Fique por dentro dos detalhes do aço
Com uma excelente relação custo-benefício, o aço é uma das matérias-primas mais usadas nos mais diversos segmentos industriais.
Seja sob a forma de chapas, que podem ser cortadas e dobradas para que se transformem em muitos outros objetos, ou como o estropo de aço, que ajuda a transportar materiais pesados com mais segurança, ele quase sempre está presente nestes contextos.
No que se refere a isso, o ramo da construção civil não é exceção: como esta liga metálica feita principalmente de aço e carbono é muito durável e resistente, ele é presença praticamente garantida em canteiros de obras.
O flange inox, por exemplo, é uma excelente opção para fazer a conexão de tubos.
Quer aprender mais a respeito deste material? Então continue lendo e confira alguns detalhes importantes a respeito dele:
Existem vários tipos de aço
Por mais que o termo “aço” costume ser usado de forma generalista, ele se refere a diversas ligas metálicas, como:
Aço carbono;
Aço inox;
Aço corten;
Aço invar.
Cada um deles tem características particulares, que o tornam apropriado para o uso em determinados contextos. O aço carbono, por exemplo, é conhecido pela sua dureza e resistência, sendo apropriado para situações de trabalho pesado.
Assim, ele pode estar presente no estropo cabo de aço, por exemplo. Já o aço corten tem uma vantagem estética: ele tem uma cor avermelhada, que lembra o cobre.
Por conta disso, é um dos materiais favoritos para uso em cômodos de inspiração industrial.
O aço está presente na estrutura e na decoração
Por mais que o aço esteja ganhando cada vez mais espaço na decoração de residências, esta não é a sua única aplicação em imóveis: ele também está presente em sua estrutura.
As vigas feitas com esta liga metálica, por exemplo, são usadas para reforçá-la, fazendo com que o imóvel tenha um ganho importante de segurança e estabilidade.
Além disso, ele também costuma ser usado em instalações de tubos que fazem o transporte de fluidos pela estrutura, sejam eles líquidos ou gasosos.
Neste caso, o material está presente na estrutura sob a forma do flange sobreposto, peça que tem como função unir tubos, permitindo a continuidade do transporte de fluidos em seu interior.
O aço pode ser pintado
Por mais que o aço em sua aparência natural já tenha um bom apelo estético, há quem queira fazer com que ele seja colorido, proporcionando uma aparência mais vibrante ao cômodo.
A boa notícia é que esse tipo de customização é perfeitamente possível: basta pintá-lo com o tom pretendido para que ele assuma uma aparência totalmente diferente.
Vale ressaltar que a pintura não oferece apenas um melhor apelo estético: ela também protege o metal contra danos causados pelo ambiente.
Porém, para que isso aconteça, o procedimento deve ser realizado da maneira correta, com a aplicação da tinta sobre uma superfície limpa e devidamente lixada, de modo que o resultado final da pintura seja melhor.
O aço é um material higiênico
Além de bonito e resistente, o aço inoxidável tem outro diferencial: sua superfície é lisa e pouco propensa a ranhuras.
Como são nelas que as bactérias tendem a se proliferar, esse material costuma ser a opção de escolha em locais onde é preciso seguir um rígido padrão de higiene, como cozinhas profissionais e laboratórios.
Apesar disso, nada impede que os benefícios deste tipo de aço também sejam aproveitados em casa.
A instalação de um tanque de aço inox, por exemplo, não apenas oferece um bom apelo estético, como, também, permite que os moradores contem com um item durável, resistente e que não oferecerá riscos à sua saúde sob a forma de contaminação por microorganismos.
O aço é uma opção durável
Por mais que a durabilidade seja um dos diferenciais do aço inox, esta característica não é uma particularidade deste material: ele está presente em praticamente todas as ligas metálicas que são consideradas como aço.
Assim, por mais que os objetos feitos com ele exijam um investimento mais alto, o retorno vem sob a forma de uma vida útil mais longa.
Também vale ressaltar que há outras opções de metais que oferecem uma boa durabilidade a quem conta com eles. O tanque de alumínio, por exemplo, oferece uma relação custo-benefício igualmente vantajosa.
FONTES: