, na hora de comprar uma lixeira para compor o seu ambiente, é necessário que algumas questões sejam levadas em consideração.

Você precisa considerar o porquê de estar procurando uma lixeira e ver qual delas melhor se encaixa na sua necessidade.

Tratando-se de valores, as lixeiras de plástico são as mais baratas. Apesar de serem mais frágeis, são facilmente laváveis e manuseáveis, sendo uma boa escolha para o ambiente.

Agora, se você pensa em dar uma investida maior no produto, a lixeira de inox é uma excelente pedida. Tem uma vida útil longa, portanto alta durabilidade, também é lavável e, ao contrário da de plástico, é extremamente resistente.

Faça a sua escolha de acordo com a necessidade e, não se esqueça de dar uma pesquisada nos preços antes de sair comprando. É sempre bom procurar a melhor opção.