Energia elétrica: componentes e fontes
A energia elétrica em si é um dos maiores inventos da humanidade, as comodidades provenientes dela, proporcionadas a partir de sua aplicabilidade, são essenciais para uma vida confortável, dinâmica e ágil.
Bem como sua primordialidade na indústria, que não seria a mesma sem ela. Sua existência permite que trabalhos sejam realizados por máquinas, reduzindo consideravelmente o desgaste humano provocado pelo esforço excessivo que algumas atividades exigem.
Mas a energia em si não basta. Para que equipamentos e aparelhos em geral possam ser usados na construção civil, existe uma série de pequenas peças, aparelhos e condutores que são essenciais para a distribuição da energia para residências, comércio e empresas.
Componentes para instalações elétricas
Caixa de entrada de energia é um equipamento fundamental para que a energia possa chegar nas residências, comércios e indústrias em geral.
Denominado como ponto de entrega , esse equipamento está conectado a rede elétrica da rua através de uma rede de fios de dentro do ponto de entrega.
Neste equipamento também está o relógio medidor de luz que registra o consumo de energia de casa, residência ou escritório, disjuntores ou chaves com fusíveis.
Para instalação, é necessário entrar em contato com a concessionária para que seja feito dentro das normas técnicas estabelecidas.
A caixa de luz é outro componente importantíssimo para as instalações elétricas. Conhecido como caixa de passagem, esse pequeno equipamento é responsável pelo encontro e organização de fios da rede elétrica.
Esse material deixa a instalação mais segura. Existem caixas de vários formatos, sendo necessário o auxílio de um profissional para auxiliar na escolha do modelo correto para cada tipo de fiação em determinadas partes da construção.
Fontes alternativas de energias
O gerador de energia é uma das formas de energia alternativa mais conhecidas e aplicadas em empresas, indústrias e residências.
É uma saída para manter maquinários e aparelhos funcionando simultaneamente, sem prejuízo na transmissão de energia ou oscilações no o local. Existem alguns modelos de geradores disponíveis para a venda, são alguns tipos de geradores:
Gasolina;
Diesel;
A gás;
Os modelos a diesel pequenos ou portáteis, são fáceis de transportar, têm uma boa capacidade de geração de energia e podem ser usados, em casos de emergência, para manter o funcionamento de residências em caso de falta de energia temporária
Os modelos portáteis são considerados os menores e seu combustível também pode ser à gasolina. São considerados ideais também para uso em comércios, além de residências.
Apenas tenha cuidado com o uso com frequência, para que, dessa forma, os gastos não ultrapassem seu limite já estipulado no projeto
A diesel, é o modelo mais potente de todos e recomendado para utilização contínua. Geralmente usado em shoppings, hospitais, grandes empresas e indústrias, para auxiliar no funcionamento constante de equipamentos sem interrupção dos trabalhos.
A gás, é um modelo que exige especificações para a sua instalação, precisa estar instalado em locais que possuam fornecimento de energia como gás encanado. A vantagem é o fato de ser o mais barato e limpo dos três tipos de combustíveis disponíveis.
A instalação de gerador de energia deve ser feito por profissionais, principalmente dos modelos movidos a gás natural, onde é necessário fazer uma conexão entre o equipamento e o canos de fornecimentos de gás natural.
Principalmente, para os modelos a gás, busque os serviços de um profissional qualificado para a realização deste trabalho. Não tente realizar esse tipo de instalação por conta própria.
Bem como a manutenção desses aparelhos deve ser feita por profissionais. Não permita que pessoas que não seja técnicos especializados façam qualquer tipo de serviço em seu gerador, isso pode acarretar mal funcionamento no futuro.
Independentemente da eletricidade e das peças utilizadas, seja: caixa de entrada, interruptores ou fios, todos possuem igual grau de importância no exercício de sua função para garantir uma transmissão elétrica limpa, econômica, e com o mínimo possível de picos de energia.
Para realizar a instalação elétrica de sua construção, busque a mão de obra e um engenheiro eletricistas. Esses profissionais são capacitados e treinado para desenvolver todo o tipo de projeto de transmissão de energia; seja para casas, empresas, fábricas ou um pequenos comércios.
O resultado da utilização de uma mão de obra profissional no seu projeto, é a garantia de um trabalho de qualidade, feito com segurança e garantia de serviço.