Equipamentos utilizados em uma construção

A construção civil é um setor responsável pela construção de casas, edifícios, pontes e dentre outros. A partir de um projeto bem elaborado por um engenheiro civil, projetistas e arquitetos, essas obras dão suportes a infraestruturas, sendo fundamentais para o desenvolvimento do país.

A construtora é o ramo que atua em conjunto com a construção civil, edificando e tendo uma equipe com credibilidade para a edificação.

Uma das estratégias durante uma construção é ter bons equipamentos, já que eles são fundamentais para desempenhar uma boa obra.

Os equipamentos precisam estar dentro das normas de segurança, para que os funcionários consigam operá-los da melhor forma possível, evitando acidentes de trabalho.

Por isso, muitas empresas do ramo optam pelo aluguel de maquinas. A depender do tempo da obra assim como sua duração, é muito vantajoso realizar o aluguel, já que o fornecedor é quem fica responsável pelo transporte e manutenção da peça, assim como os reparos necessários.

Em uma construção, vários equipamentos são fundamentais, que vão desde os de segurança até os mais tradicionais como betoneira, furadeira, escavadeira, guindastes, andaimes, plataformas e dentre outros materiais.

Mas, existem outros equipamentos e materiais que são importantes em uma obra. Vamos conferir?!

O uso de container em uma obra

O container é uma estrutura utilizada no canteiro de obras, que pode ser em modelos e tamanhos diferentes. O material é utilizado para armazenar equipamentos de forma segura e ainda, serve como um espaço para os funcionários descansarem ou trocarem de roupas.

O container para obras preço pode ser fixo ou desmontável. No caso do fixo, sua locomoção exige caminhões ou suportes mais resistentes, já no caso do desmontável, ele pode ser instalado rapidamente, sem a necessidade de guinchos.

O uso do container é bastante indicado porque ele oferece ampla proteção ao local, sendo eficiente. Outra vantagem é que ele é feito com chapas de aço, se tornando ainda mais resistente.

O uso de andaimes na construção

Os andaimes são materiais resistente muito presentes em uma obra da construção civil. Eles se encaixam, montando uma estrutura firme para suporte dos funcionários e de cargas.

Além disso, esse material oferece segurança aos funcionários, sendo necessário em obras com altura ou em construções com mais de um andar.

Um dos exemplos é o andaime fachadeiro. Esse tipo de andaime ajuda na circulação dos funcionários para diversos andares da sua área de trabalho.

Em locais mais elevados e fachadas de lugares, esse material é muito necessário. O uso desse tipo de andaime é obrigatório em obra que tenha mais de 4 metros de altura.

A vantagem de sua utilização é que o material é versátil e é utilizado em fases de alvenaria e acabamento, além da manutenção de prédios.

Outro material relacionado à altura que é muito utilizado é o aluguel de guindaste. O guindaste eleva materiais às alturas, sendo fundamental em obras com elevação e andares. Ele ajuda também na movimentação de cargas pesadas.

O uso de mini escavadeiras na construção

Saindo da temática das alturas, outro material da construção importante é a mini escavadeira. Esse equipamento pode oferecer:

  • Conforto;
  • Sofisticação à obra;
  • Fácil manutenção;
  • Melhor desempenho;
  • Confiança e credibilidade em sua operação.

Além disso, esse equipamento oferece um ótimo desempenho para escavar e retirar terra. Geralmente, as escavadeiras são utilizadas no processo de terraplenagem, onde o terreno é nivelado para que o local fique plano e apto para receber a construção.

Outros materiais fundamentais na construção

Existem outros elementos que fazem parte ativamente de uma construção. Um deles é o bloco de concreto. Esse material é utilizado na alvenaria de estrutura, e é considerado um material resistente, que consegue suportar cargas elevadas na construção. O bloco de concreto é formado por cimento, água e alguns outros materiais.

É necessário obter um concreto de qualidade focando em um cimento que possua qualidade, já que ele é a matéria-prima para a realização do bloco.

Outro detalhe é o custo-benefício desse material, que se apresenta como vantajoso. Além disso, o bloco de concreto merece destaque pelo seu acabamento e facilidade em tornar a obra mais ágil.

Por fim, é válido ressaltar que em uma obra, tanto tratando-se de equipamentos como dos próprios materiais, é fundamental focar na qualidade e em parcerias que forneçam bons equipamentos.