Elementos importantes para a segurança do condomínio
Quem administra um condomínio ou mora em um, sabe a importância de cuidar da segurança tanto de sua residência como dos locais externos que são comuns a todos. Esses locais são a piscina, área da academia ou de lazer para as crianças e jovens.
Para manter a segurança, tudo começa desde a construção, com uma boa edificação, instalações e estrutura. Após esse processo, algumas manutenções precisam ser feitas para garantir, de modo preventivo, o bom funcionamento dos equipamentos.
Por exemplo, no caso dos elevadores quem cuida desse processo de manutenção é uma empresa especializada em elevador, assim como uma empresa de cabeamento, que verificará tanto a parte elétrica, como da cabine e botões. Mas, além desses elementos existem outros, como:
- Instalação de alarmes;
- Instalação de câmeras de segurança;
- Contratação de porteiros experientes;
- Presença de quebra-molas em alguns pontos.
Mas, além desses elementos, vamos abordar sobre outros nesse artigo. Não deixe de conferir!
Segurança no condomínio: atenção à parte elétrica
Alguns cuidados referentes à manutenção precisam ser feitos, como citamos no inicio. Uma das partes mais importantes é a parte elétrica e ter atenção quanto ao seu painel de instalação e quadro elétrico é fundamental.
Uma parte elétrica com problemas pode afetar o sistema de aterramento que previne descargas elétricas, assim como pode impedir uma sobrecarga, que poderia causar um principio de incêndio.
Outra atenção importante é em relação à Recarga de extintores SP que serve como um elemento inicial de contenção a incêndios. Além desse material, existem sensores de fumaça que conseguem liberar água e espuma de contenção.
Vidro temperado x vidro laminado: o que você precisa saber?
Quem vive em uma casa ou em apartamento sabe a importância de proteger as janelas e espaços que levem ao externo, como as varandas.
Além disso, no decorrer da decoração do imóvel sempre surge a dúvida sobre qual tipo de porta escolher, para agregar tanto privacidade como segurança em locais internos, assim como os que levam ao externo.
O uso do vidro temperado em diversos locais da residência é bastante indicado por ser muito duro e resistente. Ele pode ser utilizado em:
- Portas;
- Banheiros, por meio do box;
- Fechamento de janelas ou sacadas;
- Entre outros.
Esse elemento não está presente somente na construção civil, mas também em outras indústrias, como a automotiva. Esse tipo de vidro permite a entrada de luz natural, trazendo uma economia no consumo energético, além de agregar sofisticação ao local.
No caso das portas, uma recomendação é utilizar a porta de vidro laminado. Mas, o que seria esse tipo de vidro? Não se preocupe que explicaremos a seguir.
O vidro laminado é considerado um vidro de segurança, por possuir uma película protetiva. Além disso, esse vidro:
- Apresenta isolamento acústico;
- Evita a entrada de raios ultravioletas;
- Apresenta isolamento térmico;
- Apresenta elevada resistência e durabilidade.
Por conta disso, seu uso ocorre tanto em portas, como também em piscinas, varandas e sacadas. Esse vidro também pode ser utilizado em parceria com o vidro temperado.
A utilização do vidro temperado laminado em locais específicos da residência, sem dúvidas, traz muita segurança ao local, além de sofisticação e modernidade.
A usabilidade e importância do gradil
Para áreas externas do condomínio é fundamental estar atento à segurança. Estamos falando de locais como jardins, piscina, quadra para esportes e, até mesmo, os parques para as crianças.
Proteger esses locais com elementos, como telas e alguns cercados, é fundamental para agregar segurança a esses espaços. Outro elemento bastante importante e que pode ser incorporado é o gradil. Comprar gradil é acessível ao condomínio e pode apresentar várias vantagens.
Isso porque os gradis apresentam um encaixe facilitado, além de ser feito com elemento metálico galvanizado e altamente resistente à ferrugem e corrosão. Além disso, esse material pode ser fixado junto com outros elementos tanto no concreto como na terra.
Ainda, os gradis estão disponíveis em variados modelos e formatos, a depender de sua melhor utilização no condomínio. Seu uso também pode ser indicado para os jardins ou, até mesmo, para produção de algumas flores.
Serve também como cercado para proteção de crianças assim como de animais de estimação que circundam as áreas residenciais.
Com a instalação desse material em quadra, o local fica muito mais arejado, com a iluminação correta e ao mesmo tempo seguro. Para quem pretende investir no gradil, seu uso também pode ser visto como elemento decorativo, já que ele está disposto em várias cores e tamanhos.
Além do gradil, é possível instalar em locais externos também os painéis acústicos, para trazer maior conforto térmico aos moradores.