Dicas essenciais para quem deseja iniciar uma obra de grande porte

Para lidar com uma obra de grande porte, muitos recursos, métodos e equipamentos se fazem necessários.

Prestar atenção a cada aspecto dos procedimentos mais importantes, é uma forma de garantir o sucesso da construção e assegurar maior bem-estar dos profissionais envolvidos.

Outra questão a ser considerada em construção civil, são as exigências de uma série de departamentos, que autorizam o levantamento de edificações e a consequente utilização do espaço.

Isso porque cada relevo, por exemplo, tem um tipo de formação e nem toda obra é adequada para todos os tipos de terreno.

No artigo a seguir, confira mais informações sobre processos importante na hora de começar uma obra de grande porte, dentre eles licenciamento ambiental e georreferenciamento.

Além disso, saiba como solucionar de forma prática e adequada, situações em que os funcionários precisam se locomover por grandes distância, até chegar ao local de trabalho.

Conhecendo o local

Saber onde a obra será feita, é o primeiro passo para começá-la. Esse procedimento prévio é obrigatório e constitui-se de uma variedade de estudos e medidas, que tornam o terreno utilizado mais conhecido.

Consequentemente, a obra pode ser erguida com segurança e a garantia de resistência e durabilidade será devidamente alcançada.

Um dos métodos mais utilizados é georreferenciamento com drone, que faz uso de um dispositivo tecnológico de ponta e alta performance para definir a forma, a dimensão e localização da área a ser construída.

A partir de um levantamento topográfico, esse sistema oferece um relatório completo das características do terreno. Com precisão posicional, os limites e as possíveis confrontações da obra são previstas.

E, assim, o desempenho da edificação é multiplicado desde o começo. Baseado no Sistema Geodésico Brasileiro, um profissional adequado fará um memorial descritivo.

Onde estarão contidas as coordenadas dos vértices definidores dos limites do espaço. Para alcançar a alta performance desse procedimento, economizando tempo e equipe.

O uso de drone profissional é uma ótima alternativa, pois ele fará o georreferenciamento de maneira ampla, completa, precisa e, claro, informatizada.

Licença ambiental: indispensável na obra

Ao começar uma obra, é preciso que a equipe saiba exatamente com que tipo de espaço está lidando. E, paralelo a isso, o empreendimento precisa ser autorizado pelos órgãos ambientais competentes.

Assim, todas as eventuais compensações e os trabalhos especializados necessários, serão previstos desde o primeiro momento.

No caso de obras de grande porte, faz-se ainda mais importante o serviço completo de engenharia ambiental, para que os procedimentos seguintes sejam conduzidos da maneira correta.

Uma das etapas para se obter o licenciamento ambiental obrigatório é o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que vai fornecer informações que impactam diretamente na edificação, tais como:

  • Erosão;
  • Espécie nativas (fauna e flora);
  • Preservação de nascentes;
  • Assoreamento;
  • Identificação de ambientes frágeis (lagos, dunas, serras, etc).

Importância do licenciamento

Muitos transtornos podem advir de uma obra construída em terreno frágil, sem conhecimento prévio e aplicação de métodos especializados nesse tipo de edificação.

Além de colocar em risco o meio ambiente e a estrutura nativa do local, os colaboradores e profissionais envolvidos.

Também estão sujeitos a situações perigosas, quando o licenciamento não é feito ou é conduzido de maneira inadequada.

Para isso, vale contratar empresa de licenciamento ambiental, que cuidará de todo o processo junto aos empreendedores e órgãos legais.

Se bem feito, esse serviço possibilitará minimização de custos extras e que pequenas intervenções não alterem de forma irreversível o ecossistema existente no local.

Entre os locais onde mais se faz necessária uma avaliação ambiental prévia, estão:

  • Lagunas;
  • Mangues;
  • Mata nativa;
  • Encostas de morros;
  • Regiões de nascentes.

Moradia e bem-estar para os colaboradores

Quando o local da obra é afastado dos centros urbanos e há necessidade de locomoção dos profissionais, uma solução muito eficiente é optar pela construção de alojamentos para obras.

Possibilitando que a equipe se acomode em instalações provisórias nos canteiros. De acordo com as exigências legais, essas instalações devem ser seguras e preservar a saúde dos funcionários.

O que vai aumentar o desempenho e a qualidade do trabalho. Além disso, um bom alojamento deve possuir:

  • Abastecimento de água potável;
  • Abastecimento de luz;
  • Proteção nas instalações elétricas;
  • Proteção contra umidade;
  • Remoção de lixo;
  • Sistema higiênico.

Portanto, é importante levar em conta todos os aspectos fundamentais, para a boa condução de uma obra de grande porte.

Pois existem vários procedimentos fundamentais, para o seu sucesso e para a segurança de todas a equipe envolvida.

A boa notícia é que, com as soluções apresentadas nesse artigo, isso se torna muito mais fácil. Bom trabalho!