Entenda pra quê serve a ponte rolante

A ponte rolante é um equipamento amplamente utilMontagem izado no setor da indústria, operando em linhas de montagem ou produção e para entrega ou armazenamento de produtos.

Trata-se de uma estrutura metálica disposta no sentido horizontal que é composta por vigas e trilhos que suportam peso de até 300 toneladas. A utilização desse equipamento apresenta características e vantagens como:

  • Otimização do tempo;
  • Facilidade na movimentação e transporte de materiais e produtos;
  • Melhor aproveitamento do espaço em áreas reduzidas;
  • Maximização do espaço para armazenamento de materiais e produtos;
  • Alta capacidade de transportar quantidade maiores de itens de uma vez só;
  • Aumento significativo na produtividade;
  • Diminuição de gastos (em relação a outros meios de transporte para a mesma finalidade).

A ponte rolante é uma ferramenta utilizada para montagem industrial

A ponte rolante é usada no setor industrial, especificamente na área de produção de segmentos como, por exemplo, mecânica, química e farmacêutica e que pode ser empregada quando algumas circunstâncias se apresentam.

Por exemplo, quando é preciso mover cargas cujo peso é muito grande, e a movimentação não pode ser realizada por forças humanas individuais ou coletivas; quando empilhadeiras (manuais ou elétricas), guindastes, talhas e outros equipamentos de movimentação de cargas não são adequados à situação em questão; e quando o custo-benefício e a produtividade de outros meios de montagem industrial, elevação e movimentação de cargas, são inferiores.

A Norma Regulamentadora 11 do Ministério do Trabalho estabelece as medidas de segurança para a operação dessas estruturas elevadas e/ou que suportam altas cargas.

A cláusula 1.3. desta norma pretende assegurar, sob forma de legislação, as precauções primordiais para a fabricação e armazenamento do maquinário responsável pelo transporte de materiais e objetos.

Os cálculos anteriores às fabricações dos equipamentos devem ser realizados com exatidão para que, desta forma, seja possível garantir a maior resistência e segurança na realização da tarefa, tanto das máquinas como de seus operadores.

A única forma de assegurar que a ponte rolante seja uma estrutura metalica calculada e construída de maneira a oferecer as necessárias garantias de resistência e segurança é adquirindo estes equipamentos de fornecedores que possuam pessoal técnico qualificado, registrado e que forneçam a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Estado onde o equipamento será instalado.

Para garantir que a ponte rolante seja conservada em perfeitas condições de trabalho é necessário que o usuário encontre empresas prestadoras de serviço qualificadas, experientes e equipadas para atuar neste tipo de equipamento.

Para o içamento de cargas, a talha é um equipamento fundamental

Caso o material ou produto a ser movimentado, transportado ou armazenado tenha seu peso até 60 toneladas, a empresa pode optar em executar esses procedimentos com a talha manual.

São talhas projetadas para desenvolver com certa facilidade com o içamento de cargas pesadas (até 60 toneladas).

Nesse tipo de talha, o mecanismo funciona através das roldanas.

Essas ferramentas são e funcionam como uma espécie de roda que, junto a um sistema de correntes, possuem capacidade para diminuir o esforço necessário para levantar e transportar materiais e objetos.

Diferentemente da talha eletrica, o içamento da carga se faz manualmente, como o próprio nome indica, através das correntes e funciona com o princípio de redução por meio das roldanas, o que faz com que a força necessária para o içamento de uma determinada carga pela talha seja reduzida, porém, a metragem da corrente a ser puxada aumenta.

As talhas manuais, assim como os outros modelos de talhas industriais, possuem ganchos em ambas extremidades: para sua fixação, e na ponta das correntes, que serve para prender a carga a ser içada.

As talhas manuais têm como principais características: o funcionamento com bastante facilidade e alto nível de segurança, utiliza-se de peças intercambiáveis, alta praticidade no transporte e na instalação de materiais ou produtos e apresentam baixos níveis de necessidade de assistência técnica.

A Norma Brasileira Nº 10401, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa condições e regras a serem exigidas para que o funcionamento de talhas de corrente com acionamento manual seja um serviço feito com qualidade e segurança.

Portanto, é necessário que a contratação seja solicitada em empresas responsáveis, que, além de seguir as normas técnicas da ABNT NBR-10401, ofereçam profissionais técnicos no manuseamento do equipamento e qualificados para o serviço.