Saiba mais sobre o encanamento de banheiros

As tubulações de banheiros precisam ser feitas de maneira adequada para que problemas desagradáveis como vazamentos e entupimentos sejam evitados.

Conheça alguns dos itens que farão sua instalação muito mais segura e eficiente.

Conexões

Para montar um sistema de encanamento para banheiro são dois os itens fundamentais: os tubos e as Conexões sanitárias.

Responsáveis pela conexão dos tubos, permitindo o transporte de gases e líquidos nas instalações, as conexões podem ser encontradas nos seguintes tipos:

  • Esfera;

  • Luva;

  • Farpadas;

  • Travamento;

  • Compressão;

  • Finais.

A conexão do tipo luva se encaixa ao do tipo esfera, formando uma única conexão. A esfera farpada, serve para fazer conexão com a mangueira que será usada na tubulação. Ela deve ser usada em sistemas de baixa pressão, pois não têm tanto poder de vedação.

A conexão de travamento possui abas que se encaixam ao objeto conectado de forma a travar o encaixe. Esse tipo de conexão é usada em aplicações mais pesadas como o serviço de esgoto por oferecer forte vedação.

As conexões de compressão precisam do auxílio de uma ferramenta de pressão para serem utilizadas.

As conexões finais são utilizadas na finalização dos processos, servindo para unir as mangueiras. Ainda, é possível usar adesivos e soldas para finalizar o processo de conexão.

As conexões de pvc são o modelo mais comum para utilizações de encanamentos com água fria, suportando variações de até 20º. É possível encontrar os materiais nas versões roscável e soldável.

As conexões soldáveis não precisam de equipamentos especiais para realização do serviço e a união é feita por meio de um adesivo plástico. As principais vantagens deste tipo de conexão são: a facilidade de manuseio, resistência e durabilidade consideráveis.

Já as conexões roscáveis têm como vantagem a facilidade de acesso por serem fáceis de desmontar. Esse aspecto garante praticidade ao fazer manutenção. O modelo também oferece grande resistência.

Além do PVC é possível encontrar também as conexões de CPVC, uma espécie de PVC ainda mais revestido. O CPVC pode ser usado para instalações com água quente, chegando a suportar até 80º. Uma das principais vantagens desse material é a resistência à corrosões e incrustações.

Há ainda os canos PVC esgoto, voltados especificamente para essa aplicação.

Válvulas

Outro componente muito importante nas aplicações sanitárias são as válvulas.

válvula de descarga é essencial no sistema, pois é a responsável pela liberação da água para eliminar o conteúdo do vaso sanitário.

Em um sistema embutido na parede, a água desce direto da caixa d’água em uma ligação direta com o vaso sanitário.

Esse sistema proporciona alta pressão da água, o que gera uma eliminação eficaz dos dejetos. O sistema também é visualmente mais agradável por ser embutido.

Existe ainda, sistemas de descarga com caixa acoplada e com caixa suspensa.

O primeiro é um dos mais usados atualmente, no qual a água fica armazenada em uma caixa acoplada ao vaso sanitário e também há uma válvula para acionamento da água.

Hoje existem no mercado opções com diferentes vazões de líquido para dejetos líquidos ou sólidos. A desvantagem deste sistema é que não há muita pressão na liberação da água.

O tipo de descarga com caixa suspensa é um dos mais antigos existentes. Essa é a aplicação mais simples e barata.

Nela, a tubulação é feita de forma externa e não precisa quebrar a parede para fazer a instalação. A principal desvantagem desse sistema é a parte estética, pois o encanamento fica aparente.

valvula solenoide, como é um aparato com diversas aplicações, também pode ser usada nos sistemas de encanamento de descarga.

Solução de problemas

Um dos problemas mais desagradáveis envolvendo o encanamento de banheiros é o entupimento do vaso sanitário. Existem algumas soluções caseiras que podem ser utilizadas para amenizar ou até resolver o problema.

desentupimento pode ser feito de maneira simples com o auxílio de um desentupidor. Por meio da pressão feita entre o ar e a água, ele empurra a obstrução pelo encanamento.

Para quem não tem o aparato, é possível fazer esse vácuo usando papel filme. Basta colocar algumas camadas do material na tampa da privada, fechá-la e depois dar a descarga.

Existem, também, misturas que podem ajudar a dissolver o conteúdo que causou o entupimento. O uso de vinagre e bicarbonato é uma das soluções mais comuns por conta da efervescência causada por essa mistura, que poderá resolver o problema.

Caso a desobstrução não aconteça, pode ser necessário contratar uma empresa especializada no desentupimento. Essas empresas possuem equipamentos para desentupidora, capazes de fazer um trabalho eficiente.

Os encanamentos de banheiros são uma das principais fontes de preocupação de uma construção, pois precisam ser feitos de maneira adequada e utilizando materiais confiáveis para que não haja problemas.