Defina a iluminação ideal para seu apartamento
A escolha da iluminação adequada em apartamento, é aquela que tem o potencial de realçar o projeto de arquitetura e a sua decoração.
A iluminação no tom correto pode transmitir ao ambiente a sensação de calma e tranquilidade bem como se for necessário trazer o foco e a atenção para as pessoas que se encontram no local.
Isso tem nome, é chamado de projeto luminotécnico.
O que é projeto luminotécnico?
São projetos que analisam os ambientes, as funções estéticas e a função propriamente dita do cômodo. A integração entre eles e como a iluminação irá integrar os cômodos da casa.
Quando falamos de iluminação em apartamentos, você precisa saber que cada lâmpada tem a cor ideal e deve ser posicionada de forma correta para trazer o efeito desejado.
Especialistas em iluminação apontam os seguintes erros na hora de criar um projeto luminotécnico:
- excesso de pontos de luz.
- tipos de lâmpadas inadequados para o cômodo.
- luz branca onde se deve usar luz amarela e vice versa.
- potência inadequada das lâmpadas, gerando desperdício de energia.
- foco de luz insuficiente ou em demasia.
O cotidiano das pessoas que irão conviver no apartamento deve ditar a iluminação e a sua correta disposição e aplicação. Estilo de vida e hábitos bem como o número de pessoas deve ser considerado.
Para lhe ajudar nesta tarefa elencamos a seguir algumas dicas úteis!
Como fazer a iluminação do apartamento?
Dependendo do cômodo a luz irá mudar, em alguns cômodos usaremos a luz branca e em outros usaremos a luz amarela.
Este uso é válido para apartamentos grandes ou pequenos o que muda é a proporção.
Separamos e enumeramos a iluminação de acordo com os cômodos para uma melhor orientação e entendimento:
- Cozinhas e lavanderias: Esses cômodos devem ter uma iluminação clara que preencha todo o ambiente, a luz branca é a recomendada, isso aumenta o foco, evita distrações e aumenta a produtividade e o ânimo.
- Sala de estar e quartos: Tranquilidade a aconchego é o que queremos nesses lugares, então a luz amarela é a ideal, ela nos traz calma e sensação de segurança além de dar a sensação de conforto. Sempre use luz indireta para não incomodar os ocupantes do cômodo, foque a luz nas paredes, decoração e teto.
- Banheiro: A luz branca é a ideal neste ambiente, ela deve preencher todo o ambiente, já próximo ao espelho uma luz que ilumine o rosto é interessante podemos usar fitas LED, ou arandelas na lateral do espelho.
Qual luz usar no apartamento?
Como vimos acima, a iluminação pode e deve gerar sensações que tragam qualidade de vida às pessoas que vivem no apartamento.
Em um bom projeto de iluminação, devemos levar em conta o uso de luz branca ou luz amarela.
Aplicação correta dessa cores na sua iluminação é garantia de sucesso, satisfação além de evitar gastos desnecessários.
Agora vamos falar de iluminação em apartamentos pequenos e apartamentos grandes. Atenção, isso pode mudar de um empreendimento imobiliário para outro.
Iluminação em apartamento pequeno
É considerado um apartamento pequeno aquele com menos de 100 metros quadrados.
A vantagem da iluminação em apartamentos pequenos é a economia, pois podemos fazer “mais com menos”, luminárias de foco disperso podem ser usadas no teto para preencher o ambiente de forma eficaz.
O uso de iluminação em apartamentos pequenos deve ser muito bem planejada para se evitar excessos, muita luz em ambientes pequenos pode causar cansaço nos olhos.
Uma última dica para apartamentos pequenos, que tem o ambiente para refeições reduzido e geralmente junto a cozinha é o uso de luminárias pendentes.
Com elas você tem espaço livre abaixo mas mantém o charme e estilo da sua cozinha. Neste caso use pendentes de LED, elas não aquecem e são muito mais econômicas.
Iluminação em apartamento grande
Apartamentos com mais de 100 metros quadrados já é classificado como apartamento grande, e com isso temos a tarefa de iluminá-lo da melhor maneira possível.
Como temos mais espaço disponível, podemos aprimorar nosso projeto de iluminação.
Na sala de estar e nos quartos podemos utilizar iluminação difusa no ambiente todo, complementando algumas áreas de interesse com focos de luz.
Exemplos:
- Na sala iluminamos o teto rebaixado com gesso, um ponto central sempre com luz amarela para gerar conforto e aconchego.
- Nos quartos repetimos a luz amarela difusa e podemos quebrar este padrão com o uso de abajures ou luminárias para leitura nas laterais da cama.
- Na cozinha a luz branca é a ideal, ela gera foco e aumenta a atenção, bancadas e pias podem receber o reforço de pendentes de LED, isso agrega valor e estilo a sua cozinha.
- Seu banheiro e lavanderia devem receber uma iluminação com luz branca, espelhos devem ter uma fonte de luz própria geralmente nas laterais para facilitar a visualização durante o uso.
Agora que já sabemos como realizar a iluminação em apartamento, seja ele pequeno ou grande, vamos falar de custo.
Quanto custa fazer a iluminação apartamento?
Antes de mais nada, não considere o projeto de iluminação do seu apartamento um “custo”, vamos chamar de investimento!
Uma ótima forma de calcularmos o valor deste investimento é pegar a média do mercado por metro quadrado. O valor médio gasto por metro no dia da publicação deste artigo é de R$20,00 por metro quadrado.
Este valor não é apenas uma média para estimativa de cálculo, dependendo dos acessórios escolhidos, tipo de lâmpada, finalidade e dimensões do projeto, este valor pode mudar.
Como escolher os pontos de luz?
Chamamos de pontos de luz, o efeito gerado por balizadores, spots e luminárias. Quando posicionados de forma estratégica essas peças de iluminação, geram um ambiente único e acolhedor.
Fazendo o bom uso da estratégia dos pontos de luz podemos gerar a sensação de amplitude. Essa técnica é muito útil quando queremos aprimorar um cômodo com pouco espaço.
Definindo a quantidade de pontos de iluminação.
O cálculo da quantidade de pontos de iluminação é simples.
Primeiro se mede o tamanho em metros quadrados do cômodo que se quer iluminar.
Com esse dado em mãos devemos multiplicar por 1,6. Esse é o nosso número mágico!
Exemplo:
- Uma sala tem 15 metros quadrados, quando multiplicados por 1,6 tem como resultado: 24 Esse é o número de pontos de luz que devem ser distribuídos pelo cômodo!
Bom, esperamos que tenha aprendido sobre iluminação do seu apartamento, qualquer dúvida fale pelos comentários.