Detalhes de como é feito a demolição de edifícios
O serviço de demolição pode ser requisitado por diferentes motivos, sendo os mais comuns a destruição para novas obras ou por estruturas que não apresentam condições viáveis para continuarem erguidas, em especial, no que diz respeito a segurança.
Embora seja uma atividade categorizada como destrutiva, é importante citar que se deve ter cautela da mesma forma que ocorre com outros serviços, com aspectos como:
- Logística;
- Segurança;
- Planejamento;
- Empresa contratada;
- Prazos.
O tipo de demolição aplicada também pode variar muito de acordo com a estrutura em questão, como a mecânica, com aplicação de explosivos e a manual.
O primeiro caso consiste na aplicação de máquinas, como um guindaste, retroescavadeira e tratores. Este método pode ser aplicado para derrubar a estrutura de maneira parcial ou total.
A demolição com a utilização de explosivos conta com esses itens colocados de maneira estratégica, nos principais pontos de suporte da estrutura para que possa ser totalmente derrubada.
Já o método manual, comumente é uma alternativa aplicada quando se exige uma maior cautela com a estrutura a ser demolida.
Por exemplo, no caso da demolição de galpão, a eliminação parcial ou total necessita de equipamentos especializados, como os que foram citados anteriormente, para que seja possível desconstruir estruturas em madeira, metálicas e de concreto armado, que são os materiais mais utilizados para a construção desses locais.
O processo pode ser realizado em galpões de grande ou médio porte, porém, em qualquer caso, é indispensável o uso dos equipamentos corretos. Em algumas situações, há possibilidade de reaproveitar determinados itens do local, como janelas, aços, portões, pias e portas.
A utilização de guindastes
O guindaste é uma importante máquina no setor da construção civil, principalmente por apresentar como principal funcionalidade a movimentação de materiais pesados, como o guindaste 100 toneladas, que também pode ser aplicado em trabalhos mais específicos, por exemplo, o transplante de árvores.
Alguns modelos são usados para a demolição, sendo que neste caso é adicionada uma bola de demolição para realizar o processo.
Normalmente, os guindastes são controlados por uma pequena unidade de controle remoto capaz de estabelecer comunicação por meio de cabo, infravermelho ou rádio, mas também há possibilidade de uma cabine com operador.
Além dessa alternativa, há o caminhão munck, que consiste em uma variação desse equipamento e é comandado por um sistema hidráulico.
O principal diferencial que este item apresenta perante outros caminhões que efetuam movimentações de materiais pesados, é que sua montagem ocorre em um chassi de caminhão.
Assim como os guindastes, o caminhão pode ser muito útil em diversos tipos de trabalhos na construção civil, inclusive na demolição, uma vez que otimiza a carga e descarga de materiais pesados e até mesmo de maquinário.
Para utilizar o caminhão com segurança, é preciso atender algumas recomendações, como não permanecer na carroceria quando a lança estiver ativa e jamais arrastar as cargas.
A importância do auto transformador
Para apresentar a importância do auto transformador, é interessante abordar o transformador, que consiste em um dispositivo capaz de transmitir uma determinada potência elétrica de um circuito para outro, induzindo assim tensões, correntes ou alterando os valores dessas grandezas.
Por esse motivo, assim como o autotransformador, tem grande importância para que os equipamentos e máquinas possam funcionar de forma adequada, evitando assim problemas como a sobrecarga.
Ao contrário do transformador que tem dois enrolamentos, o autotransformador tem apenas um. Devido a estrutura distinta, um rendimento mais favorável pode ser observado no autotransformador, principalmente devido a uma menor queda de tensão.
A utilização de ambos os dispositivos é ampla nos sistemas elétricos. Por esse motivo, é fundamental que os profissionais ofereçam suporte aos consumidores em relação as particularidades de cada tipo, afinal, o desempenho do autotransformador pode ter grande impacto para o equipamento.
Afinal, da mesma forma que há diversidade entre os modelos de transformadores, isso ocorre com esse dispositivo, sendo que as principais divergências estão relacionadas com fatores como a potência e funcionalidade, aumentando ou reduzindo a tensão.
Conforme pode ser observado, há diversos elementos que podem fazer parte do processo de demolição das edificações.
O ideal é contar sempre com empresas especializadas para garantir um processo seguro, tanto para os colaboradores, quanto para as pessoas ao redor, reduzindo assim as chances de acidentes e prejuízos severos.