Entenda automação residencial e energia solar

Graças aos sistemas de automação residencial, as casas inteligentes que sempre imaginamos e vimos nos filmes são uma realidade. Trata-se da aplicação da tecnologia para facilitar tarefas que antes dependiam unicamente do esforço do morador.

Desta forma, todos os sistemas eletrônicos da residência podem funcionar como um sistema integrado, com um controle que centraliza todas as funções no celular ou tablet, levando em conta os hábitos, gostos e necessidades especiais dos moradores.

O conceito de automação residencial surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, diante das primeiras aplicações industriais de sistemas automatizados. Hoje, a automação de iluminação
permite o acionamento pelo celular ou tablet e, além disso, a cada ano novas soluções são lançadas no mercado.

Paralelamente, a tecnologia também possibilita o uso de energia limpa para abastecer as casas e apartamentos, possibilitando uma independência das concessionárias de energia e até mesmo a economia de recursos a longo prazo.

energia fotovoltaica, produzida a partir da luz solar, pode ser transformada em energia térmica, aproveitada para o aquecimento de água, ou elétrica, para o abastecimento da residência.

Vantagens da automação residencial

Instalações elétricas com sistemas automatizados demandam um investimento considerável, dependendo dos equipamentos escolhidos. Entretanto, como benefícios é possível citar:

  1. Aumento da segurança na residência;
  2. Mais praticidade e conforto no dia a dia;
  3. Possibilidade de programação de cenas inteligentes;
  4. Economia no consumo de energia.

1. Segurança

A segurança é o principal benefício da automação residencial, já que as tecnologias possibilitam o monitoramento das atividades realizadas dentro e fora da casa.

Isso é possível com o uso de aplicativos de câmeras, que são integradas ao sistema de automação, e cujas imagens na maioria das vezes podem ser acessadas pelo celular ou tablet.

2. Praticidade e conforto

A automação residencial iluminação preço possibilita o acionamento de lâmpadas, ar condicionado, irrigação de jardim e outras atividades mesmo estando longe.

Assim, os moradores podem preparar os ambientes antes mesmo de chegar em casa, com gestos simples e fáceis, garantindo mais tempo para aproveitar o conforto no lar.

3. Cenas inteligentes

Com a programação de cenas inteligentes, é possível mudar totalmente a configuração dos espaços com um simples ajuste.

Um exemplo é a “cena filme”, que vai ajustar o ambiente de acordo com a preferência programada, ligando o home theater, fechando as persianas, apagando as luzes e climatizando o ambiente com a temperatura ideal para o momento.

4. Economia de energia

Alguns sistemas de automação residencial incluem dispositivos ou aplicativos capazes de identificar o consumo de energia em cabos e fios.

Isso facilita o mapeamento de maiores fontes de consumo e a criação de estratégias de economia de energia, com a utilização mais consciente. Portanto, a automação residencial contribui até para tornar o consumo mais sustentável nas residências.

Tipos de automação residencial

Os principais tipos de automação residencial estão relacionados à iluminação da casa, sistema de som, sistema de irrigação de jardim, sistema de segurança, controle de janelas e cortinas e do sistema de climatização.

Além disso, os sistemas permitem o controle à distância e acesso por biometria. Na maioria das vezes, as residências contam com uma central de automação, que reúne o acionamento de todos os aplicativos e dispositivos.

Energia solar

Outra solução inteligente e sustentável para as residências é a contratação de empresas de energia solar para a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Os sistemas funcionam da seguinte maneira: a energia solar é captada pelas placas instaladas no telhado da residência, e é convertida em energia elétrica.

Isso é possível devido às células fotovoltaicas, que são feitas a partir de materiais semicondutores e, quando expostas à luz, absorvem fótons, partículas de energia.

O sistema não requer alta radiação solar para o funcionamento, embora a quantidade de energia gerada seja melhor em dias de céu aberto.

Além de ser aproveitada na residência para a alimentação dos aparelhos eletroeletrônicos do dia a dia, o sistema de energia solar pode ser aproveitado para o aquecimento de água para piscinas, torneiras e chuveiros.

A instalação deve ser feita por profissionais capacitados, de empresas especializadas. O dimensionamento adequado das placas, assim como o posicionamento das instalações, são fundamentais para o desempenho dos sistemas.

Assim, tanto o sistema de automação residencial quanto o sistema de energia solar contribuem para o conforto no lar, com possibilidade de economia de energia e adoção de sistemas e hábitos mais sustentáveis.