O que é Domótica? Entenda como ela pode ser vantajosa para sua casa
Alguma vez você já ouviu falar sobre o que é domótica?
É muito provável que esse seja um termo ainda desconhecido para muitas pessoas, mas quando se fala em automação residencial é possível que você tenha ouvido algo sobre, não é mesmo?
O fato é que domótica, automação para residências ou outros conceitos que possam ser utilizados, referem-se à mesma coisa.
Se você deseja dominar esse assunto, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!
Saiba tudo sobre o que é domótica!
A partir de agora, você vai ficar por dentro de o que é domótica, como pode ser aplicada e quais as vantagens para sua casa.
O que significa domótica?
O que é domótica? Se alguém se apresentasse agora e questionasse sobre o que significa esse termo, você saberia responder?
Vamos à raiz da origem da palavra domótica, que é uma junção de duas palavras: domo (domus ou casa, em grego) e robótica (que é controlar algo de maneira automatizada).
Logo, o termo domótica pode ser tratado como um tipo de tecnologia que permite que as pessoas tenham controle dos recursos das suas casas.
Assim, domótica pode ser utilizado como sinônimo de automação residencial, e é uma forma de tornar a vida das pessoas mais cômoda e prática com a automatização de tarefas habituais em suas residências.
Apesar de parecer algo muito novo, a domótica ou o sistema de casas inteligentes surgiu há algum tempo, nos anos 80, com o intuito de fazer o controle, em edifícios:
- Da iluminação do local;
- Da segurança do local;
- Das condições climáticas do local.
Desse modo, era possível automatizar para as luzes acenderem automática mente quando alguém passasse ou a partir de um determinado horário, para maior controle de acesso de moradores e para aumentar ou reduzir a temperatura de acordo com o clima.
Mesmo que o conceito geral continue o mesmo nos dias atuais, já há muitas outras funções que são possíveis automatizar, graças ao avanço tecnológico.
Agora que você aprendeu o que é domótica, é a hora de saber como ela pode ser aplicada na sua casa!
Saiba como a domótica pode ser aplicada na sua casa: Como tornar casas inteligentes
Até aqui, você pôde ver o que é domótica, a partir do conceito, compreendendo como surgiu a automação residencial ainda nos anos 80 com os primeiros prédios.
Nos dias atuais, cada vez mais esse tipo de tecnologia para automação de funções residenciais torna-se conhecido e é usado pelas pessoas em suas casas.
Para que você possa conhecer mais sobre a domótica, aqui vai uma lista de formas como ela pode ser aplicada em uma residência:
- Automação da iluminação: por meio da aplicação da domótica, é possível automatizar a iluminação residencial, seja por sensores de movimento ou mesmo pela luz natural. O fato é que essa aplicação traz mais comodidade e economia de energia.
- Automação da segurança: é possível utilizar a automação da segurança para detectar, por meio de sensores, problemas como vazamentos de gás ou pequenos incêndios, ou ainda detecção de intrusos, além de fazer o uso do sistema de circuito de TV fechado e fechadura biométrica.
- Automação de persianas e cortinas: essa é uma alta tecnologia, sendo utilizada tanto de modo automático como manual, de maneira a permitir um maior conforto no quarto.
- Automação do controle da temperatura: para ativar e desativar os equipamentos de climatização, como ar condicionado e aquecedores.
Além dessas aplicações, ainda há outras que podem ser feitas, como controlar consumo de água, controle do home theater e muito mais!
Quais as vantagens da aplicação da domótica para sua casa?
Agora que você viu o que é domótica e como ela pode ser aplicada na sua casa, é hora de ver as vantagens desta aplicação para tornar as casas inteligentes.
Assim, as principais vantagens da arquitetura domótica são as seguintes:
- Maior segurança: uma das maiores vantagens da aplicação da domótica em uma residência é a questão da segurança, como acesso às câmeras de onde estiver, e o acesso às mesmas também direto do seu smartphone.
- Maior economia: principalmente a longo prazo, já que por meio do controle dos sistemas de iluminação e de climatização, evitando gastos desnecessários por muito tempo, ainda mais quando não há ninguém em casa.
- Maior conforto: com toda a certeza, o conforto proporcionado pela domótica pode ser considerada como uma das maiores vantagens do uso da tecnologia em uma residência.
- Maior praticidade: outra grande vantagem de utilizar-se da domótica é a questão da praticidade, visto que é possível fazer a automatização de tarefas habituais, como desligar luzes e sistemas de climatização.
Conclusão
Como você viu, a domótica é o uso da tecnologia com o objetivo de automatizar os recursos residenciais, sendo também chamado de automação residencial.
Neste texto, além de ver o que é domótica, você ainda aprendeu como ela pode ser aplicada e as vantagens da mesma para proporcionar casas inteligentes.
Não perca a oportunidade de fazer a automação de serviços como iluminação, climatização e segurança na sua casa com o uso da tecnologia.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é domótica? Se ainda lhe resta alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário para que eu possa ajudá-lo.