Dicas para reformar áreas externas

Ter uma casa agradável, sofisticada e bonita é muito mais do que investir na cozinha, sala, banheiro e quartos. É preciso dar atenção às outras áreas, em especial, o ambiente externo. Afinal, as varandas, quintais e espaços de lazer são os locais destinados à recepção dos amigos e familiares para uma confraternização, como churrascos e festas.

Por esse motivo, deve-se ter a mesma atenção e cuidado com a área externa, tanto quanto a parte interna da casa. Ademais, é o sonho de muitas pessoas ter um ambiente externo confortável e que propicie muitas horas de diversão.

O cuidado das áreas externas com piscinas

Os ambientes externos com piscina precisam de especial atenção. Devido ao constante tráfego de pessoas molhadas, é necessário, em primeiro lugar, investir em um piso antiderrapante, para evitar escorregões, quedas e outros possíveis acidentes (principalmente, envolvendo crianças e idosos).

Além disso, os cuidados com as próprias piscinas são essenciais.

Neste caso, recomenda-se realizar periodicamente os procedimentos de manutenção de piscina de fibra, vinil, alvenaria e qualquer outro material.

Para esse serviço, deve-se contratar empresas especializadas, uma vez que é necessário aplicar produtos especiais para higienização.

Durante a manutenção das piscinas, também são averiguados quaisquer falhas estruturais que possam comprometer o local, como infiltrações e vazamentos.

Nesses casos, além de prejudicar o ambiente externo, o proprietário pode ter mais gastos com a água.

Outro ponto importante, principalmente durante a limpeza de piscina de vinil, está na presença de sistemas de aquecimento.

Caso a piscina tenha esse sistema, é preciso considerar os riscos e as formas adequadas de higienizar o local. Para o procedimento, é preciso fazer o tratamento físico com uso de escovões e, posteriormente, o tratamento químico com o uso de produtos.

O uso do cloro, muito comum nas piscinas, também deve ser cuidadoso. A substância não é proibida, mas se for usá-la, é imprescindível dissolver completamente num balde plástico antes de jogar a solução na piscina.

Áreas externas de apartamentos: dicas para ter um ambiente agradável

No caso de apartamentos, os cuidados com o ambiente externo são um pouco diferentes, principalmente, em relação à segurança em edifícios altos.

Uma alternativa muito procurada é o envidraçamento de sacada, que consiste em cobrir o local com vidros resistentes. Entre as vantagens disso, destacam-se:

  • Maior privacidade aos usuários;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Proteção contra intempéries (chuva, vento e raios solares);
  • Proteção contra a entrada de animais (pássaros e morcegos).

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a eficiência dos materiais usados na varanda de vidro, em destaque, quando há quebras.

Em geral, os projetos utilizam vidros temperados ou blindados, que não estilhaçam quando quebrados e, ainda, têm uma grande resistência contra impactos mecânicos, sendo difícil despedaçar o material.

As sacadas fechadas com vidro também são uma solução atrativa para os móveis que ficam na sacada, pois com a proteção dos vidros, é possível evitar o desgaste por conta da incidência de raios solares, ação do tempo e das intempéries, fatores que podem estragar os móveis.

As varandas envidraçadas podem ser combinadas com porta de correr de vidro, que dão um toque de sofisticação, requinte e beleza ao ambiente.

A segurança também é um ponto primordial, principalmente, em lares com crianças pequenas.

As varandas de vidro impedem a ocorrência de acidentes, pois promovem um isolamento seguro, que impede as crianças de caírem.

No entanto, é possível ter uma alternativa ao vidro, que é a cobertura de policarbonato. O policarbonato é uma resina composta da reação entre os derivados do ácido carbônico e o bisfenol. Uma das principais vantagens é a sua resistência, que chega a ser 250 vezes superior em relação ao vidro.

Por esse motivo, o policarbonato é mais indicado para edifícios próximo de copas de árvores, ou em locais com intempéries mais severas.

Vale salientar que o policarbonato pode ser curvado a frio na própria obra, colaborando para formar uma decoração diferenciada na cobertura.

Outras vantagens do material incluem a versatilidade, a leveza e a facilidade de instalação. Em comparação com o vidro, o policarbonato dispensa uma estrutura de apoio mais reforçada.

Ambas as coberturas, tanto a de vidro quanto o policarbonato, oferecem ótima proteção para áreas externas, sendo necessário que o proprietário avalie qual dos materiais será melhor empregado no imóvel, de acordo com as suas necessidades e desejos.