Elevadores industriais e plataformas de acessibilidade

O elevador é um equipamento muito popular no dia a dia. Podemos encontrá-lo em centros comerciais, shoppings, edifícios, escolas, hospitais, bem como em residências, especialmente, nas casas com mais de um andar, inclusive com plataformas.

A principal função dos elevadores é permitir o transporte vertical de pessoas, materiais e cargas, de maneira eficiente, rápida e simples. Por conta da praticidade, a instalação do equipamento é cada vez mais frequente, em especial, em locais com grande tráfego de pessoas.

Apesar de extremamente moderno e tecnológico, a utilização dos elevadores não é recente. Desde a Antiguidade, especificamente no Antigo Egito, já era possível encontrar aparelhos de transporte vertical de cargas, movimentados por tração humana ou animal.

Mas, foi somente a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, que o equipamento foi modernizado, utilizando a força das máquinas a vapor e, posteriormente, da eletricidade.

Em meados dos anos de 1850, o empresário americano Elis Graves Otis inventou o primeiro elevador de passageiros, criado com um trilho de passagem do cabo e um sistema de garras, que oferecia segurança para os usuários.

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de elevadores, incluindo equipamentos especiais para uso em indústrias e plataformas elevatórias para acessibilidade.

Elevadores de carga industrial: principais especificações das plataformas

O elevador de carga industrial é especialmente projetado para o transporte de materiais na indústria, mas também pode ser usado no segmento de construção civil e comercial.

Normalmente, o equipamento é robusto e tem uma alta capacidade de carga, suportando pesos maiores que 2.300 kg. Entre as principais características dos elevadores de carga, destacam-se:

  • Alta durabilidade e resistência;
  • Excelente agilidade na movimentação;
  • Ótima segurança e proteção para transporte;
  • Garantia certificada pelas normas da ABNT.

É importante ressaltar que existem diferentes modelos do elevador industrial, como por exemplo, o Elevador de Carga Classe A, para Carga Geral de Frete; o Elevador de Carga Classe B, para transporte de automóveis; e o Elevador de Carga Classe C1, para carregamento por empilhadeira motorizada.

As características dos elevadores para cadeirantes

A Lei n° 10.098, de Dezembro de 2000, popularmente conhecida como Lei da Acessibilidade, estabelece as normas gerais e os critérios básicos para a promoção de acessibilidade às pessoas com deficiência física, intelectual, ou que tenham restrição e mobilidade reduzida.

Sendo assim, a legislação estabelece os requisitos principais para assegurar os direitos de ir e vir, promovendo a liberdade e a cidadania.

Caracteriza-se como acessibilidade, a promoção de condições de alcance para utilização de espaços, equipamentos e mobiliários, em vias públicas urbanas e propriedades particulares, bem como em transportes.

Dessa forma, pretende-se evitar qualquer barreira ou obstáculo que impeça o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Lei de Acessibilidade também elenca as normas da ABNT que versam sobre a instalação e a fabricação de equipamentos para cadeirante e deficientes físicos.

Entre as recomendações, a lei versa sobre a plataforma para cadeirante, que é um tipo de elevador usado por pessoas portadoras de necessidades especiais para facilitar a mobilidade urbana e, assim, facilitar o acesso em áreas de desnível.

A plataforma é indicada para locais de difícil acesso, principalmente, em espaços com grande tráfego de pessoas ou em vias públicas.

A plataforma pode ser fabricada em dois modelos principais, que se diferenciam pela forma de acionamento. Assim, tem-se a máquina de tração eletromecânica ou por sistema hidráulico com bomba e pistão hidráulico.

As duas plataformas funcionam automaticamente, permitindo manobras com alto nível de segurança e proteção para os usuários.

Além das plataformas, outro equipamento que permite a acessibilidade é o elevador para cadeirante preço diferenciado. Ele permite o transporte vertical de passageiros, destinado a vencer elevações em muitos locais, inclusive shoppings, comércios, indústrias, hotéis, entre outros.

O elevador também é indicado para espaços onde é inviável na relação comprimento e altura do desnível.

Assim como as plataformas, os elevadores para cadeirantes são fabricados em conformidade com as normas técnicas e recomendações vigentes na Lei de Acessibilidade.

Dessa maneira, tem-se a segurança de um equipamento bem desenvolvido, seguro e com ótimo desempenho.

Para aumentar ainda mais a qualidade, é imprescindível contratar boas empresas para a fabricação e instalação de equipamentos elevatórios, que tenham conhecimento técnico e profissionais habilitados. Também é indispensável o uso de materiais de qualidade, altamente resistentes e duráveis.