Dicas de manutenções e instalações elétricas

Durante a construção de uma casa ou prédio, existem algumas instalações que são fundamentais. Dentre elas, a instalação elétrica será responsável por transmitir de forma segura, a eletricidade nos pontos necessários.

Mas, para realizar esse tipo de instalação é importante estar atento a alguns detalhes que serão abordados nesse artigo. Não deixe de conferir!

Entenda como funcionam as instalações elétricas

A instalação eletrica é de extrema importância para a realização de diversas atividades residenciais, por exemplo, o funcionamento de eletrodomésticos, iluminação do local, carregamento de dispositivos móveis, cozinhar, lavar roupas, dentre outras ações.

Já que é tão importante ter energia elétrica em um lar, mais ainda é realizar as instalações de forma correta e assertiva. Isso pode ocorrer por meio da contratação de uma empresa especializada na realização desse serviço, que geralmente conta com a presença de técnicos e eletricista.

Dentre os elementos que podem estar presentes durante a instalação é:

  • Rede de cabos;
  • Transformadores;
  • Disjuntores;
  • Quadro de comando de energia elétrica.

Outro detalhe em relação aos materiais que estão presentes se refere às fontes de alimentação dos circuitos, pois as mesmas devem ser compatíveis e estarem interligadas entre si, de forma assertiva, visando evitar sobrecarga energética.

Essa fonte, nada mais é do que um dispositivo, que é responsável pela conversão da tensão elétrica em uma corrente alternada (que vem originalmente da tomada), para uma corrente de tensão menor, dependendo da compatibilidade do equipamento e acessório que serão utilizados.

Com isso, elas servem para converter a energia elétrica de forma segura e com bastante eficiência. Ainda sobre as fontes de alimentação de energia de um local, é de extrema importância que elas estejam estabilizadas.

A fonte de alimentação estabilizada consiste em uma fonte que seja linear ou chaveada. A linear atua na transformação da corrente, por meio da redução da tensão, sendo considerada estabilizada ou não.

No caso das não estabilizadas, elas não possuem a regulação da tensão da corrente elétrica que vai para a tomada, não podendo ser utilizada para ligar equipamentos, pois não oferece segurança aos mesmos.

Por isso, o uso das fontes estabilizadas é mais recomendado, principalmente em âmbito residencial e comercial, com grande circulação de pessoas.

Para garantir ainda mais conforto e bem-estar em uma residência ou centro comercial, vale a pena optar também pelo investimento de fontes de energia que sejam diferenciadas e sustentáveis ambientalmente, como é o caso da energia solar e a eólica.

Esses tipos de energia são renováveis e ajudam na economia financeira do cliente.

Equipamentos para segurança

Quando se fala em energia elétrica, é de extrema importância pensar na segurança dessas instalações, e ainda, de equipamentos que ofereçam segurança também aos moradores ou funcionários, em seu local de trabalho.

Existem lugares que demandam do uso de energia elétrica por 24 horas, por exemplo, os hospitais. Mas, a energia elétrica que chega aos lares pode prover de fontes naturais, como a solar, por exemplo, mas em sua grande maioria vem de uma rede de distribuição de energia.

Essa rede pode sofrer algumas panes e falhas técnicas, interrompendo por alguns momentos, o fornecimento de energia. Por isso, muitas empresas optam pela locação de gerador. Esse aparelho possui um dínamo que atua girando para ligar o motor.

Para que um gerador funcione é necessário que o seu grupo gerador esteja integrado. Existem vários modelos de grupos geradores, assim como os tipos de combustíveis que podem abastecer o equipamento.

Dentre eles, podemos citar o Grupo gerador diesel 150 kva, que apresenta bastante capacidade, resistência e equilíbrio, sendo considerado um excelente equipamento.

Esse equipamento ajuda a aumentar a segurança do lugar, porque além de evitar que o mesmo perca seu fornecimento, atua de forma a não sobrecarregar os cabos de segurança.

Ainda sobre a importância da segurança do local, não somente realizando boas instalações elétricas é possível evitar sobrecarga energética e gerar um princípio de incêndio.

Mas, a Pintura intumescente estrutura metálica pode ser considerada uma ótima opção. Isso porque esse tipo de pintura é muito resistente, durável e atua como uma camada protetora contra incêndios, até determinado grau.

Ou seja, esse tipo de tinta apresenta como característica não ser inflamável, trazendo ainda mais segurança e confiabilidade ao local, no caso de algum incidente utilizando o fogo.