Diversos equipamentos utilizados na engenharia civil
Todo tipo de engenharia requer que diversas técnicas e equipamentos sejam utilizados de jeitos uniformes para gerar um resultado eficaz no final. Nesse cenário, a engenharia que cuida de construções civis não é diferente, na verdade é uma das que necessita do maior apoio possível, desde as pequenas peças e ferramentas até em grandes maquinários e equipamentos de suporte.
Durante este artigo iremos abordar o uso desses equipamentos e iremos entender um pouco de algumas peças (algumas até pré-moldadas) que dão esse suporte tão importante para esse setor da engenharia. Até o final do artigo você estará por dentro de diversas informações vitais para esse setor.
Plano de reforma
Desde 2014 toda pessoa que necessita realizar algum tipo de reforma precisa contar com um plano de reforma nbr 16280 que esteja de acordo com todas as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Além disso, todo o plano deve ser assinado por um técnico que tenha o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para que toda a papelada tenha validade legal e o proprietário não enfrente problemas futuros com legislação e etc.
Além de garantir a regulamentação fiscal, essa norma garante ao proprietário que seja seguida uma linha de reforma que entregará o máximo de segurança para ele e até mesmo os colaboradores que estarão presentes durante a obra.
Mas é válido ressaltar que não é todo tipo de obra que possui a obrigatoriedade de emitir o plano. Desse modo, somente as obras que irão mexer em qualquer parte estrutural ou que mexam as partes basilares da construção devem apresentar esse relatório.
Artefatos de cimento
Um dos artigos que tem mais se popularizado dentro do mercado é a fabricação de artefatos de cimento, peças que possuem uma forma própria, com encaixes, pontas, texturas e desenhos únicos.
Essas peças podem ser produzidas graças as formas para artefatos de cimento que possibilitam a criação de diversos tipos de desenhos diferentes nessas peças.
Os artefatos recebem, na maioria das vezes, 2 tipos de funções, as quais iremos descrever melhor agora.
1. Decoração
São os artefatos que possuem algum tipo de desenho específico ou que a combinação de diversas peças gere um tipo de moldura.
Normalmente são peças que ficam na parte externa ou da frente do local, além de ser um ótimo complemento para jardins.
Nesses casos recebe alguns tratamentos e modelos diferentes de textura rolada para incrementar ainda mais o ambiente.
2. Decoração estrutural
Outro tipo de aplicação são nos itens estruturais que ficam em evidência, que na maior parte das vezes se trata de alguma viga ou pilastra que fica exposta dentro do ambiente.
Assim, além de uma peça vital para o pleno funcionamento ajuda na identidade visual do ambiente.
Esses artefatos podem ser encontrados em diversos tipos de distribuidoras e até mesmo pode ser fabricada em casa, desde que se disponha de cimento e as formas com o formato desejado.
Por que optar por uma laje pré moldada?
Atualmente as pessoas têm uma prioridade em relação a laje pré moldada, pois são diversos benefícios que esse modelo de laje entrega.
Podemos ressaltar que o principal benefício é a montagem, pois como ela é pré moldada, os encaixes já estão todos prontos e podem ser inseridos de forma muito rápida no local.
Além disso, as lajes pré-moldadas ocupam um espaço menor que uma laje comum, pois é possível escolher o tamanho e solicitar a fornecedora que seja feito de uma forma específica, que dá muito mais liberdade que o método convencional de montagem.
Outro benefício que vale destacar é a economia no orçamento, sendo que esse tipo de laje utiliza um número de peças calculado, evitando desperdício e saindo mais em conta no final da obra.
Desse modo, os benefícios de contar com tal estrutura são:
- Facilidade de montagem;
- Rapidez;
- Segurança;
- Economia;
- Adaptável ao espaço e demanda.
Máquina de bloco
A maquina de bloco é um equipamento importante em uma obra, caso o objetivo seja economizar tempo e dinheiro.
De modo geral, estimasse que uma máquina dessa possa produzir de 2 a 4 blocos de concreto a cada 25 segundos, essa produção em obra de grande porte é um diferencial que agrega muito tempo restante para entregar a obra no tempo correto. Além disso, essa máquina pode produzir os blocos em formatos diferentes caso a obra necessite.
Como vimos, a engenharia civil conta com diversos equipamentos que auxiliam em todos os pontos da obra, deixando mais produtiva e barata.
Hoje em dia se destacam no mercado as empresas que se utilizam de máquinas de ponta e que ajudam na produção do local.