Descubra mais sobre pisos laminados e onde utilizá-los
De fácil instalação, os pisos laminados contam com tecnologia de ponta, ótimo custo-benefício e apresentam um visual sofisticado e elegante.
Nos tempos atuais, a madeira corrida deixou de ser usada para a composição de pisos, uma vez que possui preços elevados e, no final das contas, acaba não compensando investir no elemento.
No entanto, a instalação de piso laminado se tornou muito recorrente, pois conta com uma aparência física muito próxima da madeira.
Um dos fatos que levam os proprietários de casas e apartamentos a instalar este tipo de piso.
Lembrando que existem modelos não só para ambientes domésticos, bem como para academias, lojas e shoppings.
Ou seja, o piso laminado é versátil, bonito e sua funcionalidade não deixa a desejar. Abaixo, descubra mais sobre pisos laminados e onde utilizá-los.
O que é um piso laminado?
Muitas pessoas não conhecem de fato o que é um piso laminado. Por conta disso, é muito comum que pesquisem sobre piso que imita madeira.
Em suma, este tipo de piso imita madeira sim, além de servir como alternativa à madeira. O piso laminado é feito com lâmina de madeira (está aí o nome).
E pode ser confeccionado em diferentes larguras e comprimentos, que pode variar dependendo do acabamento. As placas são instaladas sobre uma espécie de manta.
Anulando a necessidade de serem pregadas ou coladas no contrapiso, o que facilita ainda mais a instalação do produto.
O piso laminado colocado é mais barato do que a madeira corrida e surgiu justamente como alternativa à mesma, uma vez que também funciona como solução sustentável.
Tipos de pisos laminados
Existem alguns tipos de pisos laminados e conhecer cada um deles, facilita o processo de compra e instalação. Abaixo, conheça os principais pisos laminados e onde instalar.
Pisos laminados de madeira
Geralmente utilizado em casas e apartamentos, o piso laminado madeira possui réguas de 7mm a 9mm de espessura.
A largura média do material é de 21 centímetros e 136 cm de comprimento. Cabe salientar que o tamanho vai variar de acordo com a fabricante.
Por isso, o ideal é medir o ambiente em questão, para que não hajam erros. Acompanhe as principais características do produto:
- Fácil instalação;
- Não acumula sujeira;
- Feito de madeira natural;
- De fácil revestimento decorativo.
Neste último caso, o proprietário pode revestir o piso com resina, garantindo ainda mais resistência e durabilidade.
Além de evitar riscos e avarias. Para quem procura por piso laminado barato, este modelo é o mais indicado.
Pisos laminados para comércio
O modelo de piso laminado para comércios e centros comerciais, possui resistência redobrada por conta da alta circulação de pessoas.
Em casas e apartamentos, os pisos não são utilizados 24 horas por dia, diferente de uma loja, por exemplo, onde há constante movimento.
A instalação acontece da mesma forma do piso laminado comum. A única coisa que muda é a resistência do material. Ou seja, com o piso laminado instalado, a diferença é quase nula.
Vantagens dos pisos laminados
Os pisos laminados são vantajosos por conta do preço, resistência e estética, que é atrelada à funcionalidade do produto.
Além disso, é muito mais fácil fazer a limpeza do piso laminado do que limpar o azulejo, por exemplo.
Basta passar um pano úmido e algum produto que o piso laminado fica limpo e brilhante. No quesito instalação, os pisos laminados saem na frente.
Pois as réguas contam com encaixe tipo macho/fêmea, ou seja, é só encaixar que o piso já fica pronto. Cabe destacar que, embora o sistema seja simples, a firmeza do piso é garantida.
Todavia, os pisos laminados contribuem positivamente com o meio ambiente, uma vez que a madeira utilizada na composição do material é reflorestada.
No entanto, isso vai depender da empresa contratada. Mas, na maioria dos casos, a madeira é de reflorestamento.
Os pisos laminados também oferecem resistência a cupins, uma vez que contam com a presença de aditivos químicos, nada atrativos para os cupins.
Cuidados com o piso laminado
Na hora da instalação, é muito importante que o contrapiso esteja completamente limpo e sem nenhum tipo de resíduo, que impeça o encaixe do piso laminado.
Ainda assim, não é recomendado lavar o contrapiso, basta limpá-lo com uma vassoura ou algum pano úmido.
Uma boa dica para verificar a umidade do local, consiste em colar um plástico no contrapiso com fita adesiva por 24h.
Depois do período de espera, se houver pingos d’água no plástico, é porque o contrapiso está úmido. Para evitar isso, o proprietário deve impermeabilizar o local.
Ainda assim, o piso laminado pode ser instalado em cima de cerâmica, madeira, vinil, pedra e cimento.