Divisórias: como elas podem auxiliar no melhor aproveitamento de um ambiente?
Mesmo a casa dos sonhos terá aquela pequena mudança a ser realizada ou aquele pequeno ponto a ser alterado.
Tendo em vista que os projetos arquitetônicos de apartamentos têm se tornado, praticamente, padronizados e que as casas construídas, dificilmente, atenderão a todos os nossos gostos, a criatividade deve ser uma aliada dos moradores.
Uma das formas de se obter melhor aproveitamento do espaço é lançando mão de uma divisória de ambiente, estrutura fixa ou móvel que permite a criação de um cômodo integrado em sua residência.
Trata-se de uma forma barata, rápida, que gera poucos resíduos e pode evitar a necessidade de contratação de uma empresa de demolição.
Empresa especializada na destruição deliberada de estruturas parciais ou totais de uma construção, permitindo a conformação de novas edificações, obedecendo a normas específicas de técnica e de segurança.
Como melhorar o aproveitamento de um ambiente?
Primeiro, as divisórias podem melhorar a organização do espaço. A partir de sua instalação, torna-se mais fácil separar os objetos em dois lados, sem misturar os ambientes.
Um exemplo seria o uso de um biombo para delimitar a sala de uma escrivaninha usada para trabalho.
De um lado, cria-se um ambiente de lazer com objetos exclusivamente relacionados a isso, e de outro, um ambiente de trabalho com papéis, pastas e outros instrumentos de trabalho.
Fica, assim, muito mais fácil conseguir organizar sua mesa. Em segundo lugar, elas podem permitir privacidade, uma vez que servem para delimitar espaços.
Além disso, as divisórias, propiciam o isolamento acústico em um espaço, o que aumenta a produtividade e o bem-estar em um ambiente, de forma que é possível aproveitá-lo melhor.
O isolamento acústico em drywall funciona porque esse sistema conta com a inserção de lã mineral ou gesso no interior da parede, a fim de bloquear a passagem do som.
Também, o drywall permite um isolamento térmico, gerando conforto no interior da residência, o que, também, permite que o espaço gere bem-estar e seja melhor utilizado.
Além disso, ao contrário das paredes, as divisórias não bloqueiam a passagem de luz, assim pode-se criar um cômodo aproveitando a iluminação natural. Além do conforto, economiza-se nas contas de energia.
Elas também podem ocultar materiais ou espaços que não devem ficar à vista, podem ser utilizadas com estantes ou suportes para jardins verticais. Se forem móveis, permitem que haja flexibilidade no ambiente.
O uso de cores, quadros, texturas ou o posicionamento de outros objetos na divisória também a permitem exercer uma função decorativa no ambiente, tornando-a uma solução barata e criativa para quem quer renovar um ambiente sem realizar reformas estruturais.
Alguns materiais empregados na fabricação de divisórias
Pensando nas diversas funcionalidades que as divisórias podem adquirir, vale lembrar que o material de fabricação e o modelo escolhido influenciarão no estilo deste espaço criado, além de alterar o preço final do produto.
As divisórias podem variar em material de fabricação, tamanho, cores, modelo e podem ser fixas ou móveis. Algumas das mais comumente utilizadas são:
- Divisória vazada;
- Biombo;
- Divisória Eucatex;
- Divisória amadeirada;
- Divisoria de pvc;
- Divisória de vidro;
- Divisória drywall.
A divisória de pvc, por exemplo, é uma opção economicamente vantajosa, uma vez que é produzida em material plástico.
Por ser removível, é ideal para quem mora em casas e apartamentos de aluguel, uma vez que não exige mudanças estruturais em seu processo de instalação. É resistente à interferência da luz solar, é fácil de limpar e os custos com a sua manutenção são baixos.
A madeira, por sua vez, é um material que proporciona um ar sofisticado e uma sensação de conforto ao ambiente.
Considerando a fabricação feita à base deste material, no caso da divisória eucatex preço será superior à opção de pvc, porém garantirá requinte e terá uma alta durabilidade e maior resistência a impactos mecânicos e a processos de oxidação.
Isso porque trata-se de um conjunto de painéis fixados por parafusos em uma estrutura sólida que, ainda assim, podem ser desinstalados a qualquer momento e proporcionam maior conforto térmico e acústico.
Já a opção de uso de vidro, por exemplo, pode atribuir um ar de leveza e modernidade ao ambiente, facilitando a entrada de luz solar, ampliando a percepção da dimensão do espaço e garantindo maior interação entre os usuários.
Além dessas mencionadas acima, podem ser criadas divisórias a partir de materiais de reciclagem, como pallets ou caixas plásticas.
A escolha do material e do modelo fica a cargo do consumidor e das necessidades específicas para as quais esse objeto será empregado. Não há como negar, porém, que todas elas oferecem vários benefícios ao ambiente.