Elementos de decoração valorizam ambientes residenciais
A composição de um ambiente residencial está nas estruturas que formam e transformam o espaço. É preciso empregar a harmonização entre diferentes elementos e sobreposições, unindo móveis, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em uma área que seja confortável visualmente, complementada por objetos que exalam beleza, sofisticação e estilo.
Os cômodos residenciais possuem diferentes funções, logo, é preciso entender que cada espaço vai contar com equipamentos variados, assim como o uso de cores diferenciadas nas paredes e pisos que facilitam a limpeza e proporcionam conforto e adaptação estética visual.
A decoração residencial é o coração de uma residência, transparecendo a verdade e a realidade de uma família, com um visual enriquecido e que tenha a monotonia quebrada por objetos de arte e decoração devidamente posicionados.
Para encontrar o cenário ideal, será preciso atenção aos detalhes, valorizando:
- Cores;
- Texturas;
- Formas;
- Estilos.
As proporções também devem ser respeitadas, percebendo a possibilidade de mobilidade dentro dos ambientes, com espaços funcionais e livres para a circulação segura e agradável.
O trabalho com as cores e texturas pode causar a redução ou ampliação dos cômodos, enfatizados com elementos complementares, como a iluminação ou instalação de um espelho.
Além de toda essa responsabilidade, os moradores devem se identificar com os espaços decorados, formando uma casa ou apartamento em um lugar para ser chamado de lar. Para chegar a um senso comum, as características presentes devem indicar um ambiente harmonioso, respeitando gostos pessoais e particulares de cada indivíduo.
Combinação de ambientes aproveita espaços
Os imóveis residenciais possuem tamanhos variados para todos os gostos e bolsos. A possibilidade de instalação de móveis e objetos de decoração é que fazem um espaço ser melhor aproveitado do que outros.
Cômodos combinados são tendência há muito tempo, aproveitando áreas comuns e facilitando as tarefas domésticas. Muitos apartamentos e casas dentro de condomínios usam dessa técnica, unindo a cozinha americana com sala de estar e jantar, permitindo a comunicação entre os espaços.
Essa integração é muito útil em diversos aspectos, permitindo a interação entre cozinheiros e convidados, facilitando a passagem de elementos comuns, como pratos, talheres, travessas, copos e bebidas de uma parte a outra sem dificuldades.
A identificação visual de espaços e delimitações podem ser adequadas por meio dos serviços de pintura residencial, indicado por cores distintas entre dois ambientes.
Elementos estruturais também podem ser úteis, conforme a instalação de móveis, como sofá e poltrona para a sala e as mesas para realizar as refeições na sala de jantar. À cozinha, ficam reservados os espaços para fogão, geladeira, microondas e pia com torneira.
Iluminação eficiente e descentralizada
A entrada de luz natural proporcionada por janelas bem posicionadas, facilitando também a passagem de correntes de ar, deve ser complementada com um projeto eficiente de iluminação, de preferência com lâmpada de led para gesso, que são mais econômicas, promovem maior claridade e têm alta durabilidade.
O acabamento no teto é uma tendência inteligente, já que os projetos arquitetônicos modernos permitem a descentralização de luminárias, que podem ser colocadas por toda a extensão de um cômodo, proporcionando qualidade e eficiência por todo o ambiente.
Com um custo relativamente baixo em comparação com outros materiais de acabamento residencial, a contratação de mão de obra especializada para a instalação de sanca de gesso é uma forma de enriquecer a iluminação de uma casa ou apartamento.
Técnicas apropriadas para ampliação espacial
Arquitetos e decoradores de ambiente são profissionais que trabalham com técnicas apropriadas para garantir funcionalidade aos espaços, de acordo com a disposição de móveis, luminárias e objetos de decoração.
Muitas casas e apartamentos não podem ter a estrutura principal tocada, por causa da segurança empregada na fundação, nas colunas, vigas e paredes presentes. Dessa forma, aproveitam-se de elementos decorativos para ampliar o espaço disponível, como um espelho para sala sobre aparadores e mesas de apoio.
Esse truque deve ser feito de maneira correta, para que o ambiente fique proporcional e harmonioso.
Outros elementos podem ajudar na decoração do cômodo, como tapetes e cortinas, além de mesas centrais e equipamentos eletrônicos que ocupam menos espaço, como televisores de tela plana e home theater integrado.
A entrada de luz natural e a privacidade podem ser controladas com a instalação de uma cortina rolo para quarto ou sala, com todas as vantagens que esse tipo de elemento promove, como:
- Higienização facilitada;
- Tecido sem dobras;
- Filtro de luz solar;
- Climatização do ambiente.
Para aqueles que buscam uma ambientação ideal, a contratação de um profissional pode ser a solução mais indicada.
Com olhar apurado e técnica precisa, o acabamento decorativo será rico e prático, com o uso inteligente de cortinas, carpetes, tintas e papéis de parede, móveis e eletrônicos que facilitam a vida e torna tudo pessoal e exclusivo.