Dicas e atualidades do design de interiores
O design de interiores é um setor amplo, que abrange projetos e criação para que os espaços se tornem funcionais e obtenham uma estética agradável.
Por esse motivo, a procura é alta para que um profissional transforme o ambiente, seja para projetos residenciais, institucionais ou comerciais.
O que o profissional leva em consideração?
A forma como um designer de interiores enxerga o ambiente, naturalmente, devido à sua capacitação, é diferente da visão de leigos.
Fatores que, até então, passavam despercebidos no local são notados e levados em consideração, para que o profissional consiga trabalhar nas possibilidades de um projeto eficaz, tais como:
- Harmonia: a relação das formas, cores, iluminação, distribuição e materiais;
- Ritmo: trabalha o olhar pelo ambiente, detectando aspectos como curvas, linhas, objetos e cores;
- Equilíbrio: pode ser dividido no ambiente como simétrico, assimétrico ou circular;
- Centros de interesse: elementos que se sobressaem e chamam mais atenção no ambiente;
- Variedade: evita que o ambiente seja desgastante e monótono.
Dessa forma, os objetos, móveis, entre outros elementos do ambiente ganham uma nova perspectiva. Além disso, a função do espaço também é levado em consideração para a distribuição e adição de componentes.
Por isso que ao abordar esse segmento, usa-se muito o termo personalizado. Afinal, as principais particularidades dos clientes e de seus respectivos ambientes passam a ser analisadas.
Vantagens de contratar um designer de interiores
Ao contratar um profissional dessa área, será possível ter um ambiente com mais identidade, que atenda às suas preferências e necessidades. Toda a composição contará com fatores minuciosamente pensados pelo profissional.
Quando as pessoas procuram por dicas de design de interiores, normalmente encontram alternativas mais genéricas.
Por exemplo, o uso de almofadas diferentes no sofá, tapetes em ambientes variados, iluminação e organização.
No entanto, quando um profissional é contratado, a atenção e planejamento são voltados de forma exclusiva ao seu caso.
Por exemplo, em apartamentos mais compactos, a grande dificuldade das pessoas é compor o ambiente de forma funcional.
Neste cenário, o design de interiores apartamento pequeno atua para que o espaço seja mais valorizado, independentemente do tamanho que apresenta.
Dessa forma, fatores, aparentemente, simples, como a pintura de parede aplicada, passam ter um significado diferente.
Já para os ambientes externos, pode ser mais viável buscar outros profissionais para efetuar o serviço e planejar, por exemplo, a pintura externa de casas, revestimentos, composição de jardins, entre outros.
Depende muito da pessoa contratada, sua especialização e capacidade profissional.
Aspectos da profissão de designer de interiores
Um profissional que atua com design de interiores, preza muito mais do que apenas a estética. Afinal, o ambiente se torna inovador, criativo, agradável e funcional com seu trabalho.
Esse conjunto de fatores resulta em impactos positivos para a qualidade de vida dos clientes.
É uma profissão que permite que possibilidades sejam vistas em diferentes setores, porém, há profissionais que visam a especialização, por exemplo, para projeto executivo design de interiores.
Dessa forma, passam a atuar apenas com determinados tipos de projetos em corporações, ainda com o objetivo de tornar o local mais proveitoso e belo.
No que diz respeito à capacitação, algumas vezes o curso de design de interiores pode ser confundido com arquitetura, devido à presença de matérias semelhantes, como oficina de desenho e conforto ambiental.
Assim como é habitual que designers sejam vistos como decoradores, porém, como citado anteriormente, a profissão vai além do âmbito estético.
Diferentemente de arquitetura e outras áreas, o foco do curso de design para interiores visa à funcionalidade nos mais variados ambientes e o senso estético.
Além disso, trata-se de um curso tecnólogo, que pode apresentar duração em torno de dois anos.
Diferenciais no segmento
Atualmente, recursos tecnológicos tornam possível que ferramentas mais específicas para a área possam resultar em grandes vantagens na projeção dos espaços.
Neste contexto, é possível citar o uso de softwares gráficos, que permite que os designers apresentem seus projetos de maneira mais precisa e profissional.
Por esse motivo, insistir em mais conhecimento é capaz de resultar em maior destaque no mercado, devido a um serviço mais eficaz.
Há também os profissionais que têm focado na sustentabilidade, incorporando a consciência ambiental em projetos específicos que visam tal finalidade.
Principalmente de empresas que procuram cada vez mais ser sustentáveis e assim contribuir também com o meio ambiente.