Dicas para instalação e manutenção elétrica

Quando o assunto envolve instalação e manutenção elétrica nas residências, todo cuidado é válido. Afinal, como saber se o Quadro Elétrico Trifásico é melhor que o bifásico? De que forma garantir a distribuição de energia com segurança na residência? Existem técnicas para evitar os curtos-circuitos e incêndio?

Todas essas perguntas devem ser respondidas em um projeto das instalações elétricas da sua residência e contar com eletricistas e engenheiros elétricos profissionais é a primeira dica para ter sucesso.

Lembre-se: a qualidade da instalação eletrica reflete em aspectos como a segurança da fiação elétrica, a distribuição segura de energia e outras demandas relacionadas à essa parte elétrica do projeto.

Não quer esquecer nada na hora de planejar essa etapa do seu projeto? Continue lendo esse artigo e veja algumas dicas para instalação e manutenção elétrica do seu projeto!

1. Conte com o apoio de um profissional

Construir sistemas elétricos e hidráulicos requer um conhecimento específico. É fato que não são todas as pessoas que conseguem diferenciar um Quadro Elétrico Trifásico de um dispositivo monofásico ou um quadro que funciona entre uma variação de 110 a 220 volts.

A figura de um especialista não só tira essas dúvidas como proporciona maior segurança na elaboração do seu projeto elétrico.

É importante que o profissional escolhido entenda das normas e exigências de segurança da ABNT e tenha noção de que um projeto mal executado pode render muita dor de cabeça no futuro para os proprietários da edificação.

Além de uma instalação eletrica mais adequada, ter o apoio de um profissional e um projeto especializado para a residência oferece vantagens como:

  • Distribuição energética mais eficiente;

  • Projeto adequado às normas vigentes;

  • Mais facilidade na hora de fazer manutenção;

  • Mais segurança.

2. Aposte na Instalação de geradores a diesel

Se o projeto em questão tem foco comercial, como é o caso de hospitais, supermercados e instalações semelhantes, é importante que haja um plano B que possa ser acionado no caso da falta de energia elétrica.

Deste modo, a Instalação de geradores a diesel é uma opção nestes casos.

Como o nome sugere, os geradores são equipamentos com a capacidade de gerar energia e manter as instalações elétricas na normalidade mesmo em situações atípicas como uma tempestade, seguida de apagão.

Contar com os geradores é algo que traz mais segurança às edificações em casos de emergência pelos seguintes motivos:

  • É um equipamento que segura as fontes de energia;

  • Evita a queima de aparelhos importantes;

  • Proporciona mais economia na conta de luz;

  • É uma solução que salva o funcionamento de hospitais/centros médicos.

É interessante destacar que há mais de um modelo de gerador e que esse é um equipamento que pode ser locado especialmente para atender seu projeto.

Assim como a elaboração de um projeto elétrico deve ficar por conta de um profissional, a Instalação de geradores a diesel também é melhor sucedida dessa forma.

3. Tenha um Laudo de avcb

Toda edificação comercial ou projeto temporário montado para eventos deve ter um projeto de segurança aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

No estado de São Paulo, essa validação tem nome: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, conhecida popularmente como Laudo de avcb.

Na prática esse documento serve para assegurar que a edificação conta com um conjunto de medidas técnicas que oferecem proteção e segurança contra situações de incêndio e pânico na construção.

Esse documento é obrigatório nas seguintes situações:

  • Edificações de uso comercial;

  • Regularização de áreas de risco;

  • Construções provisórias que recebem um número significativo de pessoas.

Vale destacar que o Laudo de avcb deve ser renovado quando há uma reforma no projeto, ampliação da construção ou alguma ocorrência.

Junto com outros recursos como projeto de proteção contra incêndio, esse tipo de avaliação é muito importante para o funcionamento da edificação.

Agora que você conhece um pouco mais sobre instalações elétricas e a importância de ter um bom projeto para que as fontes de alimentação energética funcionem de forma adequada e segura, a máxima de que todo cuidado é pouco deve fazer mais sentido.

Fiações elétricas de baixa qualidade ou instalação inadequada oferecem riscos à edificação e colocam a vida dos moradores da residência ou colaboradores da empresa em perigo também.

De choques elétricos a grandes incêndios, há inúmeras consequências de instalações elétricas mal executadas. Por isso, aproveite as dicas para inspirar seu projeto com mais qualidade e segurança.