Os equipamentos distribuidores de energia
Na sua casa ou na sua empresa, a otimização da energia elétrica é sempre uma preocupação. Ultimamente, vemos os valores desse tipo de serviço sofrer alterações constantes.
E por isso, cada vez mais as pessoas têm pensado em maneiras de economizar, seja no modelo de energia que recebe, ou nos equipamentos.
Além disso, questões ambientais também são fator que tem levado muitos a cogitarem a opção da energia solar. Sendo assim, vamos separar esse texto em dois tópicos, para facilitar a compreensão:
- Energia Elétrica
- Energia Solar
Os dois tipos de energia vão prover o mesmo serviço para você, mas eles vem de fontes diferentes. E a importância desses fornecimentos é obviamente indispensável, seja na sua vida cotidiana, ou na sua empresa.
Independente de qual for a fonte, a garantia de energia, deve ser um fator de atenção de todos, vai muito além do que pensamos.
E o costume da presença do serviço, dispersa nosso entendimento da grandiosidade do processo, por trás dessa condução de energia.
Energia Elétrica
A mais usual, a própria constituição brasileira garante que todo cidadão tem direito a esse tipo de fornecimento.
Ainda que muitos lugares do país não contem com esse serviço.
Ele ainda tem crescido e se expandido para alcançar mesmo os locais mais distantes, como zonas rurais. Em áreas urbanas, a energia elétrica é literalmente visível, já que nossas ruas são repletas de fios condutores.
A energia elétrica é gerada e distribuída por empresas que são responsáveis por garantir esse fornecimento. Mas, atualmente, esse tipo de energia já não é mais sustentável de maneira ecológica, já que depende de grandes usinas.
Ainda que hoje já existam projetos, como a energia eólica, que produz energia através da movimentação de grandes “cata ventos” geradores de energia.
O processo ainda é muito caro e está longe de poder substituir as usinas elétricas. E ainda como fator relevante, cada vez mais, esse tipo de energia tem sido afetado por alterações constantes de valores em suas cobranças.
Além disso, uma vez que foi feito o transporte dessa energia até sua rua, fica por sua conta cuidar de equipamentos como o quadro de distribuição de energia.
Que é o responsável por controlar e direcionar a energia a cada área do espaço. Então, se você tem uma empresa, além da montagem de quadro, você ainda tem que se preocupar com um adendo, o gerador de energia.
Afinal, como comércio, você não pode ficar sem receber energia para sua movimentação. A manutenção de geradores, também é um detalhe que sempre deve ser inspecionado.
Uma vez que você possui o equipamento, como esse tipo de aparelho armazena grande quantidade de energia, a segurança dele deve ser tão importante quanto sua instalação.
Energia Solar
A energia solar no Brasil já não é mais só um fator ecológico e com o barateamento (lento, mas existente) desse tipo de processo, está cada vez mais possível a instalação.
Este sistema de energia em casas e empresas, pode promover diversas vantagens para os usuários e o meio ambiente.
A energia solar, ou sistema fotovoltaico, é responsável por converter energia recebida pela luz solar em energia elétrica, através de placas condutoras e conversoras de energia.
Sendo que esse esse tipo de instalação, pode receber ainda um tipo diferente de quadro de energia, chamado quadro elétrico fotovoltaico.
Que garante que picos de energia, como raios, não atravessem a condução de energia, que só distribui um valor estipulado de energia.
Essa caixa de distribuição, não só vai conduzir a energia necessária, como vai proteger equipamentos eletrônicos e industriais de curtos causados por tempestades.
O que é bem comum em lugares tropicais como o Brasil. Veja algumas das vantagens da energia solar:
- Ecologicamente Correta;
- Redução na Conta de Luz;
- Valorização Imediata do Imóvel;
- Baixa Manutenção;
- Longa Vida Útil.
Esse tipo de energia ainda possibilita que locais mais distantes e rurais, que ainda não receberam a energia elétrica, possam receber uma forma de condução.
Então, mesmo que de imediato, o investimento pareça caro, a longo prazo, com a redução da conta em valores de até 80%, os custos de instalação são compensados.
Além da garantia de valor agregado a seu imóvel. Por isso, não tenha medo, sua casa e empresa não só vão colaborar com o meio ambiente, como ainda vão ser fonte de redução de custos.